Faculdade Metropolitana
Evolução Funcional não Acadêmica

O que é e como funciona a evolução funcional não acadêmica?

A evolução funcional consiste na passagem de uma referência para outra imediatamente superior, podendo ser entendida como a “promoção” de um professor. Entre os tipos de evoluções existentes, está a evolução funcional não acadêmica. 

A seguir, confira os principais detalhes sobre a evolução funcional não acadêmica para entender o seu funcionamento. 

O que é evolução funcional não acadêmica? 

No Estado de São Paulo, além da evolução acadêmica, que é baseada nos cursos de mestrado e doutorado, e da evolução por prova de mérito, que é de fato uma prova que acontece a cada três anos, existe a evolução não acadêmica. 

A evolução não acadêmica também é fundamentada nos títulos acadêmicos do professor, porém inclui outros cursos, como segunda graduação, pós-graduação, especializações e outras licenciaturas. Esses títulos atuam como indicadores do crescimento da qualidade, capacidade e produtividade do profissional.

Normas 

Há um conjunto de normas responsável por uniformizar critérios e procedimentos a serem adotados na evolução funcional não acadêmica. Com relação à natureza dos documentos apresentados, por exemplo, são considerados os fatores de atualização, aperfeiçoamento e produção profissional. 

O fator atualização diz respeito ao período de realização do componente avaliado, o qual precisa estar devidamente identificado. Somente serão aceitos documentos que atestem eventos finalizados a partir de 01/02/1998 e devidamente autorizados e homologados nos termos da legislação vigente. 

Dentro do fator aperfeiçoamento, diferentes aspectos devem ser analisados, como: nos casos de cursos de licenciatura e bacharelado, é necessário mostrar os seus respectivos históricos escolares; os créditos dos cursos de pós-graduação apenas poderão ser usados uma única vez; e os cursos de aperfeiçoamento (mínimo 180 horas) e especialização (mínimo 360 horas) serão considerados sem obrigatoriedade de homologação. 

Os documentos e materiais didático-pedagógicos que serão avaliados segundo o fator de produção profissional deverão guardar diversas características, como: possuir caráter inovador, criativo, original e diferenciado; resultados de projetos e estudos baseados em princípios teórico-metodológicos e estar em sintonia com a proposta pedagógica da unidade escolar. 

Como pedir a evolução funcional não acadêmica? 

Para solicitar a evolução funcional não acadêmica, o candidato deverá, depois de preencher o requerimento destinado ao Grupo de Trabalho da Diretoria de Ensino, anexar a documentação comprobatória necessária. Esse tipo de evolução deve ser solicitada após a permanência de um ano na referência. 

Manual: características

O Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um Manual de Evolução Funcional pela via Não Acadêmica, que funciona como guia para fornecer ferramentas a todos os envolvidos no processo, contendo variadas informações e orientações com exemplos de cada cenário específico. 

O material também busca padronizar os procedimentos, agilizar a avaliação dos processos e garantir o cumprimento da legislação.

No documento, é possível tirar todas as dúvidas relacionadas à evolução funcional não acadêmica, desde quais documentos demandam atenção especial até os cursos que apresentam dificuldade na análise.

Cursos para evolução funcional não acadêmica 

Uma formação de qualidade é essencial para atingir a evolução funcional não acadêmica, já que esse processo avalia o trabalho do professor considerando os cursos e especializações realizados durante a sua trajetória profissional. 

O Estude Sem Fronteiras poderá te ajudar no preparo para alcançar essa evolução. O portal é o único que emite certificados por meio de uma instituição com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), ofertando inúmeros cursos online destinados à carreira de professor, incluindo os cursos de extensão e aperfeiçoamento. 

Além disso, o Estude Sem Fronteiras oferece cursos de pós-graduação lato sensu das mais diversas áreas. Assim, você poderá ampliar suas possibilidades e contribuir para o seu crescimento profissional.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana