Faculdade Metropolitana
cursos online

Porque professores da rede pública precisam de certificação?

Entenda o motivo pelo qual os professores que atuam na rede pública necessitam de uma certificação e como ela colabora para o desenvolvimento do profissional dentro da sala de aula.

O professor exerce uma das tarefas mais importantes perante a sociedade, justamente por lidar com a sua formação. Os ensinamentos passados por um professor são muito significativos, pois eles contribuem para ações e decisões assertivas, sábias e planejadas na vida do aluno.

Para se tornar um professor, é preciso ter paixão pela arte de ensinar, ter habilidades pedagógicas e, principalmente, ter a certificação necessária para atuar como docente, conforme a lei recomenda.

Leia também: A importância da qualificação profissional para o começo de uma carreira

 

A importância do certificado para professores da rede pública

 

A formação exigida para exercer a profissão de professor vai variar de acordo com a área em que o profissional deseja atuar. Entenda as opções:

Licenciaturas: esses cursos habilitam o profissional a atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os cursos de licenciatura são cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Física, Letras, Geografia, Ciências Biológicas, Química, Matemática e Pedagogia.

Superior: graduação na modalidade licenciatura. Com essa formação, o profissional pode atuar na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino fundamental.

Magistério: não é um curso superior, mas sim de nível médio. Possuindo essa formação, o profissional está apto a lecionar na Educação Infantil.

Pedagogia: é um curso superior de graduação na modalidade de licenciatura. Tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (até o 5° ano). Esse profissional assume o currículo da série por completo.

Bacharelado: esse curso não habilita o profissional a lecionar, é um curso superior de graduação que fornece o título de bacharel. Se o profissional optar por atuar como docente, precisa de um curso complementar de pedagogia ou alguma licenciatura.

O profissional que atua em rede pública e que tenha o desejo de ascender na sua profissão pode se aprimorar com cursos correlatos à sua área de atuação e assim se desenvolver melhor.

Se o profissional procura ingressar como professor de Educação Básica nas instituições públicas, basta ter graduação. Assim sendo, o plano de carreira correspondente fornece uma compensação por titulação, o que resulta em aumento do salário se o professor possui pós-graduação, mestrado, doutorado ou outro tipo de certificação que some de maneira positiva à sua profissão, como cursos de Extensão e Aperfeiçoamento.

Caso o profissional almeje concorrer aos cargos dos concursos para Instituições de Ensino Superior, precisa ter, no mínimo, a titulação de mestre. Além disso, caso o professor venha a incrementar seu leque de especificações, seu salário também tende a aumentar.

Quando o professor tem certificações específicas que vêm ao encontro das necessidades de aprimoramento de sua profissão, seu desempenho aumenta, gerando benefícios tanto em questões financeiras, quanto dentro da própria sala de aula. Essas certificações também são de grande valia quando falamos de alunos especiais, pois estes precisam de uma atenção diferenciada e qualificada.

Ser devidamente certificado para atuar como professor em rede pública é de extrema importância. Estar atento às mudanças referentes ao universo da educação farão com que o profissional se destaque, alavancando sua carreira e gerando benefícios para quem frequenta suas aulas.

Saiba mais: A importância dos cursos para concurso público na prova de títulos

 

Alavanque sua carreira na rede pública com o Estude Sem Fronteiras

 

É importante estar em constante busca pelo crescimento, tanto pessoal, quanto profissional. E encontrar-se devidamente capacitado é o que faz dessa busca um objetivo tangível. Assim, é preciso realizar cursos que contribuam para alavancar a carreira docente. Procure instituições que emitam certificados e sejam credenciadas pelo  Ministério da Educação (MEC).

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, a qual é credenciada pelo MEC. O portal oferece cursos livres, de Extensão e Aperfeiçoamento que são válidos e aceitos por instituições públicas e privadas, todos com a emissão da devida certificação. Esses cursos são oferecidos a todo o Brasil, sendo voltados à extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.

Entre no site e tenha mais informações sobre os cursos online oferecidos pelo portal Estude Sem Fronteiras.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana