Faculdade Metropolitana
cursos de educação inclusiva

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação infantil e integral

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é definido como um serviço educacional diferente e totalmente especial. Trata-se de  uma junção entre atividades e recursos com acessibilidade e pedagógicos. Esses recursos diferenciados são exclusivamente para alunos que apresentem alguma necessidade especial.

Com esse atendimento, os empecilhos para o aprendizado são enormemente diminuídos, estimulando, dessa forma, a participação dos alunos de acordo com suas necessidades específicas. Nas escolas regulares, é separada uma sala especial e existe também a possibilidade de ingressar diretamente em uma instituição especializada no assunto.

Todos os alunos têm direito a uma educação de qualidade que proporcione a descoberta e desenvolvimento de todo o seu potencial. Contudo, para alunos que apresentam dificuldades ou mesmo necessidades especiais, essa educação precisa ser diferenciada e possibilitar a eles um desenvolvimento saudável, bem como que consigam manter uma vida social de qualidade.

Saiba mais: Os pilares que uma escola deve dispor para exercer uma educação inclusiva

O Atendimento Educacional Especializado na educação infantil e integral

Não são todos os alunos que se encaixam nesse atendimento diferenciado. O público-alvo do Atendimento Educacional Especializado são estudantes com necessidades diferenciadas. Essas especificidades se apresentam de diversas formas, tais como empecilhos de natureza física, sensorial ou intelectual. Quando essas necessidades ainda entram em contato com maiores barreiras no ambiente escolar, podem prejudicar o desenvolvimento e participação do aluno academicamente e em sociedade.

Por esse motivo existe o AEE, pois é diferente do oferecido nas escolas regulares e não se trata de um reforço ou aulas complementares. São, na verdade, aulas diferenciadas e especializadas. Exemplos práticos de atendimento educacional especializado presentes no Brasil são o ensino de Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS, e o Braille, que é um sistema de escrita tátil.  Temos também recursos com acessibilidade ao computador, orientação e mobilidade, além de material pedagógico acessível, dentre outras ferramentas relacionadas a esse ensino diferenciado.

Os estudantes que recebem o ensino AEE não necessitam abandonar as aulas regulares. O ensino diferenciado deve ocorrer nas escolas regulares, proporcionando, assim, interação com os demais alunos da escola. Contudo, para que não atrapalhe o cronograma regular, precisa ocorrer no horário inverso das aulas regulares.

Na educação infantil, é possível se deparar com o período integral, e isso não atrapalha o atendimento educacional especializado. Ele deve acontecer normalmente no período que o aluno estiver na instituição escolar. Mas esse trabalho necessita ser algo colaborativo, precisa ser acordado entre o professor regular e o especializado. A escola deve organizar o horário e a classe para que o AEE aconteça normalmente e não interfira na participação das crianças nas atividades.

O período integral pode se prolongar até os ensinos fundamental e médio, isso vai depender da disponibilidade da instituição. Independentemente do período e dos casos, a educação regular e o AEE nunca devem ser prejudicados. A escola tem a obrigação de dispor de meios para que os alunos denominados como público-alvo do Atendimento Educacional Especializado tenham o seu direito à educação garantido e sem danos.

Algo importante a ser destacado é a qualificação dos professores que são responsáveis pela educação inclusiva dos alunos com necessidades especiais. Esses profissionais precisam possuir cursos especializados para oferecer o melhor ensino para os estudantes especiais.

Invista na sua carreira fazendo cursos especializados para educação inclusiva com o Estude Sem Fronteiras  

Os profissionais da área da educação com foco na educação inclusiva necessitam cursar componentes acadêmicos especializados para exercer sua função com maior êxito. Esses cursos vão contribuir para um ensino de qualidade para os alunos com necessidades especiais.

O Portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, a qual está localizada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente,  oferece mais de 800 cursos vendidos para todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.

São oferecidos cursos de educação inclusiva, como cursos de LIBRAS. Acesse o site e confira todos os cursos disponíveis no portal.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana