Faculdade Metropolitana
curso de ética

Aprenda a importância da ética profissional no ambiente de trabalho

A ética profissional é uma das variáveis mais importantes a compor um ambiente de trabalho. Saiba no que consiste seus preceitos e por que é tão importante realizar curso de ética para o mercado de trabalho.

Saiba mais: O aprimoramento constante na gestão

O que é ética profissional e qual sua importância no ambiente de trabalhado

A ética profissional nada mais é que um conjunto de regras, condutas e valores que visam conscientizar e conduzir a postura e os comportamentos de profissionais dentro de uma instituição. 

Nesse sentido, a ética profissional é de extrema importância, tanto para as empresas quanto para profissionais que buscam um melhor engajamento no mercado de trabalho. 

O profissional que demonstra ter conhecimento acerca da conduta ética se destaca perante outros colaboradores, conquistando mais respeito, confiança e credibilidade por parte de seus superiores e colegas de equipe. 

A conduta ética dentro da empresa

Ter uma postura mais ética também auxilia no andamento de processos dentro da empresa, alcance de metas, aumento da produtividade e melhoria do clima organizacional e dos relacionamentos interpessoais. 

Quando a empresa e seus profissionais prezam por atitudes éticas, como temperança, respeito, paciência e humildade, é muito mais fácil estabelecer bons relacionamentos, proatividade, autonomia e inovação. 

Conceitos da ética profissional 

 

  • Honestidade

 

Ser honesto é uma das principais características para qualquer funcionário, independentemente da área de atuação, seja dentro ou fora da empresa. 

Essa qualidade, certamente, abre caminhos e ajuda a pessoa a encontrar o sucesso pessoal e profissional tão almejado. 

É fundamental ser sincero com os colegas e outros profissionais de equipe, ganhando respeito e confiança dos patrões e outros superiores.

 

  • Respeitar a hierarquia da empresa

 

Independentemente da relação de amizade existente entre duas pessoas, é preciso respeitar a relação hierárquica existente dentro da empresa. 

É importante que cada pessoa seja valorizada pelas suas conquistas e metas alcançadas, e não por uma relação de amizade que possa existir com alguém que está em um nível acima na hierarquia da empresa. 

 

  • Assumir os próprios erros

 

Erros acontecem, mas é imprescindível que o funcionário saiba reconhecer. Nessas horas, não adianta se desesperar ou procurar por justificativas. Apenas garanta que o erro não ocorrerá novamente.

De toda forma, o importante é sempre falar a verdade. 

 

  • Nunca tomar para si o mérito de outros

 

Um dos pilares motivacionais dentro de um ambiente de trabalho é o reconhecimento, e para que esse crescimento profissional funcione, é preciso reconhecer o mérito dos outros e dar crédito a quem realmente merece. 

Isso significa nunca aceitar os elogios ou o mérito que é de outra pessoa. É preciso reconhecer o trabalho alheio e ser sincero quanto à autoria das realizações de cada profissional dentro de uma equipe. As recompensas devem chegar a quem merece.

 

  • Ter respeito

 

Palavras têm peso, tanto quanto atitudes, por isso é fundamental ter educação com todos ao redor. 

O respeito é fundamental e faz parte das normas de ética profissional. Ainda que, por vezes, seja preciso proferir críticas construtivas, é sempre esperado que isso seja feito de forma educada. 

É preciso que cada um trate os demais como gostaria de ser tratado. 

Invista em curso de ética e tenha mais credibilidade no mercado de trabalho

O curso de ética é fundamental ao profissional que deseja se engajar nos códigos de conduta das empresas, para orientar seu comportamento de acordo com as normas e postura da instituição. 

O curso de ética da Estude Sem Fronteiras garante o conhecimento necessário para saber como agir da melhor maneira dentro do ambiente de trabalho. 

Navegue pelo site para conhecer mais sobre o Estude Sem Fronteiras, o curso de ética e todas as opções de cursos online profissionalizantes disponibilizadas pela instituição.

Thiago Saraiva Tostes

Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Superior Sequencial em Gestão Comercial pela Faculdade Moura Lacerda. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais pela FATEC. Pós-Graduado em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores pela Estácio, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Essential Master Coach pelo IPOG, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana e Gestão Escolar também pela Faculdade Metropolitana. Professor/Tutor da Graduação e Pós- Graduação da Faculdade Metropolitana, Bibliotecário e Consultor Literário.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana