Faculdade Metropolitana
Curso de libras

7 motivos para fazer uma Pós-Graduação em Libras

Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, se refere a um extenso conjunto de expressões gestuais, corporais e faciais para comunicação, usada por deficientes auditivos e surdos para se comunicar entre eles e com pessoas ouvintes.

A Libras não é uma língua portuguesa de gestualização, ela é uma língua diferente e à parte. Cada país possui a sua, em Portugal, por exemplo, a língua gestual portuguesa é a LGP. É importante ressaltar que a Libras é uma mistura da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais Francesa, resultando em uma semelhança da Libras com as outras línguas de sinais da Europa e da América.

Mas não basta apenas saber os sinais para se comunicar, além disso é necessário saber a estrutura gramatical dessa linguagem, para assim conseguir combinar as frases e dessa forma realizar uma comunicação correta e eficaz.

Motivos para realizar uma Pós-Graduação em Libras

Atualmente, as pessoas que possuem surdez frequentam escolas regulares, no caso de crianças e jovens, e vão mais além atuando no mercado de trabalho. Perante essa atual mudança, existe cada dia mais a necessidade de pessoas que entendam e que sejam especialistas em Libras.

Por isso não são apenas as pessoas com deficiência auditiva que devem aprender Libras. São muitos os motivos que podem levar alguém a escolher aprender essa língua, principalmente quem preza pela inclusão e quer ter um diferencial profissional.  Separamos 7 motivos que mostram a importância de investir em algo mais especializado, como uma Pós-Graduação em Libras. Confira:

 

  • Comunicação inclusiva

 

A Libras é a primeira língua dos surdos. Quando uma pessoa ouvinte aprende essa língua, ela colabora com a comunicação inclusiva, proporcionando a essa parcela da população mais chances de se expressar e comunicar. Dessa maneira, é possível conhecer melhor essas pessoas, contribuindo para uma sociedade empática.

 

  • Diferencial para carreira profissional

 

Possuir especialidade em Libras, sem dúvida, será um diferencial no seu currículo, proporcionando novas oportunidades profissionais. A cada dia que passa, as empresas intensificam sua busca por profissionais que apresentem conhecimentos que possam melhorar e somar ao ambiente de trabalho, e isso abrange mais que apenas conhecimentos técnicos e formação acadêmica básica.

O cenário atual não apresenta muitos profissionais com especialização em língua de sinais, algo que vem sendo procurado, principalmente devido a demanda de público no mercado. Quando o profissional decide se dedicar a essa nova realidade, mesmo não sendo uma necessidade sua, ele diz muito sobre quem ele é e como se importa com uma sociedade mais igualitária. Se mostrando um profissional diferenciado, baseado em suas competências e na sua personalidade, o especialista em Libras tem grandes chances de se destacar..

 

  • Rapidez no raciocínio

 

Se permitir estudar outra língua é algo desafiador e exige dedicação, mas proporciona, em contrapartida, novas perspectivas. Se tratando da Língua Brasileira de Sinais, a pessoa aprende não só a se comunicar verbalmente, mas visualmente e com agilidade. Esse tipo de linguagem exige mais expressão corporal, por se tratar de uma língua gestual, favorecendo a liberdade de expressão.

Devido à utilização da comunicação com muitos dos nossossentidos, a Libras favorece nossos raciocínio, deixando-o mais veloz. Quando isso acontece, aprender outras coisas se torna mais fácil e rápido, além, é claro, de ter adquirido um novo conhecimento, que é algo importante.

 

  • Inclusão social

 

De acordo com o censo do IBGE de 2010, existem cerca de 10 milhões de pessoas não ouvintes no Brasil. Surge uma necessidade clara da disseminação da Língua Brasileira de Sinais no país para que haja a inclusão dessas pessoas no contexto social, cultural e econômico. Por isso é importante a existência de profissionais especializados em Libras desde a educação infantil e em outros eventos, como palestras e afins. Esses especialistas irão contribuir para que a informação e o conhecimento cheguem de forma igualitária às pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

 

  • Oportunidade de aprender uma nova língua

 

Qualquer língua que você decida aprender precisará de esforço e dedicação, levando tempo e disciplina. Com a Libras não é diferente, é preciso estudar e praticar, e, dessa forma, se desenvolver e adquirir fluência. Existem cursos específicos para a área que estão ajudando as pessoas a se tornarem especialistas e, consequentemente, a se tornarem profissionais mais completos.

 

  • Carreira

 

O mercado está carente de profissionais que possam ingressar nessa área e atuar de maneira eficaz. Ter uma formação em Libras proporciona diversos tipos de trabalho e em várias áreas, desde a educação infantil até atuar na área da saúde e como intérprete ou tradutor. O mercado é vasto e abrangente, principalmente por não possuir tantas pessoas especializadas. O leque aumenta, mostrando um oportunidade para quem quer desenvolver a carreira, descobrir novas áreas de atuação e enriquecer o conhecimento.

Saiba mais: Ampliação do Mercado de Trabalho para Profissionais em Libras

 

  • O Mercado de trabalho

 

O mercado para profissionais que possuem especialização em Libras está em expansão, isso se dá pela falta de profissionais que utilizam a língua de sinais.  O mercado de Libras se utiliza de cursos de especialização e de pós-graduação na área. Esses cursos vão ajudar na capacitação dos profissionais que possuem o interesse em contribuir na educação inclusiva do país e assim aumentar o número de deficientes auditivos e surdos com conhecimentos acadêmicos, profissionais e interações sociais mais amplas.

A capacitação ou Pós-Graduação na área de Libras forma profissionais com competências interculturais, os quais são capazes de diminuir significativamente as dificuldades apresentadas na comunicação. Eles irão mediar a comunicação e dessa forma inserir os surdos na sociedade, garantindo assim o cumprimento dos direitos básicos do cidadão previstos por lei.

Faça Pós-Graduação em Libras com o Estude Sem Fronteiras

O mercado de Libras está em expansão e, atualmente, não conta com tantos profissionais especializados. A demanda é grande e necessita de mais pessoas que entendam e que possam atuar nessa área. Por isso, realizar um curso de Pós-Graduação vem se tornando o objetivo almejado por muitos brasileiros.

O Portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. Oferece mais de 800 cursos oferecidos a todo o Brasil. São cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação.

Navegue pelo site e conheça as diversas opções de cursos online e curso de Libras, que vem se mostrando ser uma nova alternativa de conhecimento e ferramenta o desenvolvimento da carreira.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana