Faculdade Metropolitana
Evolução Funcional para Professores

O que é e como funciona a evolução funcional para professores?

O setor público conta com termos estabelecidos para eventos que acontecem ao longo da jornada profissional dos servidores. Entre eles, está a evolução funcional, observada na área da educação. 

Você sabe no que consiste a evolução funcional para professores? A seguir, acompanhe os principais detalhes sobre essa temática, entendendo como funciona a carreira daqueles que têm o sonho de trabalhar em escolas técnicas, em sala de aula ou em outros segmentos nos quais os professores podem atuar. 

O que é evolução funcional? 

A evolução funcional pode ser definida como a passagem de uma referência para outra superior, ou seja, é a “promoção” de um professor. No estado de São Paulo, por exemplo, há três tipos de evoluções: a evolução acadêmica, baseada nos cursos de mestrado e doutorado; a evolução não acadêmica, baseada em outros títulos acadêmicos do professor, como segunda graduação e pós-graduação; e a evolução por prova de mérito.

Quantos pontos para evolução funcional para professores? 

Cada tipo de atividade diferente irá totalizar os pontos que devem ser alcançados para a passagem de nível. A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por exemplo, disponibiliza tabelas com os títulos considerados e o valor unitário e valor total referentes. Assim, os cursos de licenciatura plena e bacharelado ou titulado possuem, respectivamente, valores unitários e totais de 5 e 4 pontos.

Como calcular a evolução funcional para professores?

Para calcular a evolução funcional para professores, em primeiro lugar, é preciso localizar no site do Diário Oficial a data de sua última evolução. Após situá-la, você deverá acessar o seguinte site: eolservidor.prefeitura.sp.gov.br/frmMenu/index_servidor_logado.aspx.

Na página em questão, clique em “Cadastro do Servidor” e depois em “Curso Título”. Por fim, clique em “Relatório”. Observando o seu relatório de títulos, a partir da data de sua última evolução, você deverá invalidar todos os títulos anteriores e realizar o cálculo de acordo com a tabela dos valores de títulos.

Como pedir evolução funcional e quanto tempo demora? 

Considerando a primeira evolução funcional, é preciso pedi-la logo após completar três anos de efetivo exercício (estágio probatório). Férias, luto, casamento e faltas abonadas são caracterizados como efetivo exercício, enquanto outros afastamentos são descontados. 

As demais evoluções devem ser solicitadas depois da permanência de um ano na referência. Além disso, deve-se aguardar a pontuação necessária para requisitá-la. Somente é possível avançar para a referência subsequente. 

Cursos para evolução funcional

É evidente, portanto, que uma formação de qualidade é indispensável para que o professor alcance a tão sonhada evolução funcional. Isso porque a evolução não acadêmica considera especializações e cursos, e a evolução por prova de mérito abarca conhecimentos pedagógicos e relativos à disciplina do professor, sendo necessário um bom preparo. 

Com o Estude Sem Fronteiras, você poderá se preparar para a evolução funcional para professores com os nossos cursos online destinados à carreira de professor. Além dos cursos para professores, oferecemos uma gama de cursos de extensão, aperfeiçoamento e a titulação de pós-graduação.

O Estude Sem Fronteiras é o único portal de educação que emite certificado por uma instituição com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), assegurando uma formação de qualidade – algo imprescindível para conquistar a evolução funcional.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana