Faculdade Metropolitana
Cursos com certificado MEC

Porque escolher cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação com certificação?

Optar pela educação à distância (EAD) possibilita que pessoas com dificuldade em relação a flexibilidade de tempo ou que não conseguem se deslocar até uma instituição de ensino possuam a oportunidade de se especializar e aprimorar seus conhecimentos.

O sistema de ensino utilizado pelos professores que dão aulas em EAD não é diferente do sistema utilizado no presencial, só se difere deste na forma de comunicação, devido à falta de contato físico.

No Brasil atual, o certificado de um curso de pós-graduação à distância tem a mesma valoração de um curso presencial. Contudo, independentemente de ser presencial ou não, o curso precisa ser reconhecido pelo ministério da Educação (MEC). O MEC é a instituição governamental responsável por reconhecer, avaliar, autorizar e credenciar todas as instituições de ensino superior do País, sejam presenciais ou à distância.

A importância de realizar cursos com certificação

O primeiro passo, antes mesmo de iniciar os estudos, é verificar se a instituição pretendida é credenciada pelo MEC.

É importante ter conhecimento sobre essas informações quando pretende-se iniciar um curso, tanto presencial quanto à distância, principalmente quando são cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação. Quando a instituição de ensino não é credenciada, os certificados adquiridos por meio dela não terão validade perante o mercado de trabalho. E, consequentemente, a pessoa não poderá exercer sua especialização e nem assumir qualquer cargo voltado à área de formação disponibilizada pela especialização.

Um certificado que não é emitido por Instituição credenciada pelo MEC não conta pontos para títulos de cargos públicos devido à falta de controle do Ministério da Educação sobre as atividades proporcionadas pela instituição.

Para descobrir se uma instituição de ensino é autorizada a proporcionar aqueles cursos, basta entrar no site do MEC e verificar através de uma pesquisa rápida. No site, ainda é possível visualizar todas as instituições regularizadas. Utilizando esse método, o estudante fica ciente se a instituição presta um serviço devidamente regularizado.

Estar regularizada significa a garantia de que o certificado emitido pela instituição terá validade no mercado, valorizando assim o investimento financeiro e de tempo dedicados ao curso escolhido pelo profissional que deseja especializar-se.

Quando se trata de cursos à distância, a preocupação tende a ser maior com a regularização dos cursos. Entretanto, é importante saber que a regularização a que esta modalidade sujeita-se é igual àquela a que são submetidos os cursos presenciais. O aluno também consegue consultar no site do MEC quais são as instituições que oferecem o ensino EAD. As certificações resultantes desse método têm validade, contanto que esteja devidamente regularizada junto ao Ministério da Educação.

Método utilizado pelo MEC

A obtenção do credenciamento das instituições de ensino é feita por meio de um processo minucioso realizado pelo MEC. No processo, uma série de fatores são levados em consideração e passam por diferentes tipos de avaliações. Logo em seguida, é gerado um relatório geral a partir do qual é liberado o aval para que o funcionamento seja obtido.

Cada uma das avaliações faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior (Sinaes), que compreende todos os indicadores que geram resultados a partir de um estudo detalhado feito sobre essas instituições. Tudo aquilo que é considerado relevante na formação de uma instituição de ensino é levado em consideração para ser analisado.

Faça cursos com certificação por meio do Estude Sem Fronteiras

Não basta apenas fazer um curso, é preciso saber se futuramente ele será útil para o mercado de trabalho e, assim, contar como pontos positivos para sua carreira. Por esse motivo, é necessário ficar atento à validade dos certificados emitidos pela instituição e se eles serão levados considerados oficiais e utilizáveis em qualquer lugar.

O Portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana de São Paulo, localizada em Ribeirão Preto, com nota máxima no MEC, oferecendo mais de 750 cursos livres online. Tratam-se de cursos voltados à especialização, como aqueles de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação. Cursos com certificado MEC, contam com qualidade garantida e maior aproveitamento devido à interatividade disponibilizada pelo portal.

Acesse o site e fique por dentro de maiores informações sobre cursos online oferecidos pelo Estude sem Fronteiras.

Thiago Saraiva Tostes

Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Superior Sequencial em Gestão Comercial pela Faculdade Moura Lacerda. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais pela FATEC. Pós-Graduado em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores pela Estácio, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Essential Master Coach pelo IPOG, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana e Gestão Escolar também pela Faculdade Metropolitana. Professor/Tutor da Graduação e Pós- Graduação da Faculdade Metropolitana, Bibliotecário e Consultor Literário.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana