Faculdade Metropolitana
Curso de libras

O ensino de Libras no período escolar

Ensinar a língua brasileira de sinais (Libras) na escola é muito importante. Além de ser uma educação inclusiva, ela é responsável pela formação dos alunos

Ensinar a língua brasileira de sinais (Libras) na escola é muito importante. Além de ser uma educação inclusiva, ela é responsável pela formação dos alunos surdos do país, criando, dessa maneira, novas possibilidades e abrindo portas para essas crianças.

A importância de ensinar Libras no contexto escolar

Qualquer pessoa possui a necessidade de se comunicar, pois é por meio da comunicação que a convivência em sociedade ocorre. Essa comunicação pode ser verbal, por escrita ou pela língua de sinais. 

A língua de sinais é usada na comunicação com pessoas surdas e mudas, efetivando-se por meio de gestos. A Libras garante a preservação da identidade do indivíduo, o reconhecimento de sua cultura e sua valorização. Lembrando que o uso dos sinais varia de acordo com cada região do Brasil.

A inclusão ainda enfrenta muitos desafios nas escolas, e há uma busca extenuante para que esse espaço seja um lugar aberto e com um ensino que inclua todos. De acordo com a lei brasileira, é previsto que haja intérpretes de Libras em diferentes tipos de instituições sociais e educacionais, como escolas, universidades, palestras, programas de televisão, dentre outros. Isso facilita a compreensão e possibilita a comunicação entre pessoas surdas e pessoas ouvintes.

As escolas precisam contar com profissionais que saibam fazer uso da língua brasileira de sinais. Algumas comunicações alternativas podem ser utilizadas pelo professor que não possui o domínio das técnicas de Libras, como desenhos, expressão corporal ou mímicas. Referente ao método de avaliação, ele deve acontecer de acordo com a necessidade do aluno.

A Libras é um elemento muito importante e fundamental para a comunicação de pessoas surdas, e o ambiente escolar não pode deixar de incluir esse processo de aprendizagem, possibilitando que todos os alunos compreendam o conhecimento que está sendo transmitido pelo professor.

Pensando nisso, é muito importante que haja a utilização da Libras em todas as instituições escolares, e não apenas em algumas. A língua de sinais precisa ser cada vez mais incentivada e incluída na sociedade, pois é por meio dela que o surdo consegue interagir com a sociedade, construir sua identidade e possuir mais qualidade de vida.

Leia também: Por que escolher cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação com certificação?

Como realizar a prática da Libras no ambiente escolar

É comum as escolas procurarem um profissional intérprete de Libras apenas quando há um aluno surdo. Mas o ideal seria ensinar a língua de sinais nas escolas, mesmo não havendo nenhum aluno surdo. Dessa forma, a inclusão não aconteceria apenas no ambiente escolar, mas, sim, no cotidiano, na interação com outras pessoas. 

As pessoas surdas precisam se comunicar, normalmente, com pessoas ouvintes numa ida ao supermercado, à farmácia, à padaria ou a outros lugares. Mas, infelizmente, são poucas as pessoas que conseguem se comunicar fazendo uso da língua brasileira de sinais com elas. Por isso, é muito importante que essa língua, que é a segunda língua oficial do Brasil, seja ensinada desde a infância, formando adultos que saibam se comunicar em Libras.

A criança, em seus primeiros anos de vida, tem muita facilidade para aprender pequenas expressões de saudações, cores e números em inglês. Isso também poderia funcionar muito bem com a Libras. Se, nas escolas, houvesse um profissional que pudesse ensinar para as crianças e adolescentes alguns sinais básicos da Libras, isso já faria muita diferença.

Invista em cursos livres e de extensão com a Estude Sem Fronteiras 

A inclusão é um assunto muito sério e que muitas vezes não recebe a devida importância que deveria ter. Contar com profissionais especializados em língua brasileira de sinais está se tornando uma preocupação para muitas instituições que prezam pela inclusão de pessoas surdas. 

O portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, e oferece mais de 750 cursos online de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação que são vendidos para todo o Brasil. 

Contando com a certificação do MEC (Ministério da Educação), os cursos possuem qualidade, além de poderem ser feitos de forma online, o que facilita a vida de muitas pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos.

Para saber mais sobre os cursos, como o curso de Libras, basta acessar o site e ficar por dentro das novidades!

Ana Beatriz Prado

Graduada em Publicidade e Propaganda. Pós-Graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais e em Programação Neurolinguística para Negócios. Experiência como Analista de Marketing e como Tutora dos cursos de Marketing da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, onde também atua como Coordenadora de Marketing.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana