Skip to main content
cursos livres com certificado

8 formas de estimular o aprendizado do aluno na sala de aula

Atualmente, é um grande desafio para os professores manter a atenção dos alunos durante o momento de aula. Estimular a motivação deles nesse período é fundamental para garantir um bom desempenho nos estudos.

Por esse motivo, o profissional que busca manter seus alunos atentos às aulas necessita de encontrar outras metodologias para aflorar essa motivação e vontade de se desenvolver em sala de aula. Novas metodologias não anulam a importância dos métodos já aplicados.


Pensando nisso, separamos 8 formas para estimular o aprendizado do aluno com criatividade, criando assim novas maneiras para o profissional atingir seu objetivo, que é a troca de conhecimento entre aluno e professor.

 

Acesse aqui: Dicas para melhorar o aprendizado dos alunos

 

8 formas de estimular o aprendizado em sala de aula

Com todas as mudanças relacionadas ao desenvolvimento do ser humano, quando se fala sobre fatores como motivação, é impossível não levar em consideração como esse desenvolvimento afeta o interesse dos alunos em sala de aula. Tudo precisa ser o mais atrativo possível para justamente despertar o interesse e estimular o aprendizado.

 

 

  • Expor os conteúdos de forma visual

 

Quando os conteúdos são listados de forma organizada, os estudantes tendem a aprender de uma forma mais produtiva. Quando o professor faz uma lista do que será apresentado durante a aula, o cérebro do aluno já faz todo um mapeamento na sua mente, favorecendo o aprendizado. Após essa lista, é importante fazer uma breve explicação sobre cada tópico exposto, depois disso deixe os alunos refletindo sobre o que eles puderam entender com a pequena explicação. A próxima etapa é iniciar a aula em si.

 

 

  • Mesclar atividades online e offline

 

Devido ao avanço da tecnologia, ela se faz cada vez mais presente na vida dos estudantes. Na sala de aula, os novos elementos não podem ser deixados totalmente de lado, é preciso usar as ferramentas que a tecnologia oferece a favor do processo de aprendizagem. É essencial realizar atividades online e offline. Busque realizar atividades que possam ser desenvolvidas nos laboratórios de informática, resultando assim em uma aula dinâmica e produtiva.

Usar a internet na rotina estudantil vai gerar uma maior proximidade do aluno com o ambiente escolar, pois será feita a união da realidade vivida na escola com o que já faz parte do dia a dia de cada aluno.

 

 

  • Valorize o processo, não só o resultado

 

Resultados são sim importantes, mas é preciso estar atento ao processo que leva aos resultados. Quando o foco é totalmente nos resultados, os esforços nunca serão valorizados. Se o professor não fizer uma boa abordagem sobre o processo que o aluno desenvolveu, caso ele não atinja o resultado, poderá sentir-se totalmente desmotivado, pois não foi “recompensado” da maneira que esperava.

Por esse motivo, nunca deixe de enfatizar a importância do processo, em conjunto, claro, com o resultado. Com essa ação, o professor vai mostrar aos seus alunos que, ainda que os resultados não sejam os esperados, os esforços deles jamais poderão perder-se. Esses esforços permanecem para os fortalecer para futuros desafios.

 

 

  • Desafios em grupo

 

Os questionamentos dos alunos são de extrema importância para o aprendizado. Quando o professor propõe atividades em grupo, ele dá abertura para que os alunos tirem suas dúvidas entre si e também exponham suas opiniões sem o medo do julgamento e sem se sentir retraídos ou envergonhados. É importante estar atento, pois cada aluno tem uma forma diferente de assimilar e aprender.

É fundamental não ter simplesmente respostas prontas, e sim respostas que estimulem os alunos a pensarem sobre o assunto abordado, incentivando assim a desenvolver críticas e novas ideias. Além disso, quando eles são estimulados a debater, a contribuição para criar opiniões é otimizada, pois diferentes áreas no cérebro são ativadas no processo, fortalecendo as conexões relacionadas ao conhecimento.

 

 

  • Gerar momentos únicos

 

Para se destacar e ser ouvido pelos alunos, o professor precisa criar aulas diferenciadas que chamem a atenção. Portanto, para que isso aconteça, seja original, procure diversificar as aulas utilizando-se de vídeos, dinâmicas produtivas que possam ser inseridas durante a aula e que estimulem o aluno a fazer sua contribuição. Desenvolva atividades que fiquem na memória do estudante e que ele se lembre quando pensar em determinada matéria. Isso também vai criar uma relação mais próxima entre o docente e os alunos.

 

 

  • Interatividade durante aulas expositivas

 

As aulas expositivas tendem a ser bem cansativas e exaustivas, pois exigem que os alunos permaneçam sentados e atenciosos durante todo o período da aula. Exigir que o estudante permaneça sentado é bem difícil, porque isso acaba gerando sono, além de qualquer coisa tornar-se motivo para distrações pelo fato de estarem parados e sentados.

Para mudar esse quadro, uma opção favorável é apostar na interatividade durante esse tipo de aula. A interatividade pede a participação dos alunos e, com isso, a atenção deles ao que está sendo abordado. Faça perguntas individualmente ou para o grupo, procure utilizar-se do bom-humor e usar exemplos do dia a dia para deixar o assunto mais interessante.

 

 

  • Dinâmicas de autoconhecimento

 

Os professores podem desenvolver atividades e situações que ampliem o autoconhecimento dos alunos. Um bom exemplo disso são as dinâmicas em grupo. Esse modelo de atividade precisa ter o objetivo de incentivar o relacionamento entre os discentes, já que fazer algo em grupo auxilia a percepção e expressão de sentimentos, dentre outras vantagens que tornam possíveis o acolhimento das dificuldades de cada estudante. Ao desenvolver esse tipo de dinâmica, será estimulado nos alunos o autoconhecimento e a consciência de suas próprias dificuldades. O resultado dessa estratégia é que os alunos tornam-se mais aptos a desenvolver estratégias que se adaptem melhor a cada contexto.

 

 

  • Oferecer um feedback

 

Entenda, o feedback não é uma crítica com o objetivo de expor alguém. Ao contrário disso, trata-se de uma análise precisa e particular das atitudes de uma pessoa que podem estar afetando seu desempenho de maneira positiva ou negativa. Ele é muito importante no processo de aprendizagem. Com a devida análise, o professor consegue identificar as dificuldades enfrentadas pelo aluno e assim pode ajudá-lo a encontrar novas alternativas para driblar esses problemas.

Também é muito importante não se esquecer do reforço positivo, pois ele contribui para o bom desenvolvimento do aluno. Dessa forma, o professor estará reconhecendo e parabenizando cada estudante por todos os seus esforços até o presente momento.

 

Aprimore suas ideias para a sala de aula com o Estude Sem Fronteiras  

A busca por aperfeiçoamento acadêmico é muito importante para os professores que objetivam investir em sua carreira. Devido a nova era tecnológica que se vivencia, é preciso estar atento às tendências do momento para que os estudantes sejam envolvidos e estimulados a aprender.

Esse aperfeiçoamento pode ser adquirido através de cursos de extensão e aprimoramento. Os cursos vão contribuir positivamente para o desenvolvimento de novas ideias, as quais serão desenvolvidas em sala de aula, conquistando a atenção dos alunos.

O Portal Estude sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana de São Paulo, a qual está localizada na cidade de Ribeirão Preto. Atualmente, o Portal oferece mais de 750 cursos ofertados a todo o território brasileiro. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação para profissionais que almejam otimizar seu desempenho em sala de aula.

Acesse o site e obtenha maiores informações sobre os cursos livres com certificado disponíveis no portal.  

 

Veja mais: Melhor curso de espanhol | Alunos portadores de necessidades especiais | Site de cursos online