Faculdade Metropolitana
cursos de Libras online

Como capacitar-se para a inclusão escolar de alunos surdos

Saiba como capacitar-se para a inclusão escolar de alunos surdos e a importância de cursos de Libras online nesse processo.

Ensinar uma disciplina, como Língua Portuguesa, por exemplo, para um aluno que desconhece a oralidade, é um desafio para professores que contam com alunos surdos na sala de aula.

As principais dificuldades não se concentram na ausência de audição em si, mas, sim, na falta de conhecimento da língua falada.

Atualmente, a maior parte dos estudantes surdos se comunica através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua visual-espacial que conta com estrutura própria.

Saiba mais: A educação inclusiva e seus desafios na sala de aula

 

Como ampliar a inclusão escolar de alunos surdos

É fundamental salientar que, para que os estudantes surdos possam alcançar bons resultados com seus estudos, devem sempre participar de todas as aulas.

Os trabalhos em grupo auxiliam o aluno a aprender a se expressar melhor por meio da escrita.

O mais importante, nesse sentido, é fomentar a relação entre o aluno e o apoio visual da escrita.

É papel do professor registrar todas as atividades desenvolvidas com esses alunos e fazer uso de recursos diferenciados (como letras, cores e até móveis diferentes para exemplificar elementos distintos de uma frase).

Uma medida para auxiliar no processo de alfabetização do aluno surdo é fazer com que ele sente nas carteiras da frente da sala, mais próximas da lousa e do professor.

 

Como se capacitar para atender a alunos surdos

Para que possa haver a inclusão social das pessoas surdas, e visando à inserção social desse aluno de forma efetiva, é inevitável que as escolas se organizem considerando três critérios: a capacitação dos professores para que possam interagir por intermédio da língua de sinais, a formulação de currículos escolares inclusivos e a relação conteúdo-cultura surda.

 

Tenha acesso a curso de Libras online por meio do Estude Sem Fronteiras

O curso de Libras (sigla de Língua Brasileira de Sinais), hoje, é um grande divisor de águas no sistema educacional brasileiro. Mais do que uma disciplina curricular, trata-se de um importante instrumento de inclusão escolar e social, fundamental para a difusão de uma comunicação abrangente e irrestrita.

O portal Estude Sem Fronteiras é uma empresa pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto e credenciada com Nota Máxima pelo Ministério da Educação (MEC). O Estude Sem Fronteiras oferece mais de 650 cursos que são vendidos para todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.

Os cursos abordam, inclusive, questões relacionadas às políticas que visam à inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, como a surdez.

Dentre os cursos de Libras disponíveis no site, é possível citar:

  • Libras: curso de formação para iniciantes;
  • Libras: curso de formação avançada;
  • Formação de tradutor e intérprete de Libras;
  • Aspectos linguísticos das Libras;
  • Formação para instrutor e interlocutor de Libras.

Navegue pelo site para obter maiores informações sobre cursos de Libras online.

Ana Beatriz Prado

Graduada em Publicidade e Propaganda. Pós-Graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e em Programação Neurolinguística para Negócios. Experiência como Analista de Marketing e como Tutora dos cursos de Marketing da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, onde também atua como Coordenadora de Marketing.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana