Faculdade Metropolitana

Profissionais mais Escassos no Brasil

São Paulo — Um novo relatório do ManpowerGroup revela que 43% das empresas brasileiras têm dificuldades na hora de contratar. O quadro é global: segundo a consultoria, empregadores do mundo todo estão enfrentando a mais aguda escassez de talentos desde a crise de 2008.

 

A Crise de Profissionais Talentosos

 

O levantamento, que ouviu mais de 42 mil empresas em todos os continentes, aponta que globalmente 4 em cada 10 empregadores passam por problemas para preencher seus postos de trabalho. No Japão, o país com escassez mais aguda, 86% dos empregadores relataram o desafio.

 

Na média global, as vagas que dão mais dor de cabeça aos recrutadores são as dos trabalhadores de ofício — um resultado que se repete pelo 5º ano consecutivo na pesquisa do ManPower Group. Profissionais de TI e engenheiros também se destacam no topo do ranking, ocupando a 2ª e a 4ª posições respectivamente.

 

No Brasil, os profissionais mais escassos são os técnicos, seguidos por secretários, recepcionistas e assistentes administrativos.

 

As principais razões para a dificuldade de contratação, no caso brasileiro, são falta de habilidades técnicas (41%), falta de habilidades pessoais (17%), falta de experiência (14%) e expectativa de um salário maior que o oferecido (14%).

 

Para Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup no país, os resultados mostram que as empresas lutam para atrair pessoas qualificadas – um dado que merece a atenção do profissional brasileiro. “É um indicativo para ele intensificar o networking e se atualizar para conseguir o trabalho”, diz ele em nota.

 

Veja abaixo a comparação dos 10 profissionais mais escassos no Brasil e no mundo, segundo a pesquisa:

 

RankingProfissões mais Procuradas no BrasilProfissões mais Procuradas no Mundo
1TécnicoTrabalhador de Ofício
2Secretário, Recepcionista e Assistente AdministrativoProfissional de Tecnologia da Informação
3Operador de Máquinas e de ProduçãoRepresentante de Vendas
4Trabalhador de OfícioEngenheiro
5Representante de VendasTécnico
6ExecutivoMotorista
7Profissional de Finanças e ContabilidadeProfissional de Finanças e Contabilidade
8MotoristaExecutivo
9EngenheiroOperador de Máquinas e de Produção
10Profissional de Tecnologia de InformaçãoSecretário, Recepcionista e Assistente Administrativo

 

Fonte: Guia do Estudante
Por Claudia Gasparini – 23/10/2016

 

Tecnologia Informacao
Cursos de Tecnologia de Informação | Categoria: Tecnologia de Informação de 30 a 340 Horas

 

Thiago Saraiva Tostes

Graduado em Ciências da Informação, Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Superior Sequencial em Gestão Comercial pela Faculdade Moura Lacerda. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio e em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais pela FATEC. Pós-Graduado em Gestão do Desenvolvimento de Produtos Inovadores pela Estácio, em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luiz, Essential Master Coach pelo IPOG, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana e Gestão Escolar também pela Faculdade Metropolitana. Professor/Tutor da Graduação e Pós- Graduação da Faculdade Metropolitana, Bibliotecário e Consultor Literário.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana