Faculdade Metropolitana
Profissional esteticista realizando tratamento na pele de uma cliente, deitada em sua frente, em ambiente clínico.

Carreira de Esteticista: o que faz, formação e tudo sobre

O mercado de trabalho tem aberto cada vez mais espaço para o campo de profissionais que atuam com beleza, saúde e bem-estar físico de pessoas. A área de estética é uma das responsáveis pela promoção de cuidados e autoestima de homens e mulheres, tendo ainda mais visibilidade na rotina de milhares de brasileiros. Portanto, se deseja entender o que é esteticista e tudo sobre a área veio ao post certo.

Compreenda o que é essa profissão, quais as áreas de atuação possíveis, como iniciar na carreira e qual a formação desejada para se apresentar enquanto um profissional de ponta e destaque no ramo. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Profissional esteticista sorrindo, usando uniforme branco em ambiente clínico de trabalho.

Esteticista: o que faz o profissional dessa área?

>> Pós-Graduação EAD em Estética

O profissional que atua enquanto esteticista é aquele especializado em lidar com tratamentos voltados para a manutenção do bem-estar e beleza de seus clientes.

Tal trabalho é feito por meio de ações estéticas e procedimentos que trabalham com o corpo — em regiões localizadas ou em sua totalidade.

A área de conhecimento é ampla, com qualificação teórica e técnica que os capacita para trabalhar com cabelos, face e corpo, com intervenções como massagens, limpezas, drenagens, aplicação de maquiagens, depilação e mais. Suas possibilidades de atuação podem estar localizadas em clínicas, spas, salões de beleza, hospitais, academias, centros de estética e mais.

É possível também trabalhar de forma autônoma e individual, a partir de atendimentos a domicílio ou como consultores para eventos e projetos.

Considerado um campo relacionado à saúde, é possível ainda lidar com especializações em áreas particulares ou voltadas para o trabalho em parceria com outros profissionais, como dermatologistas, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas, em um contexto multidisciplinar.

No trato em sua rotina com os clientes, ao trabalhar com estética é preciso demonstrar uma postura de acolhimento, confiança, cuidado e boa comunicação, estando atentos às recorrentes transformações e atualizações do mercado, bem como das necessidades e desejos da pessoa, avaliando com muita assertividade e qualidade as intervenções a serem aplicadas.

Profissional esteticista aplicando na pele do rosto de uma cliente uma seringa, realizando um tratamento estético.

Quais as áreas de atuação da estética?

Dentre a amplitude de possibilidades, destacamos as principais áreas de atuação dentro da Estética:

  1. Acompanhamento cirúrgico: esse tipo de atuação costuma ser aplicada e indicada para pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia e necessitam de tratamento voltado para a diminuição de sequelas ou possíveis efeitos colaterais após a cirurgia. Um exemplo de ação é a realização de drenagens após uma plástica;

>> Curso Online de Drenagem Linfática

  1. Estética corporal: relacionada a um conjunto de tratamentos que tem como foco a amenização de áreas e pontos que estejam gerando algum tipo de desconforto ao paciente, a exemplo da criolipólise, massagem, peeling corporal, e lasers;

>> Pós-Graduação EAD em Tratamentos e Procedimentos em Estética Corporal e Facial

  1. Estética capilar: tratamentos voltados aos fios e saúde do couro cabeludo, com foco em ações preventivas e de reparação;

>> Curso Online de Recursos Estéticos e Cosméticos Capilar

  1. Visagismo e maquiagem: técnicas utilizadas como recurso para a busca da valorização e harmonia entre elementos como face e cabelo, por meio de aplicação de maquiagem, design de sobrancelha, colorimetria, etc.;

>> Pós-Graduação EAD em Estética e Cosmética: Ênfase em Visagismo e Maquiagem

  1. Procedimentos faciais: aplicação de procedimentos e ferramentas que buscam a promoção do rejuvenescimento e melhora na saúde e aspectos da pele;

>> Pós-Graduação EAD em Técnicas de Estética e Cosmética

  1. Consultoria profissional: o esteticista passa a prestar consultorias para organizações, projetos e produções relacionadas com a utilização, venda ou uso de procedimentos e aparelhos de estética.

>> Pós-Graduação EAD em Estética

Quais serviços o profissional esteticista pode oferecer?

Entre as atividades mais comuns e populares do setor, alguns serviços se destacam, como:

  • Serviços de depilação e aplicação de lasers;
  • Microagulhamento e micropigmentação;
  • Design de cílios e sobrancelhas, técnicas de maquiagem, texturização capilar e colorimetria;
  • Drenagem linfática e massagem modeladora;
  • Cosmetologia;
  • Carboxiterapia e eletroterapia.

>> Entenda mais sobre: Práticas Integrativas e as 10 mais procuradas!

Como se tornar esteticista?

A lei n.º 13.643, de 2018, é a responsável por regulamentar a profissão e apresentar os requerimentos básicos para formação e atuação na área, que abarca as possibilidades de exercício profissional, excluindo a especialidade de estética contemplada pela medicina.

Mulher deitada em superfície branca, com os olhos fechados, enquanto recebe uma massagem estética profissional no rosto.

Então, para atuar enquanto técnico, é preciso comprovar a realização de um curso específico, com duração média de 2 anos. Já esteticistas cosmetólogos precisam apresentar diploma de graduação em nível superior no campo ou áreas equivalentes, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, estando aptos em conhecimentos e capacidades mais especializadas sobre o corpo humano.

Entretanto, com a alta competitividade nesse cenário, apenas a formação básica pode não ser suficiente para uma colocação de peso neste mercado.

E aos que buscam uma atualização profissional condizente com as constantes evoluções e descobertas do ramo da beleza e desejam conquistar vagas importantes, a realização de especializações e cursos de aperfeiçoamento é uma decisão que se encaixa com o direcionamento de procura de oportunidades e aquisição de domínios ainda mais qualificados.

Isso porque os cursos são responsáveis por ofertar uma formação continuada, capacitando ainda mais o exercício da profissão e expandindo os horizontes de aquisição de conhecimento, promovendo um destaque e crescimento profissional.

Confira algumas opções de Cursos Online e Pós-Graduação EAD oferecidos pelo Estude Sem Fronteiras, 100% Online e com certificação reconhecido pelo MEC:

>> Cursos Online em Estética:

Cursos Online de Estética

>> Pós-Graduação EAD em Estética:

Pós-Graduação EAD em Estética

Como é o mercado da estética?

Para aqueles que estejam interessados no mercado de trabalho da estética, a média salarial nacional gira em torno de R$ 1.500,00, podendo sofrer alterações a depender da região, nível de especialização do esteticista e tipo de trabalho ofertado.

As áreas hoje responsáveis pelo maior número de vagas estão localizadas em salões e clínicas, mas há muitos profissionais trilhando a jornada do empreendedorismo. E com chances de exercício variadas, notável consumo crescente por bem-estar e saúde e desenvolvimento tecnológico de ponta, estão surgindo metodologias e técnicas ainda mais modernas e assertivas para os tratamentos ofertados pelo ramo.

Dessa maneira, trabalhar com estética é oferecer um serviço de qualidade, que concorda com as principais demandas do setor.

E aí, conseguiu compreender mais a fundo sobre como ser esteticista?

>> Que tal conferir nosso post sobre: A importância dos cursos online para uma melhor capacitação profissional?

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD. 

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS!

Prof. Ms. Orlando A. Cabrera

Formação e experiência nas áreas de Moda e Estética. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca, com objeto de pesquisa na Análise Discursiva das imagens publicitárias de moda veiculadas na Revista Harper’s Bazaar Brasileira. Especialista em Didática do Ensino Superior pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Atuante como Coordenador/Tutor e Docente dos Cursos de Estética e Cosmética, Graduação e Pós-Graduação, e Moda, Pós-Graduação, na Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto - FAMEESP.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana