Faculdade Metropolitana
cursos de enfermagem

Por que seguir a carreira da enfermagem?

O enfermeiro supre necessidades de cuidados, tendo como sua principal função o cuidado integral do paciente. Saiba por que essa carreira é promissora e como encontrar cursos de enfermagem de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação pela internet. 

O papel do profissional de enfermagem

O enfermeiro pode cumprir diversas funções dentro de instituições da área da saúde, seja nos cuidados do paciente ou na organização do trabalho e dos recursos humanos, sempre com o objetivo de criar um ambiente favorável ao melhor desempenho possível. 

Saiba mais: 7 motivos para fazer uma Pós-Graduação em Libras

Cabe ao profissional de enfermagem, seja auxiliar, técnico ou enfermeiro, planejar e coordenar a assistência dada pelas equipes de saúde, tanto nas áreas assistenciais e administrativas quanto gerenciais e educacionais. 

O enfermeiro deve se manter atento ao paciente todo o tempo, avaliando se os cuidados prestados estão mostrando o resultado esperado, ou seja, se há evolução no quadro. 

O profissional que investe em cursos de enfermagem, seja uma extensão, especialização ou pós-graduação, também pode contribuir de forma científica, com conhecimento e habilidades específicas, garantindo a ampliação dos cuidados aos pacientes e o aumento da qualidade na área da saúde. 

A enfermagem no Brasil

No Brasil, é função do enfermeiro restabelecer, manter e promover a saúde de seus pacientes, sempre em conjunto com outros profissionais de saúde, como os fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, psicólogos etc.

A enfermagem é indispensável nos hospitais do país, assim como em clínicas e para atendimento domiciliar. Isso porque acompanhar o estado de saúde dos pacientes é fundamental na hora de traçar a melhor conduta e tratamento para seguir. 

Esses profissionais também devem prezar pela alimentação, higiene, curativos e pela administração de remédios. No plano coletivo, atua na prevenção de doenças dentro de comunidades ou realizando trabalho educativo. 

O setor tem crescido cada vez mais no Brasil, contribuindo de forma significativa à atenção prestada aos pacientes. 

Os conhecimentos adquiridos por meio dos estudos de enfermagem refletem, não apenas no crescimento da profissão, como também no bem-estar e na qualidade de vida da população. 

Atuação do enfermeiro

Os estudos em torno da enfermagem englobam os cuidados com o ser humano, sejam trabalhados individualmente, sejam de forma coletiva, prezando pela saúde e bem-estar. 

Nesse sentido, enfermeiros devem agir em torno da prevenção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, sempre em um sentido mais amplo do que “apenas” cuidados gerais.

Por meio de estudos sobre doenças, longevidade e saúde em sua plenitude, o enfermeiro é capaz de traçar os melhores métodos para prolongar a vida. 

Veja também: A capacitação e a importância do cuidador de idosos

Como se aperfeiçoar na área de Enfermagem pela internet

A enfermagem é uma profissão que exige extrema responsabilidade, por isso é fundamental buscar por cursos de enfermagem que instruam o profissional com relação à segurança e integridade de pacientes.

Os profissionais devem ser valorizados, não apenas como uma vertente da área da saúde, mas, sim, como protagonistas essenciais para o bem-estar do ser humano.

Os cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação em enfermagem do Estude Sem Fronteiras são ministrados pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. A instituição oferece mais de 900 cursos vendidos para todo o Brasil.

Navegue pelo site para saber mais sobre o portal Estude Sem Fronteiras e o cursos de enfermagem para aperfeiçoamento de profissionais.

Roberta Granchi Dias Heinzl

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campinas. Especializada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís e em LIBRAS e Educação de Surdos pela Faculdade Integrada Espírita/Atualize. Experiência como Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e na área de Educação Especial, com ênfase em deficiência intelectual, física, auditiva e visual. Atua como Docente nos cursos de Pós-Graduação em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação - FATECE e como Professora e Coordenadora de área do Estude Sem Fronteiras e da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo nos curso de Educação Especial, LIBRAS e Inclusão.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana