Faculdade Metropolitana

Como aprender um idioma sozinho: 10 dicas infalíveis para aprender um idioma sozinho

Falar mais de um idioma é importante para vivência tanto profissional quanto pessoal. Ser bilíngue ou poliglota é um grande diferencial no seu currículo e faz você sair à frente dos concorrentes na disputa por uma vaga de emprego. Além disso, se você gosta de visitar outros países, com essa habilidade você irá conseguir se comunicar com outras culturas sem ajuda de um tradutor.

Mesmo sabendo de tudo isso, muitas pessoas deixam essa habilidade de lado por falta de tempo na rotina para realizar cursos ou por falta de recursos para realizar um intercâmbio. Mas saiba que é totalmente possível aprender inglês, espanhol ou qualquer outra língua apenas com a sua dedicação e experiências diárias.

Se você quer se dedicar a esse novo aprendizado, continue sua leitura e veja dicas de como aprender um idioma sozinho!

1. Diversifique as formas de aprender

>> Cursos Online de Idiomas – Estude Sem Fronteiras

Cada pessoa tem uma forma diferente de gravar uma nova informação. Para algumas, a memória fotográfica é a que prevalece, onde recursos visuais são a ferramenta chave. Para outros, a memória auditiva pode ser mais efetiva. Ainda tem aqueles com memória cinestésica, que precisam presenciar algo ou vivenciar para gravar palavras ou situações.

Se você conseguir identificar qual o seu tipo de memória, saberá qual é a sua melhor forma de aprender um novo idioma. Porém, é importante treinar seu cérebro variando entre os métodos visuais, experimentais e sonoros. Afinal, para ser fluente em uma nova língua precisamos desenvolver as habilidades de pensar, escrever, falar e ouvir.

2. Conte com um dicionário

Quando começamos a ter contato com um idioma estrangeiro, algumas palavras podem parecer mais difíceis que outras e, por isso, pode ser necessário consultar um dicionário tradutor. Hoje em dia o acesso a essa ferramenta é muito fácil: além da versão física, é possível encontrar versões gratuitas para acessar ou baixar no celular.

Porém, é importante saber quando realmente é necessário utilizar um dicionário. Muitas palavras podem ser facilmente dedutíveis pela colocação em uma frase ou situação. Para entender melhor, vamos analisar as palavras em inglês thought (pensamento) e through (através).

No português, não estamos habituados a usar th, ght ou ght. Além disso, apesar de a pronúncia delas diferirem, elas possuem pouca diferença na escrita e muitas vezes são confundidas pelos estudantes iniciantes.

• Curso focado principalmente na compreensão de textos técnicos, científicos e acadêmicos:

Curso Online de Inglês Instrumental

Nesse caso, a consulta ao dicionário é necessária até você se familiarizar com a sua escrita e significado e não aprender de forma errada.

3. Configure o celular para o idioma estrangeiro

Qual é o eletrônico que você mais usa durante o dia? Aposto que a maioria das pessoas responderia celular para esta pergunta, certo?

Se você quer vivenciar uma nova língua, uma ótima forma de inseri-lo na sua rotina é alterando o idioma do seu aparelho para o que você está aprendendo.

Assim, você começará a perceber que o seu vocabulário irá aumentar de forma natural, aprendendo as palavras pelo seu uso e não apenas pela sua tradução para o português.

4. Faça cursos online

Se você é daqueles que tem uma rotina corrida e não encontra tempo para frequentar cursos de idiomas em horários e lugares fixos, a modalidade não presencial é uma ótima opção para acelerar o seu aprendizado.

Os cursos online de idiomas do Estude Sem Fronteiras, por exemplo, oferecem um aprendizado completo em inglês, italiano e espanhol para desenvolver habilidades como leitura, fala e escrita. Eles acontecem de modo online, em que o aluno tem liberdade de horários e pode assistir às aulas onde desejar a partir de uma plataforma.

ACESSE OS CURSOS ONLINE DE IDIOMAS!

Além disso, pensando nos diferentes ritmos de aprendizado, cada conteúdo pode ser assistido quantas vezes forem necessárias para a fixação. Após a conclusão, o aluno recebe um certificado para comprovar o aprendizado do novo idioma.

5. Anote dúvidas

Independente se estiver ouvindo, falando ou estudando um novo idioma, sempre anote suas dúvidas. Independentemente se elas parecerem simples para você, procure respostas para elas.

Deixar passar, por exemplo, o significado ou sentido de determinado substantivo, ou outra palavra pode complicar a sua comunicação na língua quando você for avançando no seu nível de fluência.

Conte com um professor, um nativo na língua ou algum colega que também esteja no processo de aprendizado. Juntos, vocês ainda poderão trocar outros conhecimentos a partir do que, anteriormente, poderia ser considerado uma simples dúvida por você.

6. Utilize aplicativos

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, diversas ferramentas online estão disponíveis e, muitas, são de fácil acesso e gratuitas para baixar no celular, computador ou tablet.

Os aplicativos de idiomas facilitam muito o aprendizado de uma nova língua. Além da parte de tradução, gramática, alguns contam com recursos visuais, vídeos, enquetes e até jogos, que deixam a hora de estudo muito mais dinâmica e divertida.

7. Frequente grupos de conversação

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos estudantes que decidem aprender um idioma sozinho é a fala. A dica para desenvolver essa habilidade é simples: treine a conversação!

Na internet, é muito fácil encontrar pessoas que também estão estudando a mesma língua que a sua ou até mesmo nativos que querem praticar.

• Curso focado na compreensão oral do inglês:

Curso Online de Língua Inglesa: Fonética, Fonologia e Morfologia

Você também pode procurar na cidade que você mora se existem encontros que reúnem estudantes de outros idiomas para uma vivência mais intimista. Pode ser que você encontre até mesmo grupos de estudos de inglês no trabalho.

8. Treine sozinho

Além de ter contato com pessoas para praticar o novo idioma, treinar sozinho também é muito importante na aquisição de confiança para escrever, ouvir e falar.

A maioria dos tradutores online conta com o recurso de áudio em que você pode ouvir e repetir cada palavra ou frase. Para explorar ainda mais o momento de estudo, você também pode escrever cada palavra em um papel para ir treinando a sua grafia.

9. Assista séries e filmes

Sabe aquele momento de descanso que você usa para ver um filme ou série? Ele também pode ser uma hora valiosa de estudo. Assistir a vídeos no idioma que você está estudando vai te ajudar a aprender de forma natural e descontraída.

Comece assistindo com o áudio no idioma original e com a legenda em português. Com o avanço do seu aprendizado, você pode colocar a legenda no mesmo idioma e, após se sentir confiante, assistir sem a transcrição.

Nesse processo, você vai começar a notar que muita coisa você conseguirá entender pelo contexto. Escolha filmes de assunto que te interessem e séries com diálogos curtos.

10. Ouça músicas

Ouvir música é outra forma divertida de aprender outra língua. Muitos dialetos e gírias que muitas vezes não estão nos materiais de gramática podem ser aprendidos com esse recurso.

Faça uma playlist com bandas e cantores dos estilos que você mais gosta e, é claro, que falam a língua que você está interessado. Além de prestar atenção na pronúncia, você pode procurar as letras das músicas para acompanhar e cantar para treinar também a pronúncia.

Agora que você conferiu algumas dicas de como aprender um idioma sozinho, que tal começar agora a colocar em prática? Se o idioma que você escolheu foi o inglês, confira o post Como melhorar o inglês para conferir ainda mais dicas.

Com interesse e dedicação você vai ver que é muito mais fácil do que você imagina!

ACESSE OS CURSOS ONLINE DE IDIOMAS!

Conheça o Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, cursos de Aperfeiçoamento, Pós-Graduação e MBA de forma 100% online.

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana