Skip to main content

Por que Estudar Libras?

O tema no Blog do Estude Sem Fronteiras hoje será, Libras!

Por que eu devo estudar Libras? Vamos lá! 


Muitas tentativas educacionais foram feitas com o objetivo de educar crianças surdas e, por muito tempo, a surdez foi apontada como a causa do fracasso escolar.

A surdez dificulta a comunicação colocando o surdo em desvantagem, pois vivemos num mundo dominado pela língua oral composta por vocábulos e gramática que são desconhecidos pelo surdo.

Portanto, os surdos são portadores de necessidades especiais.

Educadores e pesquisadores em todo o mundo têm um objetivo em comum, o de propor aos surdos uma melhor condição de vida social e, por isso, surgiram várias filosofias educacionais.

Todo indivíduo é capaz de desenvolver o aprendizado, então, quando é exposto a uma língua, começa o processo de aprendizado com uma cadeia de significados que é a base para o desenvolvimento da escrita.

O surdo é privado dessa exposição pela falta de audição e, por causa disso, o processo de desenvolvimento fica em desvantagem.

Sua capacidade de aprender é interrompida bem na linha de partida.

A língua de sinais facilita a comunicação e melhora a interação entre ouvinte e surdo.

Ao educador especial que tem um aluno surdo na sala de aula, a língua de sinais será de fundamental ajuda para a transmissão do conteúdo programático das matérias.

Fonte: Brasil Escola

Autoria: Andresa Vaniele Barbosa Pereira – Graduada em Letras pela Faculdade de José Bonifácio e Especialista em Educação Inclusiva para pessoas com Deficiência Auditiva pela Faculdade São Luis.

 

Cursos de Libras para aperfeiçoamento | Categoria: Libras 180 e 340 horas

Veja mais: Curso de libras online | Curso de topografia | Curso de laboratório