Faculdade Metropolitana
Prova de títulos

Títulos para concurso público: saiba como conseguir

Quem está prestando concurso público sabe a dificuldade que é a preparação para as provas diante da concorrência cada vez maior. Além da prova objetiva, muitos concursos exigem a prova de títulos, que consiste na análise curricular do candidato com base em uma tabela pré-definida em edital.

Para conseguir pontuar na prova, é preciso empenho na hora de obter títulos para concurso público. Veja, abaixo, o que é a prova e como conseguir títulos.

Prova de títulos

Sendo uma prova de análise de currículo, não basta informar quais cursos, trabalhos científicos, titulação ou experiência profissional você tem no currículo. É exigida a comprovação por meio de certificação. Isso quer dizer que, na prova, apenas é computado aquilo que o candidato de fato conseguir provar, por meio de certificados, que realmente realizou.

A prova de títulos tem caráter classificatório, isto é, ela não elimina o candidato do concurso, mas sua nota é computada na nota final, o que faz com que essa etapa do concurso público seja muito importante.

Como conseguir títulos para concurso público

O edital de cada concurso é diferente e apresenta uma tabela própria para a avaliação dos títulos. Essa tabela geralmente é dividida em diferentes tipos de atividades realizadas pelo candidato. Confira alguns dos principais títulos para concurso público aceitos:

Titulação máxima

Nessa primeira parte da tabela, é computada a titulação máxima (e não cumulativa) do candidato. O diploma ou a certificação de pós-graduação é exigido, podendo ser de mestrado, doutorado, especialização ou MBA.

Atualmente, a CAPES não reconhece cursos de mestrado e doutorado 100% online, mas permite especialização e MBA realizados por meio do ensino a distância, o que já fornece um leque maior de opções para quem deseja se preparar para a prova de títulos para concurso público.

Experiência profissional

A experiência geralmente avaliada em um concurso público é relacionada ao cargo que se pretende ocupar, que deve ser devidamente comprovada por meio de cópia da carteira de trabalho ou declaração do empregador. Assim, se o concurso é para professor, são computados os comprovantes de experiência docente (no ensino básico ou superior), por exemplo.

Publicações

Nessa etapa, é avaliada a produção científica do candidato a uma vaga na área acadêmica/de ensino. Essa produção é avaliada por meio de publicação de artigos, como autor ou coautor, em periódicos científicos, capítulos de livros, anais de congresso, entre outros. Vale lembrar que apenas são avaliados os artigos em periódicos que possuem Qualis/CAPES.

Cursos

Ainda são avaliados certificados de cursos livres, como cursos de aperfeiçoamento ou profissionalizantes. Esses cursos são interessantes para quem pensa nos títulos para concurso público, já que eles costumam ter carga horária menor que uma pós-graduação, além de haver a possibilidade de cursar online. O importante é buscar por cursos que ofereçam certificado reconhecido pelo MEC, pois, caso contrário, o certificado não é computado na prova de títulos.

Importância dos cursos online para a prova de títulos

Cada vez mais, os cursos online têm se destacado como uma resposta a quem busca títulos para concurso público, uma vez que eles permitem ao candidato uma maior possibilidade de preparação em casa, com flexibilidade de horário e otimização de tempo, além de oferecerem a certificação desejada.

Como um concurso público é um investimento de carreira, é importante buscar por cursos que não só emitem certificação, mas que de fato contribuem para a sua qualificação. Por isso, planejamento é essencial – e ele começa na escolha do curso online –, além de uma leitura aprofundada de editais anteriores para entender o que será avaliado na sua prova de títulos.

Cursos online no Estude Sem Fronteiras

Para conseguir títulos para concurso público, é preciso buscar instituições de confiança que emitam certificados reconhecidos pelo MEC.O Estude Sem Fronteiras é o único portal de educação que emite o certificado por uma instituição com nota máxima no MEC. O portal oferece cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação, possibilitando variadas oportunidades para quem busca uma boa colocação na prova de títulos.

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana