Porque escolher cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação com certificação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Cursos com certificado MEC

Optar pela educação à distância (EAD) possibilita que pessoas com dificuldade em relação a flexibilidade de tempo ou que não conseguem se deslocar até uma instituição de ensino possuam a oportunidade de se especializar e aprimorar seus conhecimentos.

O sistema de ensino utilizado pelos professores que dão aulas em EAD não é diferente do sistema utilizado no presencial, só se difere deste na forma de comunicação, devido à falta de contato físico.


No Brasil atual, o certificado de um curso de pós-graduação à distância tem a mesma valoração de um curso presencial. Contudo, independentemente de ser presencial ou não, o curso precisa ser reconhecido pelo ministério da Educação (MEC). O MEC é a instituição governamental responsável por reconhecer, avaliar, autorizar e credenciar todas as instituições de ensino superior do País, sejam presenciais ou à distância.

A importância de realizar cursos com certificação

O primeiro passo, antes mesmo de iniciar os estudos, é verificar se a instituição pretendida é credenciada pelo MEC.

É importante ter conhecimento sobre essas informações quando pretende-se iniciar um curso, tanto presencial quanto à distância, principalmente quando são cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação. Quando a instituição de ensino não é credenciada, os certificados adquiridos por meio dela não terão validade perante o mercado de trabalho. E, consequentemente, a pessoa não poderá exercer sua especialização e nem assumir qualquer cargo voltado à área de formação disponibilizada pela especialização.

Um certificado que não é emitido por Instituição credenciada pelo MEC não conta pontos para títulos de cargos públicos devido à falta de controle do Ministério da Educação sobre as atividades proporcionadas pela instituição.

Para descobrir se uma instituição de ensino é autorizada a proporcionar aqueles cursos, basta entrar no site do MEC e verificar através de uma pesquisa rápida. No site, ainda é possível visualizar todas as instituições regularizadas. Utilizando esse método, o estudante fica ciente se a instituição presta um serviço devidamente regularizado.

Estar regularizada significa a garantia de que o certificado emitido pela instituição terá validade no mercado, valorizando assim o investimento financeiro e de tempo dedicados ao curso escolhido pelo profissional que deseja especializar-se.

Quando se trata de cursos à distância, a preocupação tende a ser maior com a regularização dos cursos. Entretanto, é importante saber que a regularização a que esta modalidade sujeita-se é igual àquela a que são submetidos os cursos presenciais. O aluno também consegue consultar no site do MEC quais são as instituições que oferecem o ensino EAD. As certificações resultantes desse método têm validade, contanto que esteja devidamente regularizada junto ao Ministério da Educação.

Método utilizado pelo MEC

A obtenção do credenciamento das instituições de ensino é feita por meio de um processo minucioso realizado pelo MEC. No processo, uma série de fatores são levados em consideração e passam por diferentes tipos de avaliações. Logo em seguida, é gerado um relatório geral a partir do qual é liberado o aval para que o funcionamento seja obtido.

Cada uma das avaliações faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior (Sinaes), que compreende todos os indicadores que geram resultados a partir de um estudo detalhado feito sobre essas instituições. Tudo aquilo que é considerado relevante na formação de uma instituição de ensino é levado em consideração para ser analisado.

Faça cursos com certificação por meio do Estude Sem Fronteiras

Não basta apenas fazer um curso, é preciso saber se futuramente ele será útil para o mercado de trabalho e, assim, contar como pontos positivos para sua carreira. Por esse motivo, é necessário ficar atento à validade dos certificados emitidos pela instituição e se eles serão levados considerados oficiais e utilizáveis em qualquer lugar.

O Portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana de São Paulo, localizada em Ribeirão Preto, com nota máxima no MEC, oferecendo mais de 750 cursos livres online. Tratam-se de cursos voltados à especialização, como aqueles de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação. Cursos com certificado MEC, contam com qualidade garantida e maior aproveitamento devido à interatividade disponibilizada pelo portal.

Acesse o site e fique por dentro de maiores informações sobre cursos online oferecidos pelo Estude sem Fronteiras.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: