Os últimos dias revelaram um número alarmante no Censo da Educação Superior: a taxa de evasão no ensino superior é de 24%, utilizando como base cursos entre 2023 e 2024.
Embora a evasão seja um problema antigo, a dimensão atual do problema mostra uma crise silenciosa. Essa onda de desistências ameaça o propósito de expandir o acesso ao ensino superior no Brasil.
Além disso, o cenário fica ainda mais grave ao olharmos para o histórico. Um estudo da Sou Ciência, analisando dados do INEP (2019-2023), mostrou que mais da metade dos alunos se perdeu antes de concluir a formação.
As taxas acumuladas de desistência são chocantes: 63,7% no EaD e 54,1% no presencial.
Consequentemente, esses dados refletem um contexto educacional extremamente desafiador.
Por isso, o Ministério da Educação (MEC) já está profundamente preocupado. Atualmente, o órgão debate incluir a taxa de evasão no ensino superior como indicador de qualidade para avaliar as instituições.
Foco no Número Certo, Não Apenas na Desistência
Atenção: focar apenas na taxa de evasão no ensino superior é um erro.
Isso ocorre porque transformar a desistência em um critério direto de avaliação pode comprometer a qualidade da formação.
O risco é tentar reter o aluno “a qualquer custo”, mesmo quando o curso não atende mais às suas expectativas. Nesse sentido, essa prática é contraproducente.
O caminho ideal para reverter este cenário e lidar com as grandes mudanças no EaD e no ensino presencial passa por avaliar fatores que indiretamente promovam a permanência.
Portanto, o foco deve ser o engajamento estudantil.
De fato, a literatura acadêmica (Coates, 2005) é clara: o engajamento é o fator mais consistente. Ele consegue elevar, ao mesmo tempo, a qualidade do ensino e a taxa de permanência.
>> Leia também: Mudanças no EaD: Novas Regras para os Polos
💡 4 Estratégias Essenciais Para Manter o Aluno
O planejamento pedagógico precisa ser redesenhado com urgência.
A meta é induzir o engajamento e, assim, combater a evasão no ensino superior. Para tanto, as estratégias de permanência devem ser centradas no aluno:
- Metodologias Ativas: Implemente gamificação, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos.
- Foco na Colaboração: Use trabalhos em grupo que estimulem o senso de pertencimento.
- Comunicação Próxima: Ofereça feedbacks frequentes e totalmente personalizados.
- Comunidades de Aprendizagem: Promova espaços de diálogo aberto entre estudantes e professores.
Em suma, a chave para sustentar o crescimento da educação superior e garantir o sucesso dos estudantes é priorizar a experiência. Afinal, o ensino precisa ser repensado, seja no presencial ou no modelo de distância, que segue em profunda transformação com as novas mudanças no EaD.
Não se trata de forçar a conclusão, mas de criar experiências educacionais significativas, que façam o estudante permanecer porque ele quer, não porque precisa.
A evasão no ensino superior é, antes de tudo, um sintoma e só enfrentaremos sua causa se olharmos para a essência da aprendizagem: o vínculo entre o aluno, o conhecimento e o sentido do seu percurso formativo.

Conheça o Estude Sem Fronteiras
Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!
O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD
>> Garanta uma Bolsa de Desconto para os cursos de Pós-Graduação EAD da Faculdade Metropolitana
Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!






