Faculdade Metropolitana
Curso de Anatomia

Por que o curso de anatomia é importante para o profissional de radiologia?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a busca por cursos de aperfeiçoamento tem crescido, sobretudo por aqueles que ampliam conhecimentos e habilidades necessários para determinadas áreas de atuação.

Um curso cuja procura tem aumentado é o de anatomia para profissionais de radiologia, pois esse profissional precisa compreender as estruturas anatômicas do sistema musculoesquelético a partir da interpretação de imagens e correlação entre as modalidades (raio-X, ressonância e tomografia).

Veja, a seguir, a importância do curso de anatomia para profissionais de radiologia e saúde em geral.

Curso de anatomia

A anatomia humana consiste no estudo das estruturas biológicas dos seres humanos, seus sistemas, integrações e relações entre as partes. É importante para os profissionais de saúde compreender a anatomia humana por meio de um estudo sistêmico que torne possível entender como o corpo humano funciona e também o modo como as enfermidades atuam.

Por isso, o estudo de anatomia não é só necessário para médicos, mas para profissionais da área de saúde em geral. Afinal, nas áreas de farmácia, enfermagem, radiologia e educação física, por exemplo, também há a necessidade de lidar com o conhecimento sobre o corpo e o funcionamento de patologias específicas.

Principais características 

Os cursos de anatomia humana geralmente são ministrados com o auxílio de manequins, réplicas, cadáveres e atlas para que o estudante possa não só estudar, mas também praticar. O conteúdo geralmente toca nos seguintes pontos:

  • Introdução à anatomia humana e à anatomia do esqueleto axial;
  • Anatomia do esqueleto apendicular superior e inferior;
  • Introdução ao estudo da fisiologia humana;
  • Fisiologia e fisiopatologia;
  • Psicofisiologia;
  • Metabolismo celular.

Outro ponto a se destacar é que o curso de anatomia não só contribui para o estudo do corpo humano, mas também para:

  • Identificar estruturas com precisão e qualidade;
  • Preparar emocionalmente o profissional para lidar com procedimentos de saúde;
  • Desenvolver valores éticos;
  • Respeitar o corpo.

Por que é importante para o profissional de radiologia?

O estudo da anatomia humana é essencial para profissionais de radiologia já que é preciso localizar estruturas e realizar exames de forma precisa. Por isso, o curso de anatomia pode fornecer a esse profissional um conhecimento mais aprofundado sobre a formação, morfologia, localização e reconhecimento dos órgãos.

Ele também possibilita a compreensão da história e da nomenclatura anatômica, os fatores de variação, os planos corporais e o estudo teórico e prático dos sistemas orgânicos, relacionando-os às patologias associadas a esses sistemas.

Curso de anatomia no Estude Sem Fronteiras

Agora que você compreendeu a importância do curso de anatomia para a sua formação, é necessário buscar por uma instituição de ensino que atenda às suas demandas. Cada vez mais os profissionais da área de saúde optam por cursos on-line por serem flexíveis com horários e permitirem economia de tempo e dinheiro com transporte.

Uma ótima opção é o curso de anatomia on-line do Estude Sem Fronteiras, já que este é o único portal de educação que possui certificado emitido por instituição com nota máxima no MEC. O Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e oferece cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação, todos com certificado.

Navegue pelo site e confira mais informações sobre o curso de anatomia!

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana