Faculdade Metropolitana
cursos livres com certificado

A psicomotricidade para a aprendizagem na educação infantil

Entenda o que é o termo psicomotricidade e como ela pode contribuir na aprendizagem das crianças que frequentam a educação infantil.

A psicomotricidade é a ciência que estuda uma pessoa por meio do seu corpo em movimento, levando em consideração seu mundo interior e exterior. Assim, pode ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos exercidos pelo corpo.

Bolsa de Pós- Graduacao com 75% de desconto.

Ela tem como base uma criação unificada da pessoa, isso engloba as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na percepção das capacidades de ser e de se expressar em um contexto social.

A psicomotricidade é um conjunto de conhecimentos que permitem o desenvolvimento do ato motor humano, ou seja, fazendo uso do corpo. A movimentação do corpo proporciona, dentre os imensuráveis benefícios, a integração da pessoa consigo e com o mundo exterior. Os três conhecimentos básicos da psicomotricidade são: movimento, intelecto e afeto.

 

Psicomotricidade na educação infantil

 

A psicomotricidade pode ser percebida em pequenas ações e em atividades que proporcionam o desenvolvimento da motricidade da criança, objetivando o crescimento e o domínio do seu próprio corpo. Dessa maneira, trata-se de um cuidado vital para o desenvolvimento de todas as áreas importantes do crescimento da criança.

A organização da educação psicomotora é a base para o sistema intelectivo e de aprendizagem. Normalmente, o desenvolvimento avança do geral para o específico, por isso é necessário estar atento quando a criança aponta complicações no momento de aprender algo novo, pois grande parte dessas complicações estão ligadas ao desenvolvimento psicomotor.

No tempo em que estiver acontecendo o procedimento de aprendizagem, todos os movimentos e intelectos básicos serão usados com frequência pela criança. O progresso do esquema corporal, orientação temporal, estrutura espacial, lateralidade e pré-escrita são essenciais na aprendizagem. Se, eventualmente, houver algum problema em um destes elementos, a aprendizagem será prejudicada.

É de extrema importância que a escola e a família trabalhem o desenvolvimento psicomotor com as crianças. Somente a partir desse desenvolvimento torna-se possível que elas elaborem melhor seus movimentos e sua relação com tudo aquilo que as circunda.

Existe a necessidade de dar a devida atenção a fatores como a lateralidade, organização e noção espacial. Se trabalhados da forma correta, resultarão em vantagens no desenvolvimento da criança.   

 

Materiais que contribuem para experiências motoras na educação infantil

 

Existem alguns materiais que podem colaborar para que as experiências motoras das crianças evoluam e, assim, elas se desenvolvam sem muitas dificuldades. Esses materiais podem ser utilizados facilmente no ambiente escolar.

  • Túneis para as crianças percorrerem;
  • Materiais que rolem, nos quais as crianças possam entrar;
  • Caixas de madeira;
  • Espelhos, bastões e varinhas;
  • Papéis de todos os formatos e cores;
  • Instrumentos musicais ou que proporcionem algum tipo de som;
  • Giz, lápis e canetas hidrográficas;
  • Elásticos;
  • Móbiles;
  • Bancos, sacos de diversos tamanhos, pneus, tijolos.

Quando a psicomotricidade não é desenvolvida da maneira correta e eficaz, pode resultar em consequências danosas ao desenvolvimento da criança. É importante deixar claro que ela não está apenas relacionada ao movimento, trata-se de um processo complexo que engloba a educação de movimentos e, em decorrência, é observada a melhora na utilização das capacidades psíquicas.  É por esse motivo que o movimento está diretamente ligado ao aspecto mental.

No momento em que o professor compreender que a educação através do movimento é uma peça fundamental do edifício pedagógico (o qual auxilia a criança a resolver com maior facilidade os problemas atuais de sua escolaridade e prepara para sua futura vida adulta), essa atividade não ficará mais em segundo plano. Com esse método de aprendizado, o professor pode conhecer com exatidão detalhes como algumas percepções e aspectos de inteligência diferenciados de cada aluno. Assim, torna-se possível elaborar formas para despertar a atenção dos discentes com suas especificidades.

 

Faça cursos para aprimorar seus conhecimentos com o Estude Sem Fronteiras

 

O portal Estude Sem Fronteiras é uma empresa pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, localizada na cidade de Ribeirão Preto, sendo credenciada com Nota Máxima pelo MEC. O portal oferece mais de 750 cursos de especialização que são ofertados e válidos a todo o Brasil. São cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.

O portal conta com diversos cursos sobre psicomotricidade, os quais colaboram com o aprimoramento de profissionais que já atuam ou que desejam atuar nessa área de extrema importância para o desenvolvimento das crianças.

Acesse o site e descubra a variedade de cursos livres com certificado com ênfase nas atividades psicomotoras.

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Acompanhe nossas redes sociais:

Nos siga também no Instagram

Faculdade Metropolitana