Faculdade Metropolitana
menina segurando uma lâmpada acesa

Aperfeiçoamento profissional: dicas para investir na sua carreira

O aperfeiçoamento profissional hoje deixou de ser visto enquanto um caminho optativo. Para aqueles que desejam crescer na carreira, se manter atualizados em sua área e almejar até mesmo uma promoção, buscar o aprimoramento dos seus conhecimentos é um caminho obrigatório.

E se você já conferiu nosso post sobre a importância do aperfeiçoamento, saiba que para alcançá-lo existem algumas ferramentas, ações e habilidades que auxiliam nessa construção. É pensando nisso que o Estude Sem Fronteiras traz para você 11 dicas para começar e como dedicar-se a este objetivo. Então, continue a leitura!

1. Faça um planejamento de carreira

É muito difícil começar um aperfeiçoamento profissional sem antes ter delimitado um foco ou meta a ser atingida. Busque compreender onde você deseja chegar e que tipo de profissional quer ser.

mulher escrevendo em bloco de anotações colado no vidro

Esse planejamento é, portanto, uma estruturação da trajetória a ser percorrida para alcançar seu desejo. Nessa organização, busque desenvolver metas de curto e longo prazo, em etapas que possam ser cumpridas e avaliadas.

2. Estabeleça uma jornada de autoconhecimento

Definir onde deseja chegar é também ter uma profunda e honesta compreensão sobre si mesmo. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para que você consiga identificar seus pontos de destaque e áreas que possam ser melhoradas.

Na área de desenvolvimento humano, há dois termos que podem de alguma forma nortear essa compreensão de uma maneira mais palpável: são as chamadas hard e soft skills.

Hard skills

Algo como habilidades difíceis em português. Elas estão diretamente conectadas com as capacidades técnicas que um colaborador pode atestar por meio de certificações, diplomas, cursos e mais.

É tudo aquilo que foi absorvido e que pode ser expresso em capacidades tangíveis e avaliáveis. Foram, por muito tempo, a única forma que as organizações utilizavam para identificar quais profissionais seriam aptos para ocupar a vaga oferecida.

Soft skills

Já as soft skills são as habilidades interpessoais, aquilo que você possui enquanto profissional e que não podem ser validadas por meio de cursos. Isso porque a forma como se apresentam se dá através do relacionamento entre pares e equipes e ao longo de uma convivência rotineira.

Ainda que não tenham a facilidade de comprovação das hard skills, essas habilidades interpessoais passam a ser cada vez mais valorizadas pelas empresas, que entendem enquanto algo muito positivo quando um candidato tem clareza sobre elas e suas competências.

Na prática, são relacionadas a uma postura ética, a um comportamento de liderança ou até mesmo uma maior facilidade de oratória e comunicação, por exemplo.

3. Esteja sempre aberto para novas ideias

Em um mundo cada vez mais conectado e sofrendo constantes inovações, é primordial que você busque estar aberto a novas ideias e possibilidades, que fortaleçam seu aperfeiçoamento profissional.

Nenhuma área do saber deixa de inovar, adaptar e até mesmo antecipar-se a novas tendências. Por conta disso, busque estar atento e participativo para conceitos, definições e diferentes pontos de vista para lidar com ideias e questões. Uma boa dica é manter-se por dentro de grupos de discussão e até mesmo fóruns da área, que costumam reunir diferentes perspectivas.

Quem não se dispõe ou não se mostra proativo para buscar uma postura mais flexível costuma ficar obsoleto no mercado de trabalho.

4. Aperfeiçoe seu conhecimento

Imagine o seguinte cenário: como demonstrar ao seu recrutador o quanto você é um profissional dedicado e comprometido sem a comprovação dessa busca por um aprimoramento?

menino fazendo anotações enquanto usa o notebook

A realização de uma graduação, especialização, mestrado e até mesmo de cursos de aperfeiçoamento consegue gerar um diferencial para sua imagem com relação a outros colaboradores. Isso porque direcionam para uma maior qualificação e preparam para a superação de obstáculos.

 

cursos online de extensão aperfeiçoamento

 

Entenda agora as principais características de cada possibilidade:

  • Graduação: É a formação base para qualquer atuação que demande a obrigatoriedade de possuir um diploma de ensino superior. Costumam ter períodos de dedicação mais longos, durando, em média, 4 anos;
  • Especialização (ou pós-graduação lato sensu): Período mais curto de vigência, levando cerca de 12 a 24 meses para uma formação completa. Para aqueles que já possuem graduação, essa é a possibilidade mais rápida de crescimento profissional, sendo mais voltadas para a atuação no mercado;
  • Mestrado (ou pós-graduação stricto sensu): Mais realizados por aqueles que desejam investir no campo acadêmico de sua profissão, já que proporcionam a formação de discentes e pesquisadores;
  • Cursos de aperfeiçoamento: Possibilitam uma formação continuada nas mais diversas áreas, com uma carga horária mais flexível e trazendo de forma mais facilitada importantes atualizações profissionais.

5. Busque aprender novas línguas

Procurar a fluência em outro idioma te possibilita a abertura de novas oportunidades no mercado de trabalho. A constante internacionalização das carreiras torna esse um aspecto praticamente obrigatório para o aprimoramento profissional, que ainda traz benefícios, como:

  • Ampliação do seu repertório;
  • Conhecimento de outras culturas;
  • Chance de trabalhar fora do país;
  • Aumento salarial.

6. Permita-se conhecer outras áreas do seu setor

Cada vez mais as organizações buscam profissionais que dominem não apenas sua especialidade, mas que estejam confortáveis com diferentes possibilidades dentro da sua própria área.

E isso não significa, de forma alguma, abdicar do seu conhecimento específico. Na verdade, apenas auxilia na construção de um olhar mais amplo e integral, demonstrando o quanto você é um profissional preparado, qualificado e completo.

Ah, o mesmo vale para aqueles que estão em um estágio de recolocação profissional e conhecendo do zero sua função.

7. Dedique-se a aprender coisas novas em seu trabalho

Indo ainda mais além da necessidade de estar por dentro das oportunidades do seu setor, busque ir mais afundo também na rotina da empresa que trabalha ou que almeja enquanto objetivo profissional.

Quais outros departamentos e funções existem? De que forma se conectam com a sua atuação? Esses são questionamentos que podem auxiliar a nortear essa percepção.

8. Crie uma rede de contatos

Rede de contatos ou networking: ambos os termos se referem a uma rede de conexão entre colaboradores e profissionais de uma área de atuação. Esse estabelecimento de uma relação faz com que você passe a ser visto no mercado e acaba te possibilitando ainda maiores chances de descobrir novas oportunidades.

Essa visibilidade favorece ainda o desenvolvimento de uma presença de maior relevância e autoridade, trazendo ainda mais destaque em sua carreira.

9. Procure participar de congressos, palestras e workshops

Mantenha-se atualizado, conheça novas ideias e impulsione sua rede de contatos ao participar de palestras, congressos e demais eventos da sua formação. Já que eles costumam ser o principal ponto de encontro entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores da área.

homem com mão levantada em um auditório

Possibilitam, portanto, uma rica troca de experiências e a chance de até mesmo descobrir, em primeira mão, novos serviços e até mesmo produtos e tecnologias disponíveis para serem incorporadas.

10. Estabeleça uma rotina de feedbacks com seus colegas e superiores

De nada adianta estar completamente focado em seu sucesso profissional e, ao longo dessa trajetória, ignorar o impacto de suas ações nas relações de trabalho e na própria organização. Construir uma postura aberta e acolhedora para feedbacks demonstra uma conduta pautada no respeito, diálogo, consideração e aprimoramento constante.

É também uma ferramenta que o auxilia a alinhar suas expectativas e minimizar dúvidas e incertezas. Portanto, busque adotá-lo enquanto rotina.

11. Aposte no desenvolvimento de sua comunicação e oratória

Por fim, de nada adianta também obter todas essas habilidades e competências e não saber como expor. E é aí que entra a comunicação e a oratória, já que são necessárias para a assertividade e objetividade de negociações, diálogos e trocas de conhecimento.

homem mostrando papel durante palestra

Esse aprimoramento viabiliza ainda a construção de traços de liderança, a superação de inseguranças, a construção de uma imagem de autoridade e melhora no desempenho de carreira.

Viu como é possível se colocar em direção a um constante aperfeiçoamento profissional? Ele permite ainda que o desejo pela manutenção e enriquecimento do conhecimento nunca acabe, te mantendo fora de uma zona de conforto e melhor qualificando para a atuação e desafios nas organizações.

E se gostou desse conteúdo, aproveite para conferir também nosso post sobre os cursos mais importantes para o mercado de trabalho e esteja sempre retire o um passo à frente de sua concorrência.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Pós-Graduação de forma 100% online.

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação Online!

Conheça nossos cursos online

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana