Faculdade Metropolitana
Ilustração de lâmpada ao centro da imagem, representando o pensamento humano.

Neuropsicopedagogia e tecnologia: entenda qual a importância da tecnologia para a área

A Neuropsicopedagogia tem uma função primordial na sociedade atual: auxiliar os processos neurológicos e psicológicos envolvidos no processo de aprendizagem, bem como na Pedagogia em geral. A área da Neuropsicopedagogia tem sido extremamente presente na pesquisa do desenvolvimento cognitivo.

Outro elemento também presente e importante para os estudos sobre o cognitivo humano é a tecnologia. Além de proporcionar os meios para a realização destes estudos, a tecnologia exerce seu maior peso por agir diretamente no desenvolvimento cognitivo de um indivíduo.

Bolsa de Pós- Graduacao com 75% de desconto.

Entenda melhor a relação entre essas duas áreas para saber como aplicar a tecnologia de forma positiva para o cognitivo humano!

Notebook aberto com teclado de led em um fundo escuro

As consequências dos avanços tecnológicos mostram-se presentes em diversos aspectos da vida humana. Como, por exemplo, as constantes melhorias e inovações na área da saúde e da comunicação.

Da mesma forma, a mente humana e seu desenvolvimento também estão profundamente ligados à tecnologia. Assim, o indivíduo molda-se através das ações e influências dos avanços tecnológicos que o atingem.

Portanto, a tecnologia exerce um papel fundamental no desenvolvimento humano. Seja em seu aspecto comportamental, social ou cognitivo, a mente humana é um dos campos de maior influência da tecnologia.

Uma vez que a ampliação da percepção e entendimento da nossa realidade não somente depende da saúde e exercício da mente, mas também da extensão do discernimento do nosso mundo proporcionado pela tecnologia que desenvolvemos, da tecnologia que influencia como vivemos o dia a dia.

Considerando este fato, é importante entender como a tecnologia é e pode se tornar uma grande aliado no desenvolvimento positivo da humanidade. Um dos maiores exemplos de como a tecnologia pode funcionar como estratégia é tratando-se do âmbito de aprendizagem, da qual a Neuropsicopedagogia irá analisar.

>> Entenda mais sobre Neuropsicopedagogia: O que é, salário, carreira e tudo sobre

Os benefícios da tecnologia para o desenvolvimento cognitivo

A tecnologia é um fator externo que atualmente faz-se presente em todas as faixas etárias, da infância à velhice. Assim, torna-se necessário estudar e aprender maneiras de utilizar a tecnologia a favor do progresso humano.

Portanto, a tecnologia pode ser encontrada em quase todos os aspectos do dia a dia de um indivíduo. Desde o ato de reproduzir uma música através de um serviço de streaming até o conteúdo assistido em uma TV smart.

Desta forma, como a tecnologia pode influenciar de forma benéfica o desenvolvimento cognitivo?

O estímulo para o processo criativo:

lampada redonda acessa com um fundo escuro

Cadastre-se e Receba as Informações e um Desconto Especial nos cursos de Pós-Graduação EAD

O acesso a diversas plataformas de reprodução de mídias e redes sociais é uma boa maneira de estimular o ato de criar.

Como, por exemplo, jogos digitais que tem como propósito a criação de cenários, histórias e personagens. Ou, também, o acesso a vídeos de tutoriais que promovem a criação de artesanatos, brinquedos e atividades, de maneira com que a criança ou adulto possa reproduzi-la. Estes são popularmente conhecidos como DIY – Do It Yourself, que significa “Faça você mesmo”.

Logo, além do incentivo ao pensamento criativo, há a possibilidade de aprimoramento de habilidades manuais e motoras. Tais atividades também podem agir no melhoramento do senso de autonomia de uma criança.

A melhora de habilidades motoras:

Há inúmeras atividades e jogos que podem ser acessados através de computadores, smartphones e tablets cujas interações ajudam na habilidade motora. O desenvolvimento e a manutenção desta habilidade é primordial para a saúde cognitiva de crianças e também de adultos e idosos.

Assim, através de jogos de digitação ou de mídias que estimulem o manuseio de algo, o paciente de neuropsicopedagogia pode entrar em contato com toda a complexidade da psicomotricidade. Como resultado, o cognitivo é aprimorado através da otimização do reflexo, do raciocínio e da motricidade.

>> Saiba tudo sobre: Psicomotricidade para a aprendizagem na Educação Infantil

Forma de incentivo a aprendizagem

Os benefícios da inserção da tecnologia no auxílio de processos de aprendizagem são extremamente relevantes e necessários. Isso porque a presença da tecnologia neste processo pode ser uma ponte para aproximar o paciente do sistema de aprendizado.

Esta aproximação é substancial para incentivar o interesse e o esforço do paciente. Em muitos casos, a falta de estímulos pode ser um grande bloqueio para a síntese de ideias. Portanto, é preciso demonstrar ao paciente que ele pode aprender de forma divertida, dinâmica e moderna.

Se a tecnologia já é algo presente no dia a dia de um paciente, introduzi-la em atividades e exercícios educacionais pode ser uma forma mais atraente de apresentar este processo.

Compreende-se, então, como a tecnologia pode proporcionar vantagens ao tratar-se de sua implementação como uma atividade auxiliar.

Dito isto, é interessante recapitular e entender quais são as principais vantagens da tecnologia no processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo apresentadas até aqui:

  1. Estimula a criatividade
  2. Melhora as habilidades motoras
  3. Exercita o reflexo
  4. Incentiva a aprendizagem
uma mão tocando o teclado do computador iluminado por led

Como introduzir a tecnologia de maneira positiva na Neuropsicopedagogia?

Considerando que as áreas de atuação profissional são a neuropsicopedagogia clínica e institucional, há muitas oportunidades para se utilizar a tecnologia de forma dinâmica e positiva.

Em ambos os ambientes, as tecnologias digitais podem funcionar como atividades que fazem parte do projeto principal de auxílio na aprendizagem do paciente. Uma parte interessante e importante dessa possibilidade é que esses exercícios podem ser realizados com qualquer faixa etária.

Portanto, é fundamental que o profissional neuropsicopedagogo esteja constantemente pesquisando e estudando as melhores estratégias de acordo com a demanda de cada paciente.

Assim, ao realizar a análise profunda e humanizada de um paciente, o profissional conseguirá atingir de forma direta os pontos que afetam o processo de aprendizagem. Desta forma, o neuropsicopedagogo também conseguirá encontrar os meios e tecnologias corretos para fazerem parte do projeto.

O uso de jogos interativos e a reprodução de mídias podem ser uma maneira de dinamizar o processo de aprendizagem. Transformar o ato de aprender em algo dinâmico e eficiente é importante para o processo de aproximação do paciente com o seu próprio ritmo de aprendizagem.

>> Leia mais sobre: Psicologia do Desenvolvimento e seus estágios

Siga investindo em sua formação e seus conhecimentos:

Há uma demanda contínua de atualização de conhecimentos e práticas para a aplicação de meios tecnológicos digitais de forma profissional e positiva. Isso devido ao fato desta área ser completamente mutável, apresentando inovações a cada dia.

Deste modo, o recomendável a se fazer é acompanhamento frequente da área tecnológica. Estudar tendências e artigos que sejam voltados ao que você deseja propor aos seus pacientes é essencial para a formulação de um bom profissional.

Estar atualizado e bem informado traz segurança ao paciente e também ao prestador daquele serviço. Além disso, essas características são essenciais para se destacar no mercado de trabalho.

Logo, invista em uma boa formação profissional desde o início de sua carreira!

O Estude Sem Fronteiras te apresenta a Pós-Graduação EAD em Neuropsicopedagogia com ênfase no mercado de trabalho e nota máxima no MEC. Com essa Pós-Graduação, você terá a segurança de materiais atualizados e de qualidade, professores confiáveis e todo o suporte necessário, do início à conclusão. E sem precisar sair de sua casa.

Clique e confira mais informações sobre a Pós-Graduação EAD em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Metropolitana:

Conclusão:
Uma nova abordagem da tecnologia como algo positivo para o desenvolvimento cognitivo

A influência da tecnologia na essência do ser humano é indiscutível, seja esta considerada positiva ou negativa. Por conseguinte, há de se reconhecer e enaltecer alguns dos aspectos positivos como grande parte da evolução da sociedade.

Esta evolução é respectiva a melhorias intencionadas para o bem-estar e saúde do indivíduo. O desenvolvimento atrelado a inserção da tecnologia no processo de aprendizagem é certamente uma destas melhorias.

Afinal, é através de meios como a tecnologia que a aprendizagem pode tornar-se algo simples e acessível. Para aqueles que possuem dificuldades e bloqueios, a tecnologia pode ser um grande alívio e sinal de esperança. Transformar a aprendizagem em algo acessível e efetivo é trazer qualidade de vida e humanidade aos indivíduos.

A inevitabilidade da tecnologia no dia a dia de cada um ocasiona, assim, a oportunidade de observar a situação a partir de outros olhos. Dito isto, incluir a tecnologia em processos psicológicos ao invés de excluí-la e demonizá-la é uma abordagem necessária atualmente.

Assim, os estudos crescentes sobre o assunto demonstram que, no caso da Neuropsicopedagogia, a tecnologia pode ser utilizada como meio. Usá-la para promover um ambiente de aprendizagem dinâmico, eficiente e criativo é uma forma de aproximar o processo de aprendizagem da realidade.

 

Bolsa de Pós- Graduacao com 75% de desconto.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão onlinecursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD

>> Garanta uma Bolsa de Desconto para os cursos de Pós-Graduação EAD da Faculdade Metropolitana

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos OnlinePós-Graduação EAD e MBA EAD!

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faculdade Metropolitana