Acompanhe mais detalhes sobre a evolução na carreira pública e a importância dos cursos livres com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para ascender profissionalmente.
Na organização do setor público municipal, estadual ou federal, os cargos dividem-se em dois patamares: isolados ou em carreira.
O que diferencia as duas variáveis é a possibilidade (ou não) de evolução do funcionário que ocupa tais cargos, ou seja, a oportunidade de ascensão, evolução profissional, promoção ou acesso a graus ou níveis ascendentes de responsabilidade dentro de um conjunto de cargos (que se baseiem na mesma natureza).
A evolução profissional na carreira pública
A Lei Federal, ao garantir o direito à carreira, possibilitou o acesso a outros cargos no interior das carreiras, contanto que sejam de mesma natureza.
Por outro lado, a evolução profissional impediu o acesso a cargos de outras carreiras, impediu o acesso a cargos de outras carreiras, de natureza distinta, ou seja, proibiu a constituição de uma carreira com cargos heterogêneos, sem atribuições assemelhadas e núcleo de habilitações.
Progressão na carreira
Nesse sentido, diversas áreas do funcionalismo público contam com planos de carreira, ou seja, tabelas de progressão que indicam, todos os anos, o quanto pode chegar o patamar salarial de cada cargo ao longo do desenvolvimento da carreira.
Dependendo da carreira traçada, em pouco mais de uma década, é possível chegar ao teto da carreira, com diferença remuneratória que passa de 50%.
Saiba mais: A importância dos cursos para concurso público na prova de títulos
Como evoluir profissionalmente na carreira pública
No geral, a maioria das áreas atribui a ascensão na carreira à capacitação do funcionário público, ou seja, a realização de cursos online, cursos livres com certificado, cursos de extensão, cursos de aperfeiçoamento, entre outros.
Atingida uma determinada quantidade de horas de qualificação, que deverá ser comprovada até a data limite de progressão, é possível ascender na carreira.
Em outras palavras, ao tornar-se servidor público, a pessoa não fica isenta de ter que estudar. Existem, inclusive, carreiras que subsidiam a realização de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).
Trata-se de um incentivo à maior qualificação do profissional que está inserido no setor público, o que explica o porquê de os servidores estarem sempre em busca de titulações, cursos online, workshops, simpósios etc.
Além de abrir caminho para alcançar padrões mais elevados na carreira, manter-se atualizado ajuda também na conquista de cargos de confiança e na prestação de serviços com alto nível de excelência, principal finalidade de todo esse incentivo do Poder Público.
Esteja capacitado para ascender na carreira pública com o Estude Sem Fronteiras
A busca pela capacitação deve ser constante, tanto entre quem deseja evoluir na carreira quanto entre aqueles que ainda lutam para passar no concurso público. No entanto, é imprescindível que se busque por cursos com certificação emitida por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC.
Quanto maior for a dedicação e convívio com profissionais de segmentos distintos (estimulando a junção de conhecimentos sobre temas que possam atuar juntamente com o seu interesse), maior será a capacidade de entendimento sobre uma determinada área de atuação.
O portal Estude Sem Fronteiras é uma empresa que pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, a qual é credenciada com Nota Máxima pelo MEC. O portal oferece mais de 650 cursos 100% online que são vendidos para o Brasil todo. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.
Navegue pelo site para obter maiores informações sobre cursos livres com certificado e evolução profissional.