Faculdade Metropolitana

Por que aprender inglês na educação infantil?

Para crianças em fase de amadurecimento da linguagem oral e escrita, esse pode ser o período ideal para o aprendizado de um novo idioma.

Preparar uma criança ou adolescente para o futuro incide em oferecer boas condições e oportunidades de ensino e capacitação. O inglês, língua mais falada do mundo, é um dos requisitos para qualquer profissional de sucesso, independentemente de sua área de atuação.

Dito isso, inserir o aprendizado da língua inglesa na educação infantil se torna fundamental para que a criança se familiarize e possa, desde cedo, falar e compreender novas palavras.

Por que se deve ensinar inglês para as crianças na educação infantil?

A educação infantil é a primeira etapa da vida estudantil de uma criança, tornando-se um momento chave para o desenvolvimento do cérebro e do aprendizado de meninos e meninas. Segundo um estudo realizado em três universidades da cidade de Boston, nos Estados Unidos, a infância é o período mais indicado para se iniciar os estudos de um novo idioma.

De acordo com a pesquisa, a capacidade de compreensão e mentalização de um conteúdo para um jovem de até 18 anos é bem mais avançada do que após essa idade. Isso leva em conta tanto fatores físicos e sociais, quanto o nível de interferência da língua nativa no processo de assimilação da nova língua.

Dessa forma, fica claro que começar a estudar inglês desde cedo potencializa a capacidade de aprendizado de uma criança, tornando-a apta a compreender o idioma e até se tornar fluente mais rápido que um adulto. Inserir o ensino da língua inglesa nas escolas de educação infantil passar a ser, então, fundamental.

Os benefícios do inglês para crianças

Se nos primeiros anos de vida o cérebro de uma criança se desenvolve mais rápido, aliar essa evolução ao aprendizado de uma língua pode potencializar a capacidade de discernimento e armazenamento de informações. Isso tudo pode trazer uma série de vantagens, como:

  • estimular o raciocínio;
  • desenvolver aspectos cognitivos;
  • melhorar as habilidades de comunicação e resolução de problemas;
  • aumentar a criatividade;
  • melhorar a concentração e atenção;
  • facilitar o aprendizado de outros idiomas;
  • aumentar a capacidade de uma pronúncia perfeita;
  • melhorar o uso da língua-mãe;
  • aumentar a autoestima e socialização;
  • melhorar as habilidades matemáticas.

Como incentivar o Inglês para crianças

Incentivar o aprendizado do inglês na infância pode ser um processo bem parecido com o ensino da língua nativa. O ideal é, sempre que possível, criar contextos lúdicos, a fim de inserir o idioma no dia a dia da criança de forma natural e, até mesmo, divertida. Isso pode feito por meio de músicas, desenhos, programas de televisão, jogos e livros em língua inglesa.

Curso de inglês para crianças

Para crianças em fase de amadurecimento da linguagem oral e escrita, esse pode ser o período ideal para o aprendizado de um novo idioma. Visando isso, o portal Estude Sem Fronteiras oferece o curso de inglês para crianças Teens Beginners, indicado para meninos e meninas entre 8 e 10 anos de idade.

Com linguagens múltiplas e atividades interativas, o curso ensina a fazer novas amizades, comidas e bebidas, diálogos no shopping, atividades de campo, datas e horas, empregos, corpo e saúde, música e muito mais! Ao final das 80 horas de aula, o aluno recebe um certificado licenciado pelo MEC, mediante avaliação.

O Estude Sem Fronteiras é um site especializado na oferta de diferentes tipos de curso de pós-graduação, graduação, aperfeiçoamento e extensão. Credenciado pelo Ministério da Educação e pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, o portal atende alunos do Brasil e do exterior.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana