Faculdade Metropolitana
homem conversando em libras através de vídeo chamada pelo computador

Passo a passo completo de como aprender Libras sozinho

Passo a passo completo de como aprender Libras sozinho

A Língua Brasileira de Sinais, também conhecida como Libras, é uma linguagem onde utilizamos gestos para nos comunicar. Os gestos principais são executados pelas mãos, mas também podem incluir expressões faciais e corporais.

Utilizada principalmente por pessoas surdas e mudas, atualmente está se tornado uma linguagem habitual para outras pessoas, com o crescimento da inclusão social nas escolas e no mercado de trabalho.

> Expanda seus conhecimentos: Como capacitar-se para a inclusão escolar de alunos surdos.

>> Pós-Graduação EAD em Educação Inclusiva 

A Libras está cada vez mais sendo difundida e existe uma série de técnicas que podem te auxiliar a aprender ou pelo menos se comunicar com as frases mais necessárias no dia a dia. Isso acaba auxiliando pessoas mudas ou surdas a se comunicarem com a comunidade.

Além disso, aprender Libras oferece inúmeros benefícios que vão fazer você querer aprender hoje mesmo! Alguns deles são: agilidade no raciocínio, valorização profissional através da capacitação em Libras, facilitação da inclusão de deficientes auditivos na sociedade, novas oportunidades no mercado de trabalho como intérprete e tradutor de Libras.

Se você está interessado no assunto, aprenda sozinho a comunicação em Libras, praticando e exercitando os cinco passos que ensinaremos a seguir:

Aprender Libras sozinho e com fluência? 5 passos práticos

>> Cursos Online de Libras

Antes de iniciar o seu aprendizado, lembre-se que aprender Libras é como aprender qualquer outra língua. Ela tem suas regras e maneiras de funcionamento. Não é de um dia para o outro que você vai se comunicar em Libras, tudo depende da sua dedicação neste aprendizado. Portanto, tenha paciência, empenho e comemore as pequenas vitórias de seu aprendizado. Vamos para o passo a passo de como aprender Libras sozinho:

três pessoas conversando em libras

1. Inicie pelo alfabeto manual

Para iniciar a sua jornada de aprendizado, comece conhecendo o alfabeto da língua de sinais. Cuidado ao escolher um alfabeto, pois existem muitos manuais com os alfabetos de Libras tradicionais, eles indicam sinais do Alfabeto Manual da Língua de Sinais Americana. Esse alfabeto é antigo e desatualizado.

Sempre verifique se o alfabeto que você tem em mãos está revisado e atualizado, e também atente-se em estudar um alfabeto brasileiro. A língua de sinais não é uma língua mundial, e cada país possui uma língua de sinais diferente.

Aprender e conhecer o alfabeto é o passo inicial para você entrar no universo das Libras. Com ele você aprende a fazer os primeiros gestos. Mas essa não é a única ferramenta para aprender a se comunicar, veremos mais nos próximos passos.

2. Utilize frases para aumentar o vocabulário

Aprender o alfabeto é muito importante, mas não é o único caminho para você aprender Libras. O alfabeto das Libras é utilizado em situações bem pontuais, onde não há sinais padronizados para realizar a comunicação.

São alguns exemplos do uso do alfabeto de Libras quando você precisa soletrar nomes de pessoas, cidades, ruas, bairros, marcas, entre outras coisas que não possuem sinais pré-definidos para você se comunicar. Também é utilizado o alfabeto quando você precisa dar ênfase para uma palavra que possua o sinal, mas que seja ambígua.

Após aprender o alfabeto, dedique-se a aprender os sinais de palavras simples e que são mais utilizadas no seu dia a dia, como as saudações, perguntas sobre coisas, lugares e pessoas.

As frases em Libras possuem alguma semelhança com a Língua Portuguesa, especialmente nas frases que são curtas e simples, mas existem diferenças muito importantes, que precisamos pontuar:

  • Na Libras não existem as preposições: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás;
  • Na Libras todos os adjetivos são ditos em sua forma neutra, ou seja, não existe masculino e feminino;
  • Na Libras não existe o verbo “ser” e “estar” e suas conjugações.

Sabendo disso, ao formular frases em Libras você anuncia diretamente, veja:

Exemplo 1: “Joana é bonita”, ou, “Joana está bonita”, em Libras falamos: J-O-A-N-A BONITO.

Exemplo 2: “O vestido é azul”, em Libras falamos: VESTIDO AZUL.

Observe que no exemplo 1 o adjetivo “bonita” ficou em sua forma neutra, e o nome Joana foi dito em sua forma soletrada. Já no exemplo 2, nenhuma das palavras foi soletrada e o verbo foi omitido.

Agora que você já sabe isso ficou muito mais fácil montar frases em Libras, não é mesmo?

3. Assista conteúdos interativos em Libras

Existem muitos conteúdos gratuitos que você pode aproveitar para praticar seu aprendizado em Libras e desenvolver sua comunicação. Desde vídeos no youtube, aplicativos de smartphone, jogos no computador que farão você exercitar o vocabulário. Redes sociais como o tiktok tem uma grande comunidade de deficientes auditivos que dão dicas e ensinam prática de Libras.

mulher conversando em libras através de uma chamada de vídeo pelo computador

O universo da Libras está crescendo cada vez mais e ganhando mais espaço em nosso cotidiano. Vamos indicar algumas plataformas que oferecem cursos de apoio em Libras que poderão auxiliar em seu aprendizado:

  • Curso de Libras – USP: Curso online e gratuito, dividido em aulas online e práticas;
  • Curso de Libras – Universidade da Libras: Plataforma online com diversos materiais sobre o assunto, e possui um mini curso gratuito;
  • Curso de Libras – UNIEDUCAR: Plataforma com cursos online gratuitos e pagos;
  • Curso de Libras – Ensino Digital: Portal de capacitação em Libras;
  • Aplicativo Hand Talk: APP gratuito completo para quem quer aprender Libras, com tradutor de voz e texto para Libras, além de vídeo aulas.

Mas, claro, se você busca uma formação mais completa e que tem a garantia de te fazer evoluir nos estudos e aplicação do aprendizado, você pode conhecer e adquirir um de nossos cursos online ou até algumas de nossas especializações, pensadas para trazer não somente a formação do aluno, mas a criação de uma oportunidade de crescimento como pessoa e profissional. Dê uma olhada:

Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento de Libras:

>> Curso Online de Libras – Formação Iniciante 

CURSO ONLINE DE LIBRAS - FORMAÇÃO INICIANTE

>> Curso Online de Aspectos Linguísticos de Libras 

CURSO ONLINE DE ASPECTOS LINGUÍSTICOS DE LIBRAS

>> Curso Online de Libras – Formação Avançada 

CURSO ONLINE DE LIBRAS - FORMAÇÃO AVANÇADA

Pós-graduações Online em Libras:

>> Pós-graduação EAD em Libras

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM LIBRAS

>> Pós-graduação EAD em Libras e Surdez 

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM LIBRAS E SURDEZ

>> Pós-graduação EAD para Tradutor e Intérprete de Libras 

PÓS-GRADUAÇÃO EAD PARA TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS

>> Pós-graduação EAD em Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras 

PÓS-GRADUAÇÃO EAD EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O SISTEMA BRAILLE E LIBRAS

Agora é só você escolher por onde começar, praticar e sempre buscar evoluir!

4. Planeje um tempo semanal de revisão

Estudar Libras, assim como qualquer outro campo de estudo, exige dedicação e esforço. Portanto, planeje os seus estudos semanalmente, faça metas de aprendizado e práticas para que você não procrastine.

É imprescindível que você crie e alimente uma rotina de estudos em que você possa fazer revisões de todo o seu estudo. Por mais que às vezes pareça chato, você ter que revisar o alfabeto toda vez. Se você não tem contato com pessoas que se comuniquem apenas em Libras, essa revisão é ainda mais importante.

Quando não revisamos e praticamos constantemente o aprendizado que adquirimos, acabamos esquecendo e isso pode acabar resultando no abandono dos seus estudos.

5. Pratique em diferentes situações do dia a dia

A Língua Brasileira de Sinais é cada vez mais utilizada na comunicação diária. Aproveite todas as oportunidades para praticar e aprender cada vez mais!

duas mulheres conversando em libras em uma cafeteria

Se no começo você se sentir inseguro, quando for se comunicar através da língua de sinais, prepare uma frase de apresentação e diga logo de início que você está aprendendo Libras e gostaria de se comunicar. Desse modo você não ficará com medo de errar e poderá aprender palavras e frases novas.

Comece a praticar a língua de sinais!

O mais importante da sua jornada de aprendizado em Libras é você se divertir! Não torne o seu aprendizado cansativo ou monótono, pratique na frente do espelho ou chame outras pessoas para aprender com você.

Temos muitas oportunidades para aprender e se aprimorar cada vez mais, as Libras permitem que o aprendizado seja interativo e agradável sempre! Temos cada vez mais cursos, workshops e palestras em Libras que você pode participar e levar o seu aprendizado para outras pessoas. Tudo isso torna o seu aprendizado mais prático e eficiente.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD.

aluna segurando livro

 

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS!

>> Se você gostou do assunto e quer saber mais, visite nosso post onde falamos mais sobre: como se tornar um intérprete de Libras.

Roberta Granchi Dias Heinzl

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campinas. Especializada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís e em LIBRAS e Educação de Surdos pela Faculdade Integrada Espírita/Atualize. Experiência como Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais e na área de Educação Especial, com ênfase em deficiência intelectual, física, auditiva e visual. Atua como Docente nos cursos de Pós-Graduação em Pedagogia da Faculdade de Tecnologia, Ciência e Educação - FATECE e como Professora e Coordenadora de área do Estude Sem Fronteiras e da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo nos curso de Educação Especial, LIBRAS e Inclusão.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana