Saiba como funciona o controle de qualidade de alimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
controle de qualidade de alimentos

Acompanhe o conteúdo a seguir para entender melhor sobre o controle de qualidade de alimentos, qual sua importância e como implementá-lo.

O que é o controle de qualidade de alimentos?

O controle de qualidade de alimentos é o conjunto de regras seguido pela indústria alimentícia para assegurar que os alimentos são seguros e próprios para consumo.


Essas regras estão ligadas aos métodos de padronização da produção e ao monitoramento dos processos, que se dão na forma de normas de segurança previstas na lei.

O controle de qualidade de alimentos é baseado nos seguintes princípios: segurança alimentar e padronização.

Segurança alimentar

Para assegurar esse princípio, existe um conjunto de exigências mínimas necessárias para que um alimento não coloque em risco a saúde do consumidor.

Quem avalia se essas exigências estão sendo cumpridas são os órgãos de inspeção e fiscalização.

Padronização

O processo de padronização é colocado em prática do início da produção até o fim.

É o que garante que um alimento manterá todas as suas características, permitindo que o consumidor saiba o que vai encontrar sempre que comprar determinado produto.

A padronização é seguida com rigidez em todas as fases do processo e diminui a possibilidade de erros e prejuízos para a empresa.

Qual a importância de ter um controle de qualidade de alimentos?

Assegurar que os produtos alimentares cheguem à casa do consumidor de forma íntegra e sem oferecer nenhum risco à saúde dele e de acordo com o padrão do produto.

O controle de alimentos sendo corretamente implementado também traz segurança de mercado para a empresa e evita desperdícios.

Etapas do controle de qualidade de alimentos

Criação de padrões

Primeiro de tudo, são definidos padrões em todos os detalhes da produção. Equipamentos, número de pessoas para cada atividade, insumos, tempo, maquinário. Tudo é milimetricamente definido. 

Dessa forma, há o controle sobre o padrão de qualidade estabelecido.

Análise de riscos

Nessa etapa identificamos todos os riscos possíveis durante o processo que podem interferir no padrão de qualidade, garantindo que nada, que não esteja previsto, possa afetar o processo.

Monitoramento

É a observação. Depois do padrão estabelecido e dos riscos previstos, é feita a vigilância para nos certificarmos de que tudo está correndo bem e dentro do controle.

Como instaurar o controle de qualidade de alimentos

Para implementar uma metodologia de controle de qualidade de alimentos para a sua produção, primeiro é necessário contratar um funcionário especializado em padrões higiênico-sanitários e normas do setor.

Esse funcionário pode supervisionar os processos e sua implementação.

É possível também que o próprio empresário realize essa atividade, principalmente em estabelecimentos pequenos, mas, como estamos falando de normas e leis, é interessante contratar um profissional que esteja atualizado.

Faça um curso de controle de qualidade de alimentos no Estude Sem Fronteiras!

O Estude Sem Fronteiras é o único portal de educação online que tem os certificados emitidos por uma faculdade nota 10 no Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Conheça o nosso curso sobre controle de qualidade de alimentos e domine o assunto.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: