Você se sente perdido ao pensar qual curso deseja fazer? Qual profissão seria mais adequada para seu perfil? Sente uma pressão de seus pais para escolher o rumo de sua vida? De que tipo de profissional você será daqui a 5 anos ?! Isso tudo é normal.
Nós do Blog do Estude Sem Fronteiras iremos te ajudar !
O momento que marca o rito de passagem da adolescência à vida adulta, marcado pela escolha profissional que, atrelada à escolha do curso e da faculdade que deseja escolher, causa espanto, ansiedade medo e frustração.
Como encarar essa etapa da vida?
Da forma mais natural possível. O Prof. Dr. Marcio Girotti, Diretor da FATECE, explica como passar por esse momento e dá dicas para escolher o melhor caminho.
Girotti: A melhor coisa a fazer para passar por esse momento é não pensar nele de forma direta, tente levar a vida como ela é, com sua rotina, objetivos e projetos. Com isso, a ideia da escolha passa despercebida, e você vai descobrir o caminho de forma natural.
Outra coisa interessante é pesquisar sobre a área que deseja atuar, a profissão que pensou em escolher, isso ajuda a entender um pouco sobre a profissão, mercado de trabalho, projeções e dificuldades; nesse ponto, já se elimina algumas possibilidades de escolha.
O ponto principal, quando se quer escolher, é partir daquilo que se tem afinidade, e isso acaba sendo concentrado na área que você mais gosta, entre elas: saúde, esporte, humanas, biológicas, exatas, tecnologia, entre outras.
Se eu gosto de funções ligadas a gestão, organização, finanças, estou próximo da área de humanas e exatas, posso escolher ser um contador ou um administrador, por exemplo.
Como se decidir: facilidade de organização ou facilidade com números? Já é uma dica: se você não tem facilidade com números, já pode excluir a área de exatas e, em alguns casos, a área de tecnologia.
Outra dica é partir da exclusão: se não gosta de ler, não faça nenhum curso ligado a humanas, a chance de você não se adaptar é grande.
Se não gosta de agulhas, seringas, cortes, ferimentos, você não se identifica com a área de saúde.
Então fica a dica!
Conheça melhor a área e a profissão que deseja seguir, comece por excluir o que não gosta e, aos poucos, você irá se identificar com aquilo que realmente quer seguir.