Faculdade Metropolitana
Qual a importância da gestão do Agronegócio?

Qual a importância da gestão do Agronegócio?

O futuro do Agronegócio depende completamente da forma como os gestores lidam com as adversidades, e os cursos online podem ajudar a tornar esse profissional mais preparado para a gestão.

O desenvolvimento do setor não para de crescer no Brasil, principalmente devido ao uso de novas tecnologias e à importância inerente ao Agronegócio (já que ele fornece grande parte dos alimentos para consumo nacional e para exportação). Isso demanda uma gestão eficiente, que saiba aplicar as melhores ações.

A importância da gestão do Agronegócio

A gestão do Agronegócio é crucial para a consolidação e o sucesso dos empreendimentos agropecuários. Conhecer o mercado em que o setor está inserido, os principais custos, em quais etapas há desperdício de dinheiro, como estabelecer metas, medir a eficiência dos processos, avaliar os resultados, saber identificar oportunidades de ganho e como encontrar novos mercados são ações complexas, mas que todo empreendedor rural precisa dominar.

Além disso, também é necessário investir em uma boa equipe de trabalho, formada por profissionais especializados, como agrônomos, veterinários, consultores financeiros, contadores e todo tipo de pessoal que possa influenciar positivamente o retorno sobre os investimentos.

Os principais benefícios resultantes de uma boa gestão do Agronegócio são:

 

  • Controle de doenças do campo

 

Por meio do Manejo Integrado de Pragas (MIP) é que se faz o controle de doenças do campo. O MIP nada mais é que um conjunto de ações que visam combater os agentes causadores de problemas no meio rural.

Para que seja eficaz, o controle de pragas deve ser realizado de forma planejada, já que cada planta demanda cuidados específicos, e tudo isso só é possível por meio de uma gestão eficiente.

 

  • Busca por novas oportunidades de negócio

 

A gestão do Agronegócio é muito importante no momento da decisão de procurar outras oportunidades. Por meio de pesquisas, o gestor pode encontrar novas demandas de mercado e investir em um empreendimento competitivo.

 

  • Previsão de condições climáticas

 

As previsões climáticas são muito importantes para que o gestor consiga se planejar e fazer uma boa colheita antes de qualquer intempérie. Se o clima não estiver adequado, o prejuízo pode se tornar bastante significativo.

Por isso, o gestor deve sempre trabalhar com previsões corretas, que levem em consideração a região da plantação e as épocas do ano.

 

  • Realização de planejamentos a longo prazo

 

Um dos maiores benefícios de realizar a gestão do Agronegócio de forma eficiente é possibilitar planejamentos e metas a longo prazo. Ao ter como base de análise o histórico de finanças e as previsões de produtividade, é possível traçar metas de acordo com a real situação do empreendimento.

Dessa forma, o empreendedor pode planejar ações de investimento, contratação de colaboradores, compra de equipamentos e maquinários, entre outros.

Curso online de gestão do Agronegócio oferece diversos benefícios para o gestor

É importante contar com os conhecimentos necessários para realizar uma boa gestão no campo, e não é preciso sair de casa para se tornar um expert no assunto. Com os cursos online do Estude Sem Fronteiras, o gestor tem acesso a materiais ricos para melhorar a produção e adquirir todos os benefícios mencionados ao longo do texto.

O Estude Sem Fronteiras oferece curso de gestão do Agronegócio em diversas áreas: Agronegócio, Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva; Direito e Agronegócio; Zootecnia: Produção de Ruminantes e Não Ruminantes; entre outros.

O site também conta com cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação com reconhecimento do MEC. Navegue pelo site para conhecer a ampla gama de cursos do Estude Sem Fronteiras.

Fernanda de Cássia Neves Esteca

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Mestra e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Realizou Doutorado com período sanduíche em Norwegian Institute of Bioeconomy Research - NIBIO, na Noruega. Experiência e estudos voltados para área de Entomologia e Acarologia. Atua como Docente na Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana