Moda: dicas para quem quer começar a atuar na área

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
menina fazendo esboço

O mercado da moda é um setor desafiador e exige bastante conhecimento dos profissionais. Criatividade, bom gosto, dedicação e originalidade são algumas características exigidas daqueles que serão responsáveis pela elaboração de peças de vestuários e acessórios.

Se você quer seguir carreira na moda, mas não sabe por onde começar, veja como se preparar para atuar na área e ter sucesso nessa profissão que, além de fashionismo, pede muita habilidade técnica!


1. Conheça o mercado de trabalho

A primeira coisa que você deve se informar ao querer estudar moda são as oportunidades disponíveis nesse mundo, tanto no mercado nacional quanto internacional. Pesquise onde é necessário a presença de um profissional de moda, como lojas, confecções, indústrias ou até mesmo atuar em um negócio próprio.

Saber a remuneração e as atividades diárias que serão desenvolvidas em cada ocupação também são dados importantes para realizar a escolha certa da sua formação. Você pode optar pela carreira de design e estilismo, produção, fotografia, visual merchandising, consultoria de imagem ou carreira acadêmica.

2. Defina o seu foco para estudar

Como já deu para ver, o termo “moda” é algo extremamente amplo e pode envolver diferentes profissões. Então escolha a que mais você se identifica! Esse é o ponto principal para começar a organizar uma rotina de estudos.

Você se vê criando coleções de roupas? Então seu foco é o estilismo. Ou prefere a área dos negócios? Opte por cargos de gerência. Entender a sua área de estudo é um processo que, no começo, pode ser difícil, mas com o tempo e o contato com as profissões que a envolvem, suas ideias e percepções vão ficando mais claras.

menina fazendo esboços no papel

3. Escolha a modalidade

Após definido o seu foco, escolha a sua modalidade de estudo: presencial ou à distância. Se você tem uma rotina agitada, talvez o EAD seja a melhor opção no momento. Tenha em mente que estudar moda demandará um bom tempo do seu dia e com estes cursos você tem mais liberdade para organizar seus horários e seu ritmo de aprendizado.

4. Conte com os livros de moda

Os livros são materiais indispensáveis para qualquer profissão, não é mesmo? E para estudar moda não é diferente! A leitura aprimora o vocabulário, desenvolve as habilidades de falar em público e aumenta o conhecimento em determinado assunto.

Leia livros de história da moda, de críticos da área, sobre a carreira que deseja seguir. Aqui vão algumas sugestões:

  • Cronologia da Moda – JW Anderson;
  • 100 Anos de Moda Masculina – Cally Hayman;
  • História da Moda no Brasil – João Braga;
  • Moda no Século XX – Valerie Mendes e Amy De La Haye.

5. Faça cursos livres

Não é preciso esperar entrar em um curso de graduação para começar a estudar moda. Dependendo da profissão que quer seguir, é possível encontrar cursos livres rápidos e de fácil acesso para começar o aprendizado.

O mais legal é que nesses cursos você já tem um contato com a profissão e consegue decidir se quer mesmo essa área. Além disso, esse conhecimento prévio será bastante proveitoso quando iniciar a faculdade.

6. Desenvolva as competências desejáveis para a área

Além dos cursos específicos da área de moda, é ideal, para o estudante que quer seguir essa carreira, desenvolver outras competências exigidas pelo setor. A França e Itália, por exemplo, são países referência no setor de Moda e diversos materiais são publicados nessas línguas.

Por isso, além do inglês, que é um idioma essencial em qualquer profissão, o estudante pode aprender italiano e francês.

7. Faça contatos

networking é fundamental para o estudante que quer seguir carreira na moda. Uma boa rede de relacionamentos pode abrir portas neste mercado e te dar insights que você nunca tinha imaginado.

Portanto, faça contatos! Siga redes sociais, perfis de profissionais da área, participe de discussões sobre o tema e frequente eventos e simpósios de forma presencial. Assim, além de ampliar sua rede de relacionamento profissional, você também se mantém atualizado – afinal, o universo da moda está em constante inovação!

8. Não pare de estudar

Se você se formou em um curso de graduação de moda, não esqueça que sua formação não para por aí. Sempre separe um tempo no dia para ler e estudar conteúdos sobre o tema. Uma ótima opção é fazer cursos de pós-graduação em moda. Eles serão importantes para você se manter atualizado e estar cada vez mais preparado para atuar neste mercado.

O mais legal é que estes cursos acontecem de forma 100% online e você pode estudar quando e onde quiser!

menina tirando medidas de roupas no manequim

9. Transforme todo o seu consumo de informação passiva sobre moda

Isso quer dizer que você pode direcionar todo conteúdo que ouve, assiste e lê durante o dia para temas de moda: desde seu streaming favorito até os perfis que você segue na rede social. Dessa forma você consome informação, diariamente, de forma natural e isso vai te ajudando a entender como a indústria da moda funciona.

Veja algumas opções de criadores de conteúdo no Youtube e Podcasts:

  • Haute Le Mode (Youtube);
  • Mina Le (Youtube);
  • The Fashion Archive (Youtube);
  • Projeto Piloto (Podcast);
  • Fashion Victims (Podcast);
  • Dressed (Podcast).

10. Utilize a tecnologia ao seu favor

O mundo digital possui ferramentas que podemos explorar durante a formação em moda. Que tal criar um blog para publicar conteúdos que você está aprendendo e as novidades deste mundo? Você pode, ainda, publicar seus trabalhos iniciais e, dessa forma, contactar pessoas com o mesmo objetivo que você.

As redes sociais também são ótimas formas de demonstrar seu trabalho e aprender! Além disso, você pode ir criando uma autoridade na área com os conteúdos que posta. Concentre-se em publicar materiais profissionais e não misture com vídeos e fotos da sua vida pessoal.

Seguindo as dicas certas para começar no mercado de moda, você pode ir longe nessa área e atingir uma posição de sucesso! Continue acompanhando nosso blog com conteúdos ligados à formação profissional! Até a próxima!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Continue lendo: