Cursos mais importantes para o mercado de trabalho: saiba quais são

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
menina assistindo aula online pelo notebook e fazendo anotações

Sabemos que escolher uma profissão pode ser uma tarefa difícil. E quando estamos próximos de tomar essa decisão, vários aspectos devem ser considerados, como suas habilidades, qual o perfil profissional exigido pelo curso e qual será a sua remuneração no futuro.

Seja para ingressar pela primeira vez ou então para uma realocação profissional, é importante investir em formações complementares que irão te destacar frente a concorrência.


Pensando nisso, o Estude Sem Fronteiras te mostra alguns cursos importantes para o mercado de trabalho e quais deles estão sendo mais requisitados atualmente. Então confira abaixo quais são essas formações que merecem sua atenção no momento de fazer a sua escolha.

Quais cursos são essenciais para as empresas?

Por mais que as tecnologias se desenvolvam a cada dia e mais prestígio é inserido no mercado de trabalho, todas as empresas precisam de uma boa equipe de profissionais que possam se desenvolver. Ainda assim, é necessário que os candidatos se mostrem preparados para enfrentar os desafios e atividades de sua área.

Veja agora quais são os cursos mais importantes para o mercado de trabalho e que vão dar um “up” no seu currículo!

1. Informática e tecnologia

O curso em geral é bastante promissor, a área de tecnologia é umas das poucas que não sofre tanto com as incertezas da economia. Os especialistas afirmam que para esta área, o mercado de trabalho terá uma expansão muito acima do crescimento econômico do país.

homem usando notebook

Atualmente, muitas empresas realizam suas atividades em escritórios e nas grandes empresas, esse processo é feito com computadores. Por isso, esses cursos de tecnologia são essenciais, e se quiser se destacar no mercado de trabalho, é preciso sair do básico. Cursos de programação e outros que envolvam um conhecimento um pouco mais detalhado sobre sistemas, pode ser uma excelente alternativa para sua carreira.

2. Marketing pessoal

Uma das áreas que mais cresce no mundo todo, o marketing pode envolver estudos voltados para entendimento do cliente e suas necessidades, além de estratégias para comunicação. Mas existe outra vertente que é tão importante quanto essa para as empresas.

homem segurando uma lâmpada acesa

O marketing pessoal é você conhecer meios de se vender e se colocar bem em situações rotineiras. Mais do que isso, esse é um curso que te ajuda a melhorar suas habilidades de comunicação, garantindo diálogos mais claros com clientes, melhor apresentação de projetos e melhores reuniões.

Além de ser um curso para agregar em seu currículo, é também uma ótima alternativa para aqueles que desejam realizar pós-graduação em marketing, se especializando em uma área específica e garantindo maior conhecimento para as atividades em uma empresa.

3. Comunicação

Aqui podemos trabalhar em dois caminhos, sendo elas a comunicação efetiva e organizacional. Abaixo você pode diferenciar entre as duas e como elas podem garantir mais enriquecimento no seu currículo.

aperto de mão entre dois homens

  • Efetiva: tem o ensinamento voltado para técnicas eficazes de oratória, apresentação em público, além de melhorar as habilidades em escrita e oralidade;
  • Organizacional: importante para o funcionamento da comunicação de qualquer empresa. Aqui você tem um melhor entendimento em comunicações internas das organizações, e que é uma habilidade essencial para aqueles que querem progredir em qualquer empresa.

Essas duas opções são válidas em qualquer empresa. Por isso, os cursos de comunicação são excelentes para aqueles que querem melhor se desenvolver e garantir uma melhora na comunicação, tanto pessoal como nas empresas.

4. Curso de idiomas

Por muitas empresas terem contato com clientes no exterior e também por atuação, é comum que muitas delas exijam que os profissionais saibam ler e escrever em outro idioma, principalmente o inglês, que há alguns anos já é um pré-requisito para o mercado de trabalho.

Saber o idioma pode ser um diferencial, ainda mais se souber inglês instrumental, que, além de aprender a conversação do dia a dia, também é ensinado algo mais técnico para setores específicos, como fisioterapia, engenharia, psicologia, etc.

Então, sim, ter um curso de idiomas em seu currículo é importante e pode ser um diferencial no momento de buscar a sua vaga em grandes empresas, que estão diariamente em contato com clientes e fornecedores internacionais.

5. Autoconhecimento

Provavelmente você já deve ter escutado que ter uma boa inteligência emocional é essencial em qualquer ambiente de trabalho, e com certeza é. Essa é uma grande habilidade que consiste em conhecer a si próprio e que é essencial para qualquer profissional.

Existem diferentes cursos de autoconhecimento e outros que trabalham a inteligência emocional. Essa é uma ótima opção para aqueles que querem se tornar um profissional equilibrado, que saiba conviver em equipe de maneira saudável no ambiente de trabalho.

6. Redação

Escrever bem é uma habilidade que muitas vezes não é valorizado, mas isso pode se transformar em um grande diferencial no mercado de trabalho. Saber apresentar suas ideias de forma coerente e correta pode demonstrar mais profissionalismo, tanto nas relações internas da empresa como nas externas com clientes, podendo ser eles nacionais ou internacionais.

mão segurando lapiseira escrevendo em prancheta

Por isso, um curso de redação é um ótimo investimento para você que busca desenvolver essa habilidade e extrair todo o potencial na carreira.

Esses são alguns cursos que podem agregar e muito para seu currículo, além de todos eles se mostrarem essenciais para qualquer profissional. Então se quiser garantir um diferencial, fazer um desses cursos importantes para o mercado de trabalho é uma excelente ideia para aqueles que querem aprimorar ou conquistar novas habilidades.

Se gostou deste tipo de conteúdo, continue lendo nosso blog para mais informações e notícias. Nos vemos no próximo post!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: