Faculdade Metropolitana
Duas crianças em ambiente de estudos posicionadas perante uma mesa. Uma delas escreve em uma folha de papel, a outra escuta.

Terapia ABA para crianças autistas: saiba os benefícios e possibilidades de formação

O autismo é um transtorno complexo do desenvolvimento que afeta a comunicação e as habilidades sociais de um indivíduo. Em vista disso, há anos pesquisadores têm buscado formas de ajudar as crianças autistas no desenvolvimento de suas habilidades sociais e de sua capacidade de comunicação.

O objetivo desta busca é admirável e nobre por si só: melhorar a qualidade de vida de seres em formação para que assim sejam amparadas suas conquistas e, enfim, sua inclusão nos diversos setores da sociedade.

Bolsa de Pós- Graduacao com 75% de desconto.

Nesse contexto, uma das principais técnicas estudadas e utilizadas nos tratamentos é a Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Esse método, por possuir base científica sólida, tem se mostrado amplamente eficaz à melhora do comportamento e das experiências sociais de crianças autistas.

Se você se interessa pelo assunto, saiba que diversos profissionais podem acessar as possibilidades de formação ou especialização em Terapia ABA, principalmente por meio de cursos e pós-graduações. Essa jornada de aprendizado pode ser uma excelente oportunidade de carreira e crescimento profissional para aqueles que desejam trabalhar com educação e suporte psicológico de crianças autistas.

Pensando nisso, o Estude Sem Fronteiras preparou um conteúdo exclusivo para explicar a você o que é a Terapia ABA, seus principais benefícios e também possibilidades de formação para atuação profissional. Siga a leitura!

O que é a Terapia ABA?

>> Pós-Graduação EAD em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista

A Terapia ABA (Applied Behavior Analysis, em inglês, ou Análise do Comportamento Aplicada, em versão traduzida) é um tipo de terapia comportamental utilizada para ajudar indivíduos com autismo no desenvolvimento de suas habilidades sociais, emocionais e de comunicação. A terapia baseia-se em princípios de aprendizagem e condicionamento e é personalizada para atender às necessidades individuais de cada ser.

A Terapia ABA geralmente envolve sessões individuais com um terapeuta qualificado e treinado em ABA. Durante as sessões, o sujeito é encorajado a se engajar em comportamentos positivos e apropriados, enquanto comportamentos indesejados ou inadequados são ignorados ou extintos. A terapia pode incluir atividades lúdicas, jogos, recompensas e outras técnicas para motivar e reforçar o comportamento positivo, o que tende a ser muito benéfico às crianças.

De tal modo, essa terapia é frequentemente utilizada para ajudar crianças autistas a desenvolverem valores e necessárias aptidões individuais e sociais. Nessa perspectiva, comportamentos considerados adequados e desejáveis são estimulados e reforçados, direcionando-as sempre aos pilares da autoconsciência e do autocuidado.

Em síntese, trata-se de uma abordagem baseada em evidências, a qual tem sido extensivamente estudada e comprovada por pesquisas científicas. Assim, essa é uma terapia amplamente recomendada por profissionais de saúde e educadores como um tratamento eficaz e valoroso para crianças com autismo.

Pós-Graduação EAD em Autismo

Professoras ensinam crianças sentadas, ao redor de uma mesa redonda, auxiliando-as em atividade educacional lúdica e criativa.

Quais os benefícios da Terapia ABA para crianças autistas?

São inúmeros os benefícios obtidos por meio de tratamentos guiados por profissionais responsáveis e efetivamente capacitados.

Tais avanços, inclusive, podem ser potencializados caso sejam combinados com uma ostensiva rede de apoio familiar e social. Na sequência, listamos algumas das possíveis e essenciais melhoras trazidas:

• Avanços na Comunicação:

A Terapia ABA pode ajudar a melhorar a comunicação verbal e não verbal em crianças autistas. Isso inclui a capacidade de iniciar e manter conversas e também de expressar sentimentos e emoções.

• Melhorias no Comportamento:

Essa técnica pode ajudar a reduzir comportamentos problemáticos em crianças autistas, como agressão, autoagressão, estereotipias e comportamentos disruptivos. Isso é feito através da identificação das causas do comportamento e da aprendizagem de novas capacidades individuais e sociais.

• Aumento da Aprendizagem:

Tratamentos bem estruturados e executados tendem a ajudar no aumento da capacidade de aprendizado em crianças autistas, fornecendo treinamento intensivo em habilidades específicas e construindo gradualmente essas habilidades.

• Desenvolvimento da Socialização:

Tal técnica pode ajudar as crianças autistas a melhorarem suas habilidades sociais e interação com outras pessoas. Nesse sentido, os ensinamentos auxiliam para que seja ampliada a compreensão de certos elementos das relações sociais, como contato visual, tom de voz e expressões faciais.

• Promoção da Independência:

A Terapia ABA pode ajudar a promover a independência em crianças autistas, embasando o ensino-aprendizagem de habilidades básicas de vida diária. Assim, são estimuladas e melhoradas, por exemplo, as competências da alimentação, higiene pessoal e vestimenta, além de habilidades práticas, como compras e viagens.

• Aumento da Autoestima:

Essa técnica terapêutica pode ajudar a aumentar a autoestima em crianças autistas, proporcionando uma sensação de sucesso e conquista quando novas habilidades são aprendidas e reforçadas positivamente.

• Ampliação da Qualidade de Vida:

No geral, os benefícios trazidos pela Terapia ABA podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças autistas e de suas famílias. Afinal, são fornecidos suporte e treinamento adequado para que se possa lidar com os desafios do autismo, levando, assim ao aperfeiçoamento gradual das relações familiares.

>> Leia também:

Terapia Aba: tudo sobre o método eficiente no tratamento do autismo

Homem sentado acompanha e ensina uma criança, também sentada, em um ambiente repleto de livros posicionados em uma estante.

Portanto, são esses os principais benefícios da Terapia ABA para crianças autistas:

  • Avanços na Comunicação
  • Melhorias no Comportamento
  • Aumento da Aprendizagem
  • Desenvolvimento da Socialização
  • Promoção da Independência
  • Aumento da Autoestima
  • Ampliação da Qualidade de Vida

>> Acesse também este conteúdo:

A Importância da Família no Processo de Educação Inclusiva

Como buscar formação ou especialização em Terapia ABA?

Há diversos cenários possíveis para formação em Terapia ABA, incluindo cursos de aprimoramento e pós-graduação. O Estude Sem Fronteiras oferece uma ampla gama de possibilidades para que você escolha o que melhor se adequa ao seu perfil e necessidade.

• Cursos Online em Terapia ABA:

Os cursos ABA, de curta ou média duração, são uma opção para quem deseja se aprofundar na área, mas possui menos tempo disponível. Veja abaixo as principais opções!

>> Curso Online de Espectro Autista: Investigações, identificação e Diagnóstico

Curso Online de Espectro Autista: Investigações, identificação e Diagnóstico

>> Curso Online de Autismo: Identificação, Diagnóstico e o Processo de Aprendizagem

Curso Online de Autismo: Identificação, Diagnóstico e o Processo de Aprendizagem

>> Curso Online de Autismo: Educação e o Processo de Aprendizagem

Curso Online de Autismo: Educação e o Processo de Aprendizagem

>> Curso Online de Terapia ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Curso Online de Terapia ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

>> Curso Online de Educação Inclusiva

Curso Online de Educação Inclusiva

• Pós-graduação:

Já a pós-graduação em ABA é a opção ideal para quem deseja se especializar com maior tempo disponível.

Tal formação é voltada para profissionais que desejam se atualizar e se especializar em profundidade em uma área em crescimento, a qual oferece grandes oportunidades de carreira e evolução funcional. Clique no botão para acessar a grade curricular!

>> Pós-graduação EAD em Autismo

Pós-Graduação EAD em Autismo

>> Pós-graduação EAD em Intervenção ABA aplicada à Educação Inclusiva

Pós-graduação EAD em Intervenção ABA

>> Pós-graduação EAD em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista

Pós-graduação EAD em Intervenção ABA

>> Clique no botão abaixo e descubra também as demais pós-graduações de Educação Inclusiva do Estude Sem Fronteiras. Todas são 100% online!

PÓS-GRADUAÇÃ EAD EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Terapia ABA: uma valiosa ferramenta ao desenvolvimento humano e à construção da cidadania

Compreender com profundidade o que é a Terapia ABA e seus benefícios para os indivíduos, em especial às crianças autistas, consiste em um passo fundamental para garantir inclusão e desenvolvimento humano pleno.

Como observado, essa é uma abordagem comportamental que se baseia na análise do comportamento aplicada, e pode ser muito eficaz na promoção de habilidades sociais, cognitivas e comunicativas de modo a fundamentar e amparar a construção da cidadania.

Além disso, a formação em Terapia ABA pode abrir diversas possibilidades de atuação profissional, contribuindo para o crescimento e a evolução funcional na carreira.

Por fim, é importante que pais, educadores e profissionais da área de saúde e educação conheçam e busquem se atualizar sobre essa abordagem terapêutica, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das crianças autistas.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Você sabe quem está promovendo este artigo? Nós somos o Estude Sem Fronteiras, um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Pós-Graduação e MBA EAD de forma 100% online.

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faculdade Metropolitana