Faculdade Metropolitana
curso de recreação

Aprendendo brincando: a importância dos jogos na educação infantil

A educação infantil compreende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo a faixa etária em que acontece a primeira etapa da educação básica. Quando a criança entra em uma instituição de educação infantil, ela tem a oportunidade de expandir seus conhecimentos nessa nova fase. 

Ela vivenciará novos aprendizados, os quais vão compor o seu universo. Assim como uma variedade de relações e atitudes, formas diferentes de comunicação com as pessoas, valores culturais e morais, e o estabelecimento de limites e regras, as quais ela vai precisar aprender a cumprir e a respeitar.  

Como são muitas coisas novas logo nesses primeiros anos, passou a se analisar formas mais lúdicas e aceitáveis pelas crianças para se educar. Foi então que houve a aceitação da utilização de jogos e brincadeiras como algo estratégico, usado no processo de ensino-aprendizagem das crianças. 

Esse método vem ganhando força entre professores e pesquisadores nos últimos anos. Isso se deu devido ao método ser considerado uma forma de trabalho pedagógico importante no desenvolvimento do raciocínio infantil, e pela sua contribuição na vivência de conteúdos e de sua relação com situações vividas no cotidiano. 

Leia também: Como incluir e estimular alunos com deficiência intelectual.

A importância dos jogos durante a educação infantil

Quando os jogos são usados como estratégia de ensino-aprendizagem nas salas de aula, eles precisam favorecer a criança na formação do seu conhecimento científico, possibilitando que haja uma vivência das situações reais e imaginárias. 

Além de estimular a criança a realizar os desafios, assim como estimular a busca de soluções para as situações difíceis que aparecem no jogo, isso vai fazer com que a criança raciocine, troque ideias e depois tome decisões. Tudo isso sendo exercitado em um único jogo.

O ato de brincar é uma atividade natural e espontânea, e a criança precisa viver esse momento. É algo importante para a formação dela, uma peça-chave para o seu crescimento mental e controle de suas habilidades. É bastante evidente a sua necessidade e importância, pois é por meio das brincadeiras que a criança cria o seu mundo. 

As brincadeiras estão diretamente ligadas ao sentimento de prazer para uma criança. E quando ela acontece na educação infantil, além do prazer, proporciona também o desenvolvimento intelectual, ensinando de forma agradável e divertida os hábitos necessários para o seu crescimento, como o raciocínio, a persistência, o companheirismo, a perseverança e outros. 

Portanto, os jogos e as brincadeiras proporcionadas na sala de aula pelos educadores devem privilegiar o ensino de conteúdos da realidade, além de ser uma estratégia de ensino, sendo vista como algo de destaque durante o planejamento pedagógico. 

É importante destacar que as brincadeiras e jogos escolhidos pelos educadores precisam, além de proporcionar diversão, ter fins pedagógicos e de aprendizado, sempre visando ao desenvolvimento das crianças envolvidas. O conhecimento será abordado e entendido mais facilmente se for apresentado de diferentes maneiras metodológicas.

As atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, se forem feitos de forma correta, contribuirão imensamente para a construção da compreensão do conhecimento, sendo atividades essenciais no desenvolvimento infantil, principalmente quando os professores têm conhecimento sobre a atividade proposta e seu objetivo, juntamente com um trabalho de qualidade. 

Contudo, os jogos só serão úteis para o aprendizado se realizados no momento certo, delimitado pelo professor, assim como a explicação do jogo, seu objetivo e regras.

Saiba mais: 8 formas de estimular o aprendizado do aluno na sala de aula

Realize cursos de extensão no Estude Sem Fronteiras, e aperfeiçoe a sua carreira 

Educadores que buscam se destacar no mercado precisam estar atualizados e ter muito conhecimento sobre sua área de atuação. Os cursos de extensão são ótimas opções para quem deseja ser um profissional diferenciado. 

O portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. Oferece mais de 750 cursos que são vendidos para todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e de pós-graduação.

Navegue pelo site e conheça as diversas opções de cursos online, cursos de Libras e curso de recreação!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana