Faculdade Metropolitana
Mulher e homem de diferentes etnias examinando panfletos sorridentes, compartilhando entusiasmo no ambiente de trabalho.

A importância da capacitação e treinamento de funcionários na Gestão de Pessoas

Desenvolver e manter um ambiente de trabalho que garanta bem-estar, integridade física e emocional de um funcionário e o bom desempenho e produtividade em suas funções pode ser um grande desafio na área de Gestão de Pessoas.

Muito tem se falado sobre a formação continuada como uma estratégia para alcançar esse objetivo. A constante busca por conhecimento e aperfeiçoamento está no centro de uma carreira de sucesso e, consequentemente, torna-se uma característica essencial no desenvolvimento de uma gestão de pessoal positiva, saudável e com bons rendimentos.

Bolsa de Pós- Graduacao com 75% de desconto.

Nesse contexto, oferecer aos colaboradores e funcionários a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos coloca a empresa em uma posição de valorização destas pessoas.

É a partir deste ponto que o blog do Estude Sem Fronteiras desenvolveu este artigo. Assim, você poderá entender, ao longo do texto, o que o treinamento de funcionários envolve: quais são os tipos, porque é um método de fato relevante e por onde começar a introduzir o treinamento e capacitação de funcionários de forma efetiva e saudável, a fim de promover um melhor ambiente em busca de um desempenho satisfatório.

O que é treinamento e capacitação de funcionários?

>> Curso Online de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

O treinamento e capacitação de funcionários tem como objetivo aprimorar e otimizar as habilidades técnicas do quadro de funcionários de uma organização, seja esta privada ou pública.

Além de otimizar habilidades já apresentadas pelos colaboradores, a melhoria continua destas pessoas também pode introduzir novas metodologias e técnicas específicas que seriam difíceis de serem desenvolvidas sem o acompanhamento próprio.

Assim, a capacitação e o treinamento de funcionários age de forma precisa na execução das funções diárias de um funcionário ou de uma equipe toda, gerando uma crescente melhoria como resultado.

>> Aproveite e leia mais sobre:

Formação continuada: entenda qual sua importância, benefícios e possibilidades

Quais são os tipos de treinamento e capacitação de funcionários?

Existem variadas formas de se realizar estas capacitações. Listamos algumas para que você possa se basear:

  1. Vídeos e cursos à distância, de modo online;
  2. Workshops que podem ser realizados por lideranças exteriores ou até mesmo interiores da empresa;
  3. Indicações de conteúdos a serem acessados, como sites, blogs, livros e outras mídias;
  4. Treinamentos práticos que podem e devem ser realizados nos ambientes em que os próprios funcionários trabalham, para melhor compreensão;
  5. Palestras e apresentações com especialistas.
  6. Rotação de trabalho ou job rotation , no qual os funcionários rotacionam suas funções entre si. Desta forma, há o entendimento de como a empresa funciona em cada uma de suas áreas e, portanto, como um todo, através da experimentação.

Assim, os treinamentos podem abordar diversas metodologias e estilos diferentes. Logo, é de grande importância estudar e entender qual capacitação mais se encaixa dentro das funções e objetivos da empresa, para que o treinamento seja adequado ao perfil dos funcionários e, desta forma, seja de fato bem aproveitado.

 Mulher assistindo ao vídeo explicativo reproduzido na tela do computador a sua frente e fazendo anotações em um caderno.

Qual a importância do treinamento na gestão de pessoas?

O treinamento de colaboradores é extremamente benéfico para o desenvolvimento da empresa.

Isso porque, o bom preparo de um profissional o afeta em sua esfera individual, motivando-o a buscar melhorias para sua carreira, e também no âmbito coletivo de uma equipe. Afinal, com a melhora de seu desempenho, os resultados são positivos em diversos aspectos.

Para entender melhor e mais detalhadamente sobre treinamento e capacitação de funcionários e porque as empresas e demais instituições devem investir nisso, leia os pontos a seguir:

• Aumento da Produtividade e Melhoria no Desempenho

O treinamento para funcionários é uma grande ferramenta para o aumento de produtividade de uma organização. De tal modo, a capacitação proporciona ao colaborador um preparo específico que o guia para exercer suas funções da maneira correta e desejada.

Dessa forma, os funcionários conseguem diminuir o tempo de realização de tarefas e otimizar a rotina de trabalho.

Com o melhoramento no desempenho dos funcionários, há também o aumento nos índices de rendimento da empresa.

A capacitação de colaboradores pode resultar, por exemplo, no aumento de vendas, e também na redução de custos, já que pequenos erros que antes significavam custo adicional a um projeto podem não ser mais cometidos.

• Motivação

Um profissional bem motivado é uma das grandes chaves para uma gestão de pessoas positiva e para um bom desempenho de função.

O treinamento para funcionários funciona, portanto, como uma garantia de que ele se sinta confiante exercendo o seu trabalho. Assim, quanto mais treinado ele estiver, mais seguro se sentirá em realizar suas tarefas.

Além de melhorar no bem-estar geral do colaborador, sentir-se confiante na realização de seu trabalho também significa uma taxa menor de rotatividade no quadro de funcionários da empresa, já que muitos colaboradores acabam por desistir de suas vagas justamente por falta de engajamento com o trabalho que realizam ocasionado pelo sentimento de insegurança.

• Relevância no Mercado de Trabalho

O incentivo à formação continuada, ou seja, ao treinamento e capacitação de funcionários, é um posicionamento positivo atribuído às organizações e é visto com bons olhos a partir do ponto de vista de gestão de pessoas. Essa perspectiva, consequentemente, resulta em uma boa moral e importância dentro do mercado de trabalho.

Além deste fator, o aumento da produtividade e a introdução de inovações advindas dos treinamentos, consequentemente, rendem bons resultados e boas recomendações a empresa, fatores essenciais para uma maior relevância.

• Melhoria nas Relações Interpessoais dentro do Ambiente de Trabalho

A falta de preparo e capacitação pode gerar diversos problemas dentro das relações de trabalho. Afinal, a desmotivação, falta de confiança e baixa produtividade são fatores que, unidos a uma alta cobrança, acabam por abalar e estremecer as relações que devem ser estabelecidas em uma equipe, por exemplo.

O treinamento e capacitação de funcionários evitam, portanto, a criação de atritos que atrapalham o trabalho e a colaboração coletiva e, inevitavelmente, afetam as taxas de produtividade e qualidade.

Equipe de pessoas em escritório de trabalho, compartilhando ideias e trabalhando com entusiasmo, cercados de papéis e laptop.

>> Leia também:

Gestão de Pessoas: como ela pode contribuir para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo?

Treinamento para Funcionários: por onde começar?

>> Pós-Graduação EAD em Gestão de Pessoas

Agora que você já entendeu melhor o que é e o que o treinamento de funcionários envolve, é preciso levar em consideração alguns fatores antes de introduzir esta prática oficialmente.

Em primeiro lugar, entenda e reconheça quais são os pontos que podem e devem ser otimizados através da educação de colaboradores.

É essencial identificar as lacunas que não estão sendo preenchidas durante a rotina de trabalho para encontrar um tipo e uma metodologia certa para aquele problema em específico.

Desta maneira, as capacitações oferecidas poderão ser realmente aproveitadas e possíveis de serem aplicadas na prática do dia a dia. Para tal ação, realizar uma análise profunda e específica da performance do quadro de funcionários pode ser um bom método.

• Invista em Bons Recursos para a Realização deste Processo

Utilizar boas ferramentas e estudar estratégias é primordial para a implementação de treinamentos e capacitações aos colaboradores.

As possibilidades de formação na área de Gestão de Pessoas e treinamentos são diversas e incríveis. Por isso, fizemos uma seleção dos melhores cursos EAD do Estude Sem Fronteiras para você conferir!

Cursos Online para Treinamentos e Capacitações:

>> Curso Online de Treinamento para Consultor Comercial

Curso Online de Treinamento para Consultor Comercial

>> Curso Online de Técnicas de Negociação

Curso Online de Técnicas de Negociação

Cursos Online voltado para Gestão de Pessoas e Treinamento:

>> Curso Online de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Curso Online de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Pós-Graduação em Gestão de Pessoas:

>> Pós-Graduação EAD em Gestão de Pessoas e Talentos nas Organizações

Pós-Graduação EAD em Gestão de Pessoas e Talentos nas Organizações

>> Pós-Graduação EAD em PNL Aplicada à Gestão de Pessoas

Pós-Graduação EAD em PNL Aplicada à Gestão de Pessoas

>> Pós-Graduação EAD em Gestão

Pós-Graduação EAD em Gestão

 Três colaboradores, dois homens e uma mulher, conversando amigavelmente em o que parece ser uma oficina de engenharia.

Concluindo:
O treinamento e a capacitação de funcionários como chave para um ambiente de trabalho proveitoso e saudável

Logo, compreende-se a formação continuada, através da oferta de treinamentos e capacitações aos funcionários, uma estratégia crucial para o desenvolvimento positivo do ato de gerir pessoas.

Proporcionar ao colaborador o aprimoramento de suas habilidades, competências e conhecimentos é lhe dar as ferramentas necessárias para que este possa executar sua função da melhor forma possível, sentindo-se seguro, confiante e capacitado para realizar seu papel na empresa. Valorizar o profissional é, por fim, a essência de uma gestão de pessoas saudável e produtiva.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Pós-Graduação e MBA EAD de forma 100% online.

Assista ao vídeo explicativo para entender porque vale a pena fazer parte da Faculdade Metropolitana:

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faculdade Metropolitana