Skip to main content
Qual a importância de uma boa escrita na vida profissional?

Qual a importância de uma boa escrita na vida profissional?

Uma boa escrita envolve competências, encontrar o termo principal para conseguir se comunicar bem é uma delas. Veja por que é importante investir em curso de comunicação escrita para a vida profissional.

Desenvolver uma boa escrita demonstra habilidades de comunicação e alta capacidade cognitiva, além de ótimo nível cultural, raciocínio bem estruturado e tantas outras variáveis que são muito importantes no contexto profissional.


Conheça o curso de Comunicação Escrita.

O profissional, seja de qual área for, precisa, necessariamente, compreender bem a língua portuguesa, todas as normas de escrita e regras ortográficas, para que os textos elaborados sejam bem estruturados, concisos e transmitam a mensagem de forma clara.

Importância de uma boa escrita

Há um consenso que diz que a primeira impressão é a que permanece, então, todo profissional precisa encontrar formas de causar a melhor impressão possível.

Isso se aplica a reuniões, por exemplo. A forma como se elabora o material apresentado aos presentes dirá muito sobre o nível de estudo e capacidades cognitivas do profissional.

Tendo isso em mente, fica visível o quanto a boa escrita é importante dentro de uma empresa, sendo válida para os diversos segmentos dentro da corporação. Confira a seguir.

Boa comunicação escrita é primordial para diversos setores da empresa

Um exemplo simples é o da comunicação interna da empresa. Supondo que uma pessoa precisa deixar um recado para outro colaborador, solicitando que ele realize alguma tarefa com urgência. Se a mensagem não for escrita de forma a ressaltar o imediatismo do que deve ser feito, o outro funcionário poderá não considerar isso uma prioridade, o que acabaria atrasando o processo (ou trazendo prejuízos).

Por outro lado, se a pessoa souber escrever com rigor, de forma objetiva e sem erros de concordância, o recado ficará claro o suficiente para que o leitor perceba a urgência do que deve ser feito e dê seguimento à tarefa.

Comunicação garante bom relacionamento com o público-alvo

A boa comunicação escrita é uma das formas mais assertivas de estabelecer um bom relacionamento com o público-alvo.

O princípio está pautado no fato de que a comunicação escrita, quando feita de forma eficiente, consegue transmitir uma ideia, informação ou mensagem ao público-alvo, na linguagem que for mais propícia ao contexto.

Entre as diversas vantagens de ter uma boa comunicação escrita, é possível citar:

  • Ajuda a organizar ideias e articular argumentos;
  • Ajuda a apresentar materiais de qualidade em uma reunião;
  • Ajuda na compreensão de textos;
  • É um diferencial para conseguir um bom emprego;
  • É um estímulo à criatividade;
  • É um indicativo de que a pessoa sabe se comunicar bem;
  • É uma forma de multiplicar ideias e conhecimentos.

Veja como ter uma boa escrita e desenvolver bem o termo principal por meio de curso online

Ter uma boa escrita é fundamental para desenvolver o termo principal de textos, além de se destacar no mercado de trabalho e progredir na carreira. O curso de comunicação escrita ajuda na qualificação de profissionais que almejam o desenvolvimento profissional pleno.

O Estude Sem Fronteiras é o portal pelo qual é possível ter acesso ao curso de comunicação escrita de maneira totalmente online, tornando possível o estudo de qualquer lugar do país e no melhor horário para cada caso.

O site também oferece mais de 1.000 cursos, divididos em pós-graduação, extensão, aperfeiçoamento ou cursos livres com certificado. Pelo site, é possível conferir todos os cursos (e suas áreas de conhecimento), além de maiores informações sobre o Estude Sem Fronteiras.

Veja mais: Curso de libras online | Curso de topografia | Curso de laboratório