Como se tornar um Intérprete de Libras: passo a passo completo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
grupo de pessoas se comunicando através de libras em frente a um computador.

A cada dia que passa a profissão de intérprete de Libras está cada vez mais valorizada. Esse profissional é responsável por ajudar as pessoas com deficiência auditiva e ouvintes a partir da tradução ou interpretação da Língua Brasileira de Sinais e a língua oral. A Libras é reconhecida como um meio de comunicação e expressão desde abril de 2002, por meio da Lei n° 10436.

Atualmente, o profissional que é responsável pela tradução e interpretação da Libras é requisitado em inúmeros locais. Desde eventos até instituições de ensino de todos os níveis. Esse é um direito da comunidade surda para serem inclusos na sociedade.


Por esse motivo, muitas pessoas têm buscado saber como se tornar um intérprete de Libras. Por isso, neste post você vai ver um passo a passo completo de qual o caminho trilhar para se tornar um profissional dessa área e muito mais. Confira!

O que é um Intérprete de Libras?

O intérprete de Libras é o profissional responsável por interpretar e traduzir a Língua Brasileira de Sinais e a língua oral corrente – em geral o português brasileiro. Existem casos nos quais o especialista é responsável em fazer a interpretação entre a Libras e outras línguas de sinais, como a American Sign Language (ASL), que é usada nos Estados Unidos.

Diferentemente das línguas orais, as Línguas de Sinais usam gestos para a comunicação. Por isso, são usados movimentos com as mãos, combinados com expressões faciais e corporais. Atualmente, a presença de um intérprete é de grande relevância para a inclusão e equidade das pessoas surdas e com deficiência auditiva na sociedade. Então, veja quais são os passos para se tornar um profissional capacitado nessa área!

Como se tornar um Intérprete de Libras?

Para se tornar um intérprete de Libras é preciso, ao menos, o Ensino Médio completo, juntamente com a realização de cursos profissionalizantes e formações continuadas ofertadas por meio das Secretarias de Educação e instituições de Ensino Superior. Para ser um profissional regulamentado, é preciso ter uma formação reconhecida na área.

No que diz respeito à formação superior, atualmente é possível fazer um curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Libras. Outra opção, é fazer uma graduação em Fonoaudiologia com ênfase em Libras. Pessoas que já são formadas em outra área podem optar por fazer uma Pós-Graduação em Libras, a fim de se aperfeiçoar.

Contudo, independente dos caminhos trilhados para a formação inicial ou continuada, provar a proficiência em Libras pode ser necessário como título e atestam a competência do profissional. Até 2015, ela era ofertada pelo Programa Nacional para a Certificação no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais, o Prolibras. Porém, não há previsão para a volta dos exames.

Quem pode se tornar um Intérprete de Libras?

Qualquer pessoa com o Ensino Médio completo e cursos profissionalizantes reconhecidos pode se tornar um intérprete de Libras. A profissão de Tradutor e Intérprete de Libras é regulamentada desde 2010. Os cursos podem ser feitos como formação inicial ou aperfeiçoamentos, como Pós-Graduações e especializações.

O caminho mais prático é fazer uma graduação em Letras, com habilitação em Libras. Geralmente, esse curso superior tem duração média de quatro anos e pode ser feita nas modalidades presencial ou a distância. Contudo, pessoas que não possuem formação na área podem fazer cursos profissionalizantes devidamente reconhecidos e certificados para adquirirem a capacitação na área.

Importância do Intérprete de Libras

O intérprete de Libras é importante para promover a interação entre o surdo e o ouvinte de forma eficaz para o processo de comunicação. Isso é feito com o objetivo de facilitar a interlocução de uma forma neutra. Assim, é possível garantir o acesso à informação para a pessoa surda ou deficiente auditiva que se manifesta por meio da Língua de Sinais.

Esse é um dos motivos pelos quais, com o passar do tempo, as pessoas surdas têm conquistado cada vez mais direitos para a sua inclusão na sociedade. Promovendo, assim, ações de equidade. Além disso, há uma lei que assegura que os estudantes tenham o direito a um intérprete de Libras durante as aulas.

Lei do interprete de Libras em sala de aula

A Lei 14191/2021 assegura a educação bilíngue para surdos. Nesse caso, a Libras é a primeira língua e o português escrito é a segunda. Essa legislação é um acréscimo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, a LDB. Ela tem como intuito assegurar a educação de qualidade dos alunos surdos e com deficiência auditiva.

Intérprete de libras nas escolas

O profissional intérprete de Libras nas escolas públicas e privadas é obrigatória caso exista um aluno surdo na sala de aula. Esse direito é assegurado pelo Decreto 5626/2005. Além disso, a mesma determinação do Presidente da República sanciona a obrigatoriedade da disciplina de Libras em cursos de licenciaturas de qualquer área do conhecimento, cursos de magistério em nível médio e superior e cursos de Fonoaudiologia, sejam eles em instituições públicas e privadas.

Para saber mais sobre o assunto, veja nosso post sobre a importância da Libras na escola.

Diferença entre tradutor e intérprete de libras

O tradutor é aquele responsável pela transposição de uma língua escrita para a Libras. Já o intérprete é responsável por comunicar na Língua de Sinais o que é dito em língua oral e vice-versa. Em geral, um profissional capacitado é capaz de traduzir e interpretar. Dessa forma, é importante o constante aperfeiçoamento e prática da Língua de Sinais.

Quanto tempo para se tornar um intérprete de libras

O tempo para ser proficiente e virar profissional em Libras varia entre dois e quatro anos. Porém, assim como qualquer idioma, ter o domínio da Língua de Sinais requer dedicação e estudo. Por isso, é importante que o futuro intérprete se aprofunde na comunicação com essa língua.

Quem pensa em uma formação profissional para além da comunicação do dia a dia, precisa se atentar e realizar um curso com certificação. Veja mais sobre a importância de um curso com certificado no nosso post.

Salário de um intérprete de libras

Em média, o salário inicial de um intérprete de Libras é de, aproximadamente, 1300 reais. A média nacional para a profissão gira em torno dos R$ 2000. Além disso, é comum que os profissionais cobrem por hora de trabalho. Nesse caso, o valor cobrado se inicia em R$ 16, podendo variar conforme a experiência, reconhecimento e demanda do profissional.

Áreas de atuação do Intérprete de Libras

O intérprete de Libras atua em qualquer local que seja necessário a comunicação para surdos. Em geral, o exercício da profissão acontece em instituições de ensino como creches, escolas de ensino fundamental e médio e universidades. Além disso, o profissional pode ser requisitado em eventos, comunicações governamentais transmissões ao vivo e quaisquer outras esferas da sociedade que sejam de interesse do público.

Profissionais de outras áreas podem se capacitar na Língua Brasileira de Sinais a fim de melhorar a comunicação com pessoas surdas. Por exemplo, aquelas pessoas que trabalham com Psicologia da Educação. A atuação do intérprete de Libras não é limitada. Ela pode ser requerida em qualquer âmbito da sociedade. Isso é parte da política de democratização da informação e dos direitos individuais e coletivos da comunidade surda.

Como foi possível observar, se tornar um profissional de Libras é um caminho que pode ser trilhado por qualquer pessoa com Ensino Médio. Ademais, a área de trabalho deste profissional não é limitada a apenas um segmento. Por isso, para conquistar o mercado é preciso se manter em constante atualização e aperfeiçoamento.

Às vezes pode ser difícil conseguir encaixar o aprimoramento profissional na rotina. Uma das saídas é recorrer à educação à distância. Dessa forma, continue em nosso blog e veja quais são as modalidades de cursos online.

 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: