Faculdade Metropolitana
cursos livres com certificado

Como funciona a evolução profissional na carreira pública

Veja como funciona a evolução dentro da carreira pública e como cursos livres com certificado auxiliam nesse crescimento.

Ainda que muita gente acredite que para crescer dentro do funcionalismo público é preciso partir para novos concursos, a realidade costuma ser bem diferente. Acompanhe formas práticas para crescer na carreira pública:

Como evoluir na carreira dentro do funcionalismo público

No Brasil, existem mais de 11 milhões de pessoas trabalhando dentro dos setores públicos municipais, estaduais e federais.

Todos aqueles que ingressam nessa carreira podem construir um plano de crescimento baseado no merecimento, ou seja, na meritocracia.

Saiba mais: A importância da qualificação profissional para o começo de uma carreira.

Veja as principais formas de evoluir na carreira pública:

 

  • Vagas com plano de carreira

 

Os interessados podem sempre priorizar vagas que possibilitam crescer na carreira.

Em outras palavras, é possível subir de cargo sem passar em outros concursos, dependendo da carreira, é claro.

 

  • Concurso trampolim

 

Além de investir em vagas que possibilitem o crescimento, outra estratégia é optar por um concurso “trampolim”, ou seja, prestar prova para um cargo transitório visando ganhar experiência e ter tempo de estudar, para só depois fazer a prova para a vaga que realmente deseja como atividade final.

Alguns concursos são muito complexos e o profissional nem sempre pode ficar parado por um ano e meio, então começa trabalhando em um cargo menos concorrido enquanto se prepara para a prova mais difícil com auxílio de cursos online.

 

  • Profissionalização por meio de cursos livres com certificado

 

Os cursos livres com certificado, feitos à distância, se popularizaram pois possibilitam ao profissional desenvolver habilidades específicas rapidamente como forma de aperfeiçoar o trabalho já desempenhado em seu cargo público.

Dessa maneira, para agilizar o processo de crescimento dentro de um plano de carreira, cada vez mais pessoas buscam cursos online para capacitação e treinamento, de forma a se destacarem perante seus colegas do setor público.

O Brasil passa por um momento de crise e o Governo já deu os primeiros indícios de que uma reforma no setor público será necessária em breve.

Nessa nova realidade, é fundamental melhorar a qualidade dos serviços prestados para conquistar mais chances de se consolidar em um novo cargo, mesmo em tempos de instabilidade financeira.

Tenha acesso aos melhores cursos livres com certificado pela internet

Tanto na fase de preparação para uma prova quanto nos casos de quem está em um cargo em que é possível evoluir na carreira, os cursos livres com certificado são cruciais para o aperfeiçoamento educacional e profissional do estudante/funcionário.

O Estude Sem Fronteiras é um portal administrado pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e oferece a pessoas de todo o país cursos online de aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação.

Navegue pelo site para saber mais sobre os cursos online.

Thiago Saraiva Tostes

Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Superior Sequencial em Gestão Comercial pela Faculdade Moura Lacerda. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais pela FATEC. Pós-Graduado em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores pela Estácio, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Essential Master Coach pelo IPOG, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana e Gestão Escolar também pela Faculdade Metropolitana. Professor/Tutor da Graduação e Pós- Graduação da Faculdade Metropolitana, Bibliotecário e Consultor Literário.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana