Faculdade Metropolitana
Gestão de Pessoas

Curso Gestão de Pessoas: a comunicação como instrumento

A comunicação é um instrumento fundamental, quando se trata de gerir uma equipe de colaboradores. Utilizar recursos como a persuasão, além de uma linguagem limpa e clara, é muito importante para que as equipes consigam desenvolver melhor o trabalho. 

Acompanhe o texto, para entender melhor o curso de gestão de pessoas e a importância da comunicação!

Curso Gestão de Pessoas

O curso de gestão de pessoas é desenvolvido para quem pretende ou já atua no setor de relações humanas, o Recursos Humanos (RH). Essa é uma área riquíssima, pois é o profissional desse setor quem vai identificar os talentos dos colaboradores e aproveitá-los na empresa da melhor forma possível, avaliar como gerir suas carreiras, seus objetivos e potencialidades.

O curso de gestão de pessoas ensina de forma metodológica para o aluno os aspectos relacionados à produtividade no mundo do trabalho, além de colaborar para o desenvolvimento enquanto líder, trabalhar as habilidades de gestão, inteligência emocional, organização, dentre outros. O curso tem um caráter bastante comportamental, oferecendo disciplinas como “pessoas, grupos e equipes”, “autodesenvolvimento” e “processos do sistema de gestão de pessoas”.

Vantagens

A gestão de pessoas se torna cada vez mais necessária nas empresas mais modernas. Hoje em dia, o perfil do profissional da geração atual busca por qualidade de vida, de modo que empresas que oferecem ambientes leves e divertidos para trabalhar ganham bastante espaço e notoriedade. Estudos indicam que a felicidade no ambiente de trabalho está diretamente ligada à produtividade e à assiduidade.

O curso é indicado para profissionais de recursos humanos, psicólogos, administradores, dentre outros e é excelente para quem quer gerir seus colaboradores de forma mais humanizada e com melhor aproveitamento de seu potencial. Além disso, com essas habilidades, é possível desenvolver uma cultura organizacional própria da empresa.

A comunicação como instrumento da gestão de pessoas

A comunicação é essencial para qualquer tipo de organização. Quando uma mensagem é transmitida, são utilizados artifícios da comunicação, principalmente se o objetivo é fazer o receptor ter determinada atitude, mudança de comportamento ou pelo menos internalizar uma ideia.

A persuasão é uma habilidade desejável em qualquer gestor. Comunicar com objetivo e ter a mensagem bem-aceita pelos colaboradores faz parte do processo de gestão de pessoas.

Podem haver ruídos durante a comunicação, ou seja, alguma interferência entre a mensagem que foi passada e a que foi recebida. Esses ruídos podem estar associados ao ambiente físico (quando há algum barulho de conversas “paralelas” ou de telefone tocando) ou, também, podem estar relacionados à própria construção da mensagem passada (quando são utilizadas palavras dúbias, com sentidos que podem ser interpretados de uma forma diferente da que era no objetivo original).

Analisar as formas de comunicação e testar se estão sendo efetivas e, caso contrário, mudar a estratégia, é uma dica para evitar ruídos e outros problemas. Estimular os feedbacks, com a confirmação do entendimento da mensagem, também é outra forma de enfatizar que foi recebida pelos receptores.

Gestão de pessoas e linguagem da comunicação

A forma como é utilizada a linguagem na comunicação é importante, pois a seriedade e a sobriedade da mensagem também constituem a maneira como esta é redigida ou falada. Em um ambiente corporativo, é imprescindível utilizar uma linguagem culta e adequada às normas. O modo como a linguagem é adotada é fundamental quando se trata de gerir pessoas, utilizando uma comunicação clara.

Sobre o Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras oferece o curso de Gestão de Pessoas, além de cursos de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação em diversas áreas, com certificados emitidos em uma universidade com nota máxima no Ministério da Educação (MEC).

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana