Saiba como funciona um concurso público

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Concurso Público

Muitas pessoas têm investido tempo e dedicação para passar em um concurso público, já que um emprego público oferece estabilidade mesmo em tempos de crise, além da possibilidade de progressão de carreira.

Por concurso público, entende-se o processo seletivo que avalia candidatos para uma vaga efetiva no setor público. Enquanto empresas do setor privado promovem seleções que julgarem melhor, o concurso público segue requisitos legais previamente estabelecidos e publicados em editais, que descrevem tudo o que o candidato precisa saber.


Veja, a seguir, todas as informações sobre concurso público!

Como funciona um concurso público?

Independentemente de ser um concurso público de nível médio ou superior, o primeiro passo é a publicação do edital, geralmente no Diário Oficial do Município ou da União, estabelecendo as regras do processo.

O edital costuma conter as informações sobre as inscrições, provas que serão realizadas (objetiva, prática e prova de títulos), o que será avaliado, tabela de pontuação da prova de títulos, data e local da realização das provas e todas as informações pertinentes àquele concurso público.

A abertura de vagas para concurso público não segue uma periodicidade, sendo ofertada apenas quando há demanda de profissionais. Por isso, essas vagas costumam ser limitadas e muito concorridas.

Como os concursos públicos são realizados?

Os concursos públicos seguem mais ou menos as mesmas etapas de realização:

  • Divulgação do edital;
  • Abertura das inscrições;
  • Divulgação das inscrições deferidas e abertura do prazo para recursos contra o indeferimento;
  • Realização e divulgação das notas de prova;
  • Abertura de recursos contra as notas de prova;
  • Divulgação da classificação e resultado final;
  • Convocação;
  • Nomeação.

Como são as provas?

As provas de um concurso público variam de acordo com o cargo e o nível de exigência da vaga. É possível que um concurso tenha provas objetivas, físicas, práticas, prova de títulos e, no caso de vaga para professor universitário, prova didática.

Algumas informações importantes sobre as provas de concurso público:

Correção de prova

A prova objetiva é corrigida digitalmente por meio de leitores ópticos. A nota é lançada de forma digital e o processo é rápido. Já a prova dissertativa é corrigida por uma equipe de especialistas na área, os quais são previamente divulgados em edital como membros da banca de avaliação.

Em editais de provas práticas e de títulos, costuma haver uma tabela de pontuação que informa o que será avaliado e quanto valerá. No caso da prova de títulos, há uma avaliação curricular na qual os títulos, experiências profissionais e cursos do candidato são pontuados mediante apresentação dos certificados comprobatórios.

A prova didática no caso de concurso público para professores universitários consiste em uma aula que deve ser dada para a banca avaliadora com tempo estipulado em edital. O tema da aula é sorteado previamente e divulgado com antecedência.

Nota de corte e pontuação

A pontuação necessária para passar em um concurso público varia muito. Geralmente, há uma nota mínima a cada fase de provas para o candidato não ser eliminado do processo. Ao final, a classificação dependerá das notas dos outros candidatos.

A nota de corte varia de ano a ano, mas é possível verificar a nota mínima dos anos anteriores e tentar fazer uma prospecção.

Outros pontos importantes

Outros pontos importantes sobre concurso público também incluem saber que a maioria dos concursos valem por dois anos. Isso quer dizer que, caso o candidato não seja convocado durante esse período, a classificação perderá a validade.

Também é importante saber que a classificação não garante a convocação imediata. Isso quer dizer que pode levar meses e até anos para que o candidato classificado seja chamado a assumir a vaga, dentro da validade do concurso.

Cursos online para a prova de títulos no Estude Sem Fronteiras

Na hora de se preparar para concursos públicos, é importante investir em cursos online para poder pontuar na prova de títulos e sair na frente dos outros candidatos.

Cursos online oferecem flexibilidade de horários e permitem que o aluno consiga se organizar para fazer o curso, trabalhar e prestar um concurso.

O Estude Sem Fronteiras oferece cursos online de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação. Além disso, nosso portal de educação é o único que emite o certificado por uma instituição com nota máxima no MEC.

Navegue pelo site e veja todos os cursos!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: