Veja como deve funcionar a educação inclusiva dentro da sala de aula e quais seus principais desafios atualmente. Saiba também como ter acesso a cursos de educação inclusiva.
A educação inclusiva compreende uma concepção de ensino contemporânea que tem como principal intuito garantir o direito de educação a todos.
Nesse sentido, essa área da educação pressupõe acesso igualitário a oportunidades, além da valorização das diferenças entre pessoas, abrangendo, assim, as diversidades sociais, étnicas, intelectuais, culturais, físicas, sensoriais e de gênero.
Implica em uma evolução e desenvolvimento da cultura, das políticas vigentes na escola, das práticas e do sistema de ensino como um todo, visando a garantir o acesso, a aprendizagem e a participação de todos, sem exceção.
Os desafios da educação inclusiva
A fim de exercer a inclusão, de fato, e garantir o aprendizado de todos os alunos na escola, é necessário, primeiramente, fortalecer a formação do corpo docente e incentivar uma grande rede de apoio entre alunos, professores, famílias, gestores escolares e profissionais de saúde que são responsáveis pelas crianças com necessidades educacionais especiais.
Entretanto, existem barreiras que impedem o acesso à educação plena por parte de alguns alunos. Tais adversidades estão relacionadas a diversas variáveis e dimensões da escolarização, inclusive, o impedimento na ação dos próprios educadores.
Os desafios vão muito além de receber a matrícula de alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais. É necessário, também, fornecer condições para a operacionalização de um projeto pedagógico inclusivo.
A inclusão dos alunos deve garantir a eles o acesso à escolaridade através de todas as possibilidades de desenvolvimento que a rede de ensino possa oferecer.
Como aprimorar a educação inclusiva
As mudanças são urgentes e compreendem diversos aspectos, como a reestruturação física das escolas, com remanejamento de barreiras arquitetônicas e introdução de recursos e de tecnologias assistivas.
Além disso, é preciso investir na oferta de profissionais especializados em ensino especial e compreender que a incorporação desses serviços na rede de ensino deve vir em conjunto com o planejamento da grade, a organização escolar e a avaliação do ensino.
Outro fator muito importante diz respeito à capacitação dos professores para exercer a educação inclusiva. A revolução no método de ensino dentro das escolas só pode ocorrer mediante a presença de educadores preparados para atender aos alunos com necessidades especiais.
Nesse sentido, a formação continuada, através de cursos de educação inclusiva, cursos de libras e também de braile, tem papel fundamental na prática profissional.
Tenha acesso a cursos de educação inclusiva através do Estude Sem Fronteiras
O portal Estude Sem Fronteiras é uma empresa pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, sendo credenciada com Nota Máxima pelo MEC. O portal oferece mais de 650 cursos que são vendidos para todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.
Os cursos abordam, inclusive, questões relacionadas às políticas e leis que garantem a inclusão desses alunos com algum tipo de deficiência.
Dentre os principais cursos de educação inclusiva, é possível mencionar:
- Curso de educação inclusiva;
- Educação inclusiva com ênfase em Libras;
- Distúrbios de aprendizagem e a educação inclusiva;
- Formação para instrutor e interlocutor de Libras;
- Autismo: educação e o processo de aprendizagem;
- Transtornos globais de desenvolvimento (TGD);
- Autismo: identificação, diagnóstico e processo de aprendizagem;
- Atendimento educacional especializado;
- Políticas educacionais e a educação inclusiva;
- Entre outros.
Navegue pelo site para conferir todas as opções de cursos de educação inclusiva.