Faculdade Metropolitana
Curso online

A capacitação e a importância do cuidador de idosos

Cuidador de idosos é uma das profissões que vêm crescendo ao longo dos anos, e a razão dessa crescente é o aumento do número de pessoas idosas e do envelhecimento da população brasileira no geral.

São Paulo é o estado com maior número de profissionais contratados, seguido por Minas gerais e Rio Grande do Sul. A profissão vem ganhando cada vez mais profissionais especializados, e muitos já realizam esses cuidados em parentes ou amigos que necessitam dessa especificidade. Contudo, algo importante a se salientar é que muitos não possuem tal preparo, e isso é algo imprescindível para essa profissão. Por isso, possuir uma capacitação é fundamental.

Saiba mais: A importância da qualificação profissional para o começo de uma carreira

A profissão: cuidador de idosos

Esse profissional é responsável por acompanhar o idoso, cuidar dos horários dos medicamentos, da higiene e alimentação. A ajuda na locomoção vai depender do grau de dificuldade de cada paciente. Contudo, uma das atividades mais importantes é a atenção desempenhada no apoio psicológico e da rotina do idoso. Tudo precisa ser feito com paciência, técnicas corretas e, é claro, muito amor pela atividade e cuidado com o paciente.

É necessário um gosto enorme para exercer essa profissão, pois o cuidador vai precisar garantir ao idoso qualidade de vida e dignidade. É um perfil de profissional diferenciado, dispondo de conhecimentos não só teóricos, mas principalmente práticos do processo de envelhecimento e sobre a rotina de cuidados.  

Algumas atitudes e ações que podem contribuir para que o profissional se destaque nesse ramo de atuação são:

  • Empatia – é sempre importante se mostrar interessado de verdade pela vida do idoso, além de se colocar no lugar dele em situações difíceis. Mostrar afeição ao que se faz é importante e mostra amor pela profissão que escolheu.
  • Trabalhar as relações – busque estimular a relação do idoso com a família sempre que possível. Isso vai gerar uma relação com maior proximidade, aumentando assim a vontade de viver. As relações com outros idosos também são muito importantes. Conviver com a sociedade e com grupos de amigos também vai estimular o idoso a querer estreitar os laços de amizade.
  • Saber identificar os sintomas de possíveis problemas de saúde da idade – o profissional precisa estar familiarizado com o mecanismo de alterações nessa idade avançada, identificando sinais, sintomas e tratamentos. Conhecendo essas especificidades, ele poderá notificar a família ou um profissional de saúde especializado.
  • Encorajamento – nessa idade é comum o idoso perder a vivacidade e vontade de realizar algumas atividades. Um cuidador diferenciado se preocupa em fazer com que seu paciente se sinta bem e feliz, levantando sua autoestima e fazendo com que ele se anime. Sempre busque estimulá-lo a realizar as atividades do dia a dia mostrando que ele é capaz.

Grande parte das pessoas que busca ingressar nessa profissão já cuidou momentaneamente de algum parente ou pessoa próxima e percebeu habilidades que poderiam ser usadas no âmbito profissional. Mas não basta ter apenas boa vontade, é necessário possuir uma capacitação. Essa capacitação é conseguida por meio de cursos da área. O Estude Sem Fronteiras oferece um curso de qualidade para Cuidador de Idosos.

Faça cursos online de qualidade com o Estude Sem Fronteiras  

A profissão cuidador de idosos vem crescendo no Brasil, mas, para exercer essa profissão, é necessário estar apto por meio de uma capacitação apropriada e de qualidade.

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, a qual é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O portal oferece cursos livres e de pós-graduação com certificação que são válidos e aceitos por qualquer instituição. Esses cursos são oferecidos a todo o Brasil e tratam-se de cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação lato sensu.

Entre no site e tenha mais informações sobre os cursos online oferecidos pelo portal Estude Sem Fronteiras.

 

Thiago Saraiva Tostes

Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Superior Sequencial em Gestão Comercial pela Faculdade Moura Lacerda. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais pela FATEC. Pós-Graduado em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores pela Estácio, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Essential Master Coach pelo IPOG, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana e Gestão Escolar também pela Faculdade Metropolitana. Professor/Tutor da Graduação e Pós- Graduação da Faculdade Metropolitana, Bibliotecário e Consultor Literário.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana