Faculdade Metropolitana
curso de primeiros socorros

Qual é a importância de aprender os primeiros socorros?

Os primeiros socorros são técnicas de emergência aplicadas a vítimas que precisam de ajuda imediata, seja por mal súbito ou acidentes. Saiba por que aprender tais métodos de auxílio e onde realizar curso de primeiros socorros.

O principal objetivo dos primeiros socorros é evitar a piora do quadro e manter os sinais vitais da pessoa enquanto os médicos socorristas não chegam ao local. 

As técnicas podem ser aplicadas por uma única pessoa ou por um grupo, em ação coletiva, sempre respeitando as limitações da pessoa a ser atendida, porém visando ao bem-estar geral até que o socorro profissional esteja no local para atendimento adequado. 

Importância de aprender os primeiros socorros

Ainda hoje muitas pessoas não sabem como agir perante uma situação emergencial, ou qual a importância dos primeiros socorros para auxílio imediato. 

Os primeiros socorros são medidas a serem tomadas imediatamente, no caso de alguém apresentar uma condição que possa indicar perigo de morte. 

Tais medidas visam estabilizar o quadro da vítima até que os médicos socorristas possam prestar o atendimento especializado. 

Nesse sentido, ter conhecimento sobre primeiros socorros pode salvar vidas. Algo muito simples, como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão importante. 

Em vista disso, muitas empresas estão dando o devido reconhecimento e credibilidade aos funcionários que já adquiriram o treinamento básico sobre primeiros socorros. 

Veja como as técnicas são valorizadas no meio corporativo e por que realizar o curso de primeiros socorros.

Qual a importância dos primeiros socorros dentro das empresas e indústrias

Ainda que o ideal seja a vítima ser atendida o mais rápido possível por um médico, é claro que nem sempre isso é possível, principalmente no Brasil. 

Para as empresas e, principalmente, indústrias, locais em que acidentes podem acontecer a qualquer momento, é fundamental ter meios de impedir que um quadro possa se agravar. 

Alguém com conhecimentos em primeiros socorros pode ajudar a manter os sinais vitais de quem sofreu um acidente até a chegada dos profissionais de saúde. 

Muitas empresas passaram a investir na capacitação de seus funcionários por meio de cursos de primeiros socorros, por isso os profissionais que já chegam munidos de tais conhecimentos demonstram um grande diferencial. 

Além de os procedimentos ajudarem a salvar vidas, o processo de treinamento também envolve questões sociais e de segurança no trabalho.

Curso de primeiros socorros é indicado a todos os profissionais que desejam se destacar

O curso de primeiros socorros trata sobre diversas questões, como biossegurança em primeiros socorros, princípios gerais em urgências e emergências, abordagem comunitária e à saúde, programas de saúde e segurança ocupacional, fundamentos de segurança do trabalho, corpo, saúde e doença, entre outros. 

O curso é oferecido pelo Portal Estude Sem Fronteiras, pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Todos os cursos online contam com certificação do MEC, e, além dos cursos livres com certificado, o portal também oferece cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento e extensão. 

Navegue pelo site para saber mais sobre o Estude Sem Fronteiras e todas as opções de cursos online.

Roberta Granchi Dias Heinzl

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campinas. Especializada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís e em LIBRAS e Educação de Surdos pela Faculdade Integrada Espírita/Atualize. Experiência como Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e na área de Educação Especial, com ênfase em deficiência intelectual, física, auditiva e visual. Atua como Docente nos cursos de Pós-Graduação em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação - FATECE e como Professora e Coordenadora de área do Estude Sem Fronteiras e da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo nos curso de Educação Especial, LIBRAS e Inclusão.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana