Faculdade Metropolitana

Hábitos corretos no caminho para uma Boa Liderança

1. Você busca “sarna para se coçar”


Quando surge um impasse no trabalho, você costuma esperar que outra pessoa o resolva ou toma para si a responsabilidade de solucioná-lo? Segundo Duhá, profissionais com potencial para liderança são atraídos por problemas — ou desafios, como preferem entendê-los.

 

Essa é, afinal, a principal missão de um gestor.

 

“O líder é a pessoa que vai mudar, renovar, aperfeiçoar processos”, explica o professor.

 

Se um jovem demonstra insatisfação com o status quo e luta para alterá-lo de alguma forma no cotidiano, há grandes chances de ter sucesso como gestor no futuro.

 

2. Tem um ouvido sensível


O grande diferencial dos bons líderes é a capacidade de escuta, isto é, a sensibilidade para perceber necessidades, desejos, angústias e motivações das pessoas ao seu redor. Se você tem facilidade para esse tipo de diagnóstico, é provável que tenha um alto grau de inteligência emocional, o que facilita (muito) a ascensão a um cargo de comando.  

 

“Futuros líderes têm o hábito de observar seus pares e chefes, e ler o que está implícito no ambiente”, diz Abreu.

 

“A partir dessa escuta, eles muitas vezes dão conselhos informais que trazem impactos positivos para o negócio”.

 

3. Acompanha e valoriza o trabalho alheio


Você costuma se interessar pelos resultados dos seus colegas? Oferece ajuda e feedback quando necessário? Vibra com suas próprias vitórias, mas também com as alheias?

 

Em caso afirmativo, garante Duhá, é bem provável que esteja na trilha certa para se tornar um grande líder.

 

Isso porque, quando se torna chefe, um profissional deixa de obter resultados apenas por meio do seu próprio trabalho: ele passa a perseguir objetivos por meio da atividade de outras pessoas.

 

“Um bom líder está sempre atento aos seus funcionários e trabalha para desenvolvê-los”, diz o professor da PUC-RS.

 

4. Fala só quando tem certeza


O hábito de buscar o máximo possível de embasamento para suas afirmações em reuniões, apresentações ou outras situações profissionais é outro sinal típico de que você está ficando pronto para ocupar a cadeira do chefe.

 

“Um líder em potencial costuma se aprofundar nas informações, ele nunca é superficial nas suas falas”, diz Abreu.

 

Quando ocupar um cargo de gestão, essa preocupação com a correção e a consistência das suas falas será essencial para ter credibilidade diante da própria equipe e da empresa como um todo.

 

Blog Estude Sem Fronteiras

Thiago Saraiva Tostes

Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Superior Sequencial em Gestão Comercial pela Faculdade Moura Lacerda. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais pela FATEC. Pós-Graduado em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores pela Estácio, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Essential Master Coach pelo IPOG, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana e Gestão Escolar também pela Faculdade Metropolitana. Professor/Tutor da Graduação e Pós- Graduação da Faculdade Metropolitana, Bibliotecário e Consultor Literário.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana