Faculdade Metropolitana

O que faz um técnico em Análises Clínicas?

O analista clínico é um profissional requisitado em diversas áreas, desde o setor de serviços de saúde até indústrias de distintos segmentos. Para se formar em um curso de Laboratório de Análises Clínicas, é preciso gostar de matérias como Química e Biologia, além de saber se comunicar com o público.

Caso você tenha se interessado por essa profissão e deseja saber mais sobre possibilidades de formação e de especialização, confira o post completo!

O que faz um técnico em Análises Clínicas?

O técnico em Análises Clínicas é o profissional responsável por realizar, analisar e emitir parecer de exames feitos em laboratórios. Nesse sentido, o técnico atua na coleta de sangue, urina, fezes e secreções; orienta os pacientes sobre os exames; realiza testes de laboratório, manuseia e monitora os equipamentos laboratoriais.

 

 

Quais qualidades preciso ter para ser um bom técnico em Análises Clínicas?

Uma das principais qualidades necessárias para atuar como analista clínico é ter habilidade para lidar com a coleta e manuseio de sangue, urina, fezes e secreções. Sendo assim, é preciso que você não tenha receio de manusear seringas, perfurar a pele do paciente para efetuar a coleta e coletar secreções, por exemplo.

• Outras importantes habilidades:

Outras habilidades muito importantes são a concentração, organização e precisão, tendo em vista que essas qualidades são essenciais para realização da coleta e testes laboratoriais.

Vale destacar também que, como o analista clínico pode atuar diretamente com o público, é preciso saber se comunicar com as pessoas, explicar de forma fácil e objetiva o procedimento e, em determinados casos, até mesmo acalmar os pacientes que possuem dificuldades para realizar determinados exames, como crianças, por exemplo.

Como tirar o registro de técnico em Análises Clínicas?

Após concluído o curso técnico em Análises Clínicas, inclusive o estágio obrigatório, é preciso obter o registro profissional, a fim de exercer a profissão legalmente e ocupar postos de trabalho formais. Para isso, é preciso entrar em contato com o Conselho Regional de Farmácia do estado.

O conselho de classe irá solicitar documentos pessoais e que comprovem a conclusão do curso técnico para emitir o registro. A emissão e a renovação do registro são feitas mediante pagamento de anuidade. Geralmente, é possível parcelar o pagamento total ou obter desconto por meio do pagamento à vista.

Vale destacar que o registro somente será emitido se a instituição de ensino for reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, verifique se o curso que pretende realizar é certificado.

 

 

Onde trabalha esse profissional?

O analista clínico pode atuar em locais de áreas que requerem conhecimento em coleta de sangue, análise laboratorial e emissão de laudos, como:

  • Hospitais:
    1. públicos e
    2. privados:
  • postos de Atendimento de Saúde;
  • Clínicas;
  • Laboratórios;
  • Hemocentros;
  • Indústrias:
    1. cosmética,
    2. alimentícia e
    3. farmacêutica.

• Pós-graduação EAD em Análises Clínicas

Para você que já possui graduação e deseja se especializar, a Pós-graduação EAD em Análises Clínicas é a oportunidade perfeita! Com um formato mais voltado à profissionalização e atualização dos estudantes, este curso permitirá que você cresça ainda mais na carreira e também seja mais valorizado pelo mercado.

→ Conheça o Curso de Laboratório de Análises Clínicas do Estude Sem Fronteiras

→ Descubra também a Pós-graduação EAD em Análises Clínicas!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação vinculado à Faculdade Metropolitana, localizada no estado de São Paulo, que oferece diversos cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação. Os cursos são oferecidos na modalidade online e são certificados por uma instituição nota máxima no MEC. Entre em contato com o Estude Sem Fronteiras para obter mais informações e venha construir seu futuro já!

Clique abaixo para conhecer mais sobre o Curso de Laboratório de Análises Clínicas e também sobre a Pós-Graduação:

CONHEÇA O CURSO CONHEÇA A PÓS

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana