Faculdade Metropolitana
Ilustração abstrata de um cérebro formado por palavras que remetem a aspectos da consciência humana, ao cognitivo.

O que é Terapia Cognitiva Comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem da psicologia essencial para os dias atuais. Isso devido ao fato da atualidade exigir uma busca constante por equilíbrio e autoconhecimento de nossas emoções, características fundamentais para uma vida com bem-estar e saúde.

Para tal, essa abordagem psicológica propõe justamente isso: conhecer, compreender e identificar pensamentos e comportamentos que acionam e despertam tendências negativas do nosso humor.

O que é Terapia Cognitiva Comportamental?

>> Pós-Graduação EAD em Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem da psicoterapia que visa entender o paciente a partir da identificação de comportamentos e pensamentos.

Na psicologia, a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) busca compreender as questões do paciente através dos sentimentos, pensamentos e comportamentos que são geralmente gerados como resposta ou reação a acontecimentos e traumas.

Portanto, a abordagem é fundamentada nas diversas formas de sentir, interpretar e pensar acontecimentos negativos.

É com base no reconhecimento de tais padrões comportamentais que a TCC consegue propor outras formas de lidar com traumas e sentimentos. Assim, o terapeuta consegue propor outros meios e mecanismos para o paciente administrar seus sentimentos e pensamentos.

A Terapia Cognitiva Comportamental surgiu em 1960, nos Estados Unidos, e foi desenvolvida pelo professor e médico psiquiatra Aaron Beck. Sua primeira intenção foi criar uma abordagem diferente para o trato com a depressão. Entretanto, ao longo do tempo, tornou-se clara a efetividade dessa terapia no tratamento de diversos outros distúrbios.

Desta forma, a TCC transformou-se em uma das maiores fontes para tratamentos psicológicos. De maneira objetiva, atualizada e eficaz, a abordagem é utilizada no mundo todo, até os dias atuais.

>> Aproveite e leia:

Neuropsicopedagogia: tudo sobre a área multidisciplinar

Como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?

Essa abordagem cognitivo comportamental conta com algumas estratégias e técnicas para atingir seu objetivo. Este objetivo é, portanto, a mudança e a melhora de um quadro psicológico negativo através da identificação e compreensão do comportamento e tudo aquilo que o envolve.

As técnicas respectivas da TCC são voltadas à reprogramação dos pensamentos, comportamentos e emoções. Ou seja, pensamentos intrusivos e negativos, sejam estes em relação a si mesmo ou ao mundo, são modificados e alterados.

Assim, é possível que novos valores e conceitos sejam aplicados. Isto traz uma nova perspectiva à vida do paciente.

Os mecanismos utilizados para o desenvolvimento desta abordagem são variados. Desta forma, selecionamos algumas das atividades de Terapia Cognitivo Comportamental para exemplificar:

  1. Reconhecer e analisar padrões de pensamentos negativos que prejudicam o bem-estar emocional através de conversa.
  2. O acompanhamento de pensamentos por meio de registros, como, por exemplo, escrever suas atividades, pensamentos e sentimentos diariamente.
  3. Utilizar técnicas de respiração e relaxamento para o domínio e controle de ansiedade e raiva.
  4. Desenvolver estratégias para identificar e lidar com situações que possam engatilhar costumes e hábitos destrutivos. Assim, evitando recaídas.

Ambiente clínico, terapêutico, bem iluminado, onde duas mulheres sentam-se frente a frente. Ambas gesticulam interagindo.

A terapia comportamental cognitiva tem métodos bastante amplos e flexíveis. Podem ser aplicadas diferentes estratégias de acordo com as necessidades e objetivos específicos para cada paciente.

Quem pode fazer a TCC?

Por ser flexível e objetiva, a TCC foi comprovada como positiva e eficiente no tratamento de diversos distúrbios psicológicos e emocionais. Alguns destes são:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
  • Transtornos Alimentares;
  • Fobias.

As sessões e atividades que embasam a Terapia Cognitiva Comportamental funcionam a partir de uma relação de envolvimento mútua. Ou seja, contam com a participação do profissional, que guiará o tratamento, e do paciente, que precisa estar disposto.

Quais são as possibilidades de formação em Terapia Cognitivo Comportamental?

Agora que foi possível compreender o conceito da TCC e sua abrangência, que tal saber como ser um terapeuta comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das diversas perspectivas dentro do campo da Psicologia. Portanto, torna-se necessária a formação em Psicologia para poder utilizar e exercer esta abordagem em funções terapêuticas, sejam estas em ambiente clínico ou hospitalar.

Depois da graduação em Psicologia, você pode se especializar em Terapia Cognitivo Comportamental. Uma boa opção para formação profissional em TCC é a pós-graduação online. Isso devido ao fato da educação a distância oferecer diversas vantagens e possibilidades, como, por exemplo, a flexibilidade de horário.

Assim, você pode estudar no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade. Além disso, formar-se através de cursos online também dá a possibilidade de acesso a bons conteúdos e professores aonde quer que você esteja.

A Faculdade Metropolitana te garante os melhores cursos profissionalizantes e pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental, com nota máxima no MEC! Conheça nosso material exclusivo e comece sua especialização imediatamente!

>> Curso Online de Introdução a Terapia Cognitivo-Comportamental

Curso Online de Introdução a Terapia Cognitivo-Comportamental

>> Curso Online de Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor na Infância

Curso Online de Desenvolvimento Cognitivo e Psicomotor na Infância

>> Pós-Graduação EAD em Terapia Cognitivo-Comportamental

Pós-Graduação EAD em Terapia Cognitivo-Comportamental

>> Pós-Graduação EAD em Psicologia Cognitiva

Pós-Graduação EAD em Psicologia Cognitiva

>> Pós-Graduação EAD em Avaliações Psicológicas

Pós-Graduação EAD em Avaliações Psicológicas

>> Pós-Graduação EAD em Neuropsicologia com Ênfase em Avaliações

Pós-Graduação EAD com Ênfase em Avaliações

>> Pós-Graduação EAD em Psicologia

Pós-Graduação EAD em Psicologia

Confiar em uma boa formação é primordial para o desenvolvimento e construção de um bom profissional.

Terapeuta fazendo anotações em um papel, em ambiente clínico e iluminado, com sofá ao fundo.

>> Leia também sobre Terapia ABA: Tudo sobre o método eficiente para o autismo

A Terapia Cognitivo Comportamental e todas as possibilidades advindas dela

Diante disso, a TCC pode ser vista como uma abordagem da psicanálise que proporciona a todos os envolvidos uma chance de evolução, de melhora e de novas oportunidades.

Para o paciente, essa terapia pode significar uma esperança que já havia perdido. Pode oferecê-lo uma nova vida, com maior controle emocional, comportamental e cognitivo. Para o profissional que a aplica, a TCC pode ser o meio para uma carreira profissional bem sucedida e cheia de realizações pessoais.

>> Leia e entenda mais sobre Psicologia: Entenda o papel da Psicologia no Desenvolvimento

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Saiba mais sobre a melhor pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental!

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Pós-Graduação e MBA EAD de forma 100% online.

Assista ao vídeo explicativo para entender porque vale a pena fazer parte da Faculdade Metropolitana:

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana