Faculdade Metropolitana
Evolução Funcional

O que é e como funciona a evolução funcional?

A evolução funcional é um processo que quase todos os servidores públicos, em especial os professores, devem passar para serem promovidos em seus cargos na administração. A partir disso, é preciso entender como funciona a evolução funcional, como fazer o seu cálculo, como o pedido é realizado e como obter os pontos necessários. Neste post, vamos falar sobre todos esses aspectos. Acompanhe!

O que é evolução funcional e o que quer dizer?

A evolução funcional é o processo pelo qual um servidor público da área da educação consegue trazer mais valor ao seu trabalho, por meio da obtenção de novos conhecimentos. No caso da Prefeitura Municipal de São Paulo, por exemplo, os professores que passam pela evolução funcional podem obter promoções de diversas formas.

Atualmente, os cursos, especializações, tempo de serviço e as avaliações de como está a performance dos educadores são as formas de evoluir na carreira educacional nos municípios de diversas cidades, em especial em São Paulo, bem como em outros municípios e estados.

Como calcular a evolução funcional? 

Para calcular a evolução funcional, é preciso primeiro passar pelo estágio probatório de 3 anos na função. Se as avaliações forem positivas, o servidor ganha a sua estabilidade e, então, pode começar a pensar nas promoções por tempo de serviço. A cada mês trabalhado, durante o estágio probatório, o servidor ganha 0,3 pontos, ou seja, ao final do estágio ele tem 10,8 pontos. 

Cada curso previamente definido como acumulador de pontos, como especialização e mestrado, dá direito ao aumento de pontuação. Dessa forma, é interessante obter esse tipo de experiência mesmo antes de concluir o estágio probatório. Assim, quando ele for terminado, será mais fácil solicitar as promoções.

Tanto o tempo de serviço quanto o acúmulo de pontos pela obtenção de novos conhecimentos podem ser somados na hora de mudar de uma classe para outra. O ideal é manter-se sempre estudando e se aprofundando na área, assim, quando menos esperar, a promoção será uma possibilidade.

Como pedir a evolução funcional e quanto tempo demora?

Para pedir a evolução funcional, é preciso juntar os pontos necessários para obter a promoção e fazer a solicitação junto ao órgão central que cuida desses pedidos. Normalmente, é preciso levar alguns documentos, como o diploma, requerimento de evolução, documentos pessoais e certificados.

O tempo de análise da documentação varia de acordo com cada órgão.

Cursos para evolução funcional 

Existem diversos cursos que podem ser feitos para a obtenção de pontos para a promoção. Cada um conta com um peso diferente, que é proporcional ao grau de conhecimento obtido por meio dele. Veja quais são os cursos mais tradicionais na obtenção de pontos para promoção:

  • Congressos;
  • Seminários;
  • Cursos a distância;
  • Cursos de aperfeiçoamento;
  • Cursos de graduação superior;
  • MBA (Master in Business Administration);
  • Mestrados;
  • Doutorados.

Conheça o Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras pode ajudar você a obter a tão sonhada evolução funcional. A empresa conta com cursos online de extensão e aperfeiçoamento, além das pós-graduações oferecidas no portal. Além disso, o Estude Sem Fronteiras é o único portal de educação que emite o certificado por meio de uma instituição com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), o que é essencial em diversos tipos de provas de títulos importantes.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana