Faculdade Metropolitana
Imagem de um rapaz de terno com uma pasta na mão andando em direção a uma "fresta".

Saiba como fazer uma recolocação profissional estratégica e eficiente

Se você foi demitido ou está desanimado com o seu emprego ou carreira atual, talvez seja o momento certo de começar a pensar em uma recolocação profissional. Sim, é totalmente possível se preparar para conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. O processo de recolocação pode te ajudar a encontrar as melhores opções de empresas e se preparar para as temidas entrevistas de emprego.

Mas, afinal, o que é e como funciona a recolocação profissional? Quais são as dicas para fazer uma boa transição de carreira ou emprego? Aqui neste texto você encontrará a resposta para essas e outras perguntas relacionadas ao assunto. Então, continue a leitura e confira!

O que é recolocação profissional?

A recolocação profissional acontece quando uma pessoa decide procurar uma oportunidade no mercado de trabalho. Isso pode ocorrer devido a vários motivos, dentre eles podemos destacar a demissão, a mudança de carreira, a mudança de emprego, a mudança de localização, entre outros.

Existem dois tipos de serviços associados a recolocação: o outplacement e o replacement. O primeiro normalmente é contratado pela empresa que vai demitir o funcionário. Nesse caso, eles contratam uma consultoria que presta todo o suporte para que a transição entre um emprego para outro seja rápida e o mais saudável possível. Assim, evita-se impactos ruins do processo.

Já o segundo, é contratado pela pessoa que deseja retornar ao mercado de trabalho e precisa de uma ajuda para se preparar. Aqui, a consultoria ajuda na elaboração do currículo, seleção das empresas e preparação para entrevista. Neste texto, nosso foco é o replacement, já que estamos querendo ajudar você a conseguir uma boa recolocação.

Pós-Graduação EAD

MBA EAD

Como funciona a recolocação no mercado?

O processo de recolocação profissional pode ser feito individualmente ou por meio da ajuda de uma consultoria especializada. Mas, se você não tem dinheiro para arcar com esse serviço, fique tranquilo! Nós vamos apresentar aqui como funciona o processo, assim poderá executá-lo sozinho.

A recolocação começa com o autoconhecimento, ou seja, você precisa fazer uma análise das suas habilidades para descobrir o que pretende fazer no mercado de trabalho. Isso é muito importante, pois essa informação determinará quais serão as estratégias utilizadas. E, inclusive, existem diversos cursos e especializações como pós-graduações e MBAs que focam justamente na mente e no preparo do indivíduo, como os Cursos Online e Pós-Graduações EAD em Psicologia do Estude Sem Fronteiras:

pós-graduação EAD em Psicologia

Cursos Online de Psicologia

Em seguida, é interessante fazer a atualização do currículo e do LinkedIn. Não se esqueça de colocar todas as informações pertinentes as suas qualificações, experiências e resultados obtidos. Inclua também os dados de contato corretos para evitar problemas de localização. Infelizmente, muitas pessoas perdem oportunidades devido a falta dessas informações.

O próximo passo é selecionar as empresas de acordo com os seus objetivos. Depois disso, envie o currículo para elas por e-mail, pelo site de emprego, site da empresa ou pelo próprio LinkedIn. Enquanto aguarda as respostas, é o momento de se preparar para as entrevistas.

Nesse momento, pesquise informações gerais da empresa no site e nas redes sociais. Também veja vídeos no YouTube com simulações de entrevista. Assim, você saberá quais são as perguntas mais usadas e, ainda, terá conhecimento sobre a organização que pretende ingressar.

Em seguida, basta comparecer a entrevista na data e horário agendados. Lembre-se de usar uma roupa coerente e ficar calmo, pois é um processo de via dupla em que tanto você quanto a empresa precisam se conectar com o outro.

>> Leia também: Entenda a importância do aperfeiçoamento de carreira profissional.

>> Veja também os cursos de aperfeiçoamento online do Estude Sem Fronteiras

Como buscar por uma recolocação profissional?

Já falamos sobre como funciona a recolocação profissional, mas é importante mencionar também como buscar uma nova colocação no mercado. Para isso, existem diversas formas, como a indicação de amigos e colegas.

Você também pode fazer cadastro nas agências de emprego, sites de vagas e site das empresas. Outra maneira é contar com a ajuda de headhunters, mentores de carreira, consultores de carreira ou empresas de replacement.

Além disso, as redes sociais podem ser muito úteis, pois conectam pessoas de várias partes e facilitam a comunicação direta. Sem contar os grupos do Facebook e o LinkedIn que ajudam as oportunidades chegarem até os profissionais.

Por fim, também é possível comparecer na empresa que deseja trabalhar. Portanto, não perca tempo, pois existem diversas maneiras de buscar um novo lugar em uma organização que realmente condiz com seu perfil.

Como saber se é o momento de transitar de carreira?

Para saber se é o momento de transitar de carreira, você precisa analisar muito bem a sua situação atual. Ou seja, é necessário verificar seu nível de satisfação com o emprego atual para saber se está ou não contente com ele. Considere também analisar suas qualificações para ver se atendem a uma futura carreira profissional.

Outra informação importante é compreender sua situação financeira atual, pois a mudança de carreira pode impactar diretamente no seu bolso se você não estiver preparado para isso. Em resumo, o melhor momento para transitar é quando você está preparado tanto profissional quanto financeiramente.

Infelizmente, existem momentos que exigem a mudança sem preparação, como acontece no caso de demissão. Mas enquanto você recebe o seguro-desemprego, é possível investir em qualificação para melhorar o currículo e encontrar uma nova colocação no mercado de trabalho.

Quanto tempo dura um processo de recolocação profissional?

Em média, o processo de recolocação profissional dura 14 meses, mas esse período pode variar de acordo com diversos fatores. Por exemplo, se o mercado está em oferta, ou seja, as empresas estão com grande demanda de colaboradores, esse tempo costuma ser mais curto. Já em uma situação contrária, quando existe pouca demanda, o tempo é mais longo.

A sua qualificação e experiência também impactam neste tempo, pois se as empresas estão com escassez de mão de obra qualificada, você tem mais chance de conseguir uma colocação em curto espaço de tempo. Porém, se não tem as habilidades que o mercado exige, sentirá mais dificuldade para encontrar uma vaga correspondente.

Principais plataformas para se recolocar no mercado

Você não precisa procurar uma recolocação profissional sozinho, pois existem plataformas que podem facilitar esse processo. Para isso, o LinkedIn é uma rede social profissional muito útil. Por meio dele, é possível fazer networking, encontrar vagas de emprego, entrar em contato com as empresas, construir reputação profissional, entre outros.

Também existem os sites de emprego que você pode encontrar vagas disponíveis nas empresas. É preciso preencher um cadastro com as informações do currículo para conseguir se candidatar às posições em aberto. Em algumas plataformas, você precisa fazer testes e enviar vídeo de apresentação.

Vale destacar que os sites maiores contam com ranking das melhores empresas para recolocação profissional. Assim, fica mais fácil analisar a reputação delas perante aos colaboradores atuais e antigos. Dessa forma, as chances de escolher as melhores opções para enviar o seu currículo são maiores.

6 Dicas para se preparar para a recolocação profissional

Não basta decidir fazer a recolocação profissional, é necessário se preparar para ter mais chances de obter sucesso no processo. Por isso, aqui vamos te passar algumas dicas que podem ajudar, continue a leitura e acompanhe!

1. Organize suas finanças corretamente

Se você está trabalhando e pretende mudar de emprego ou carreira, precisa se preocupar com as questões financeiras. Para isso, é importante fazer uma reserva de pelo menos 6 meses para não passar por dificuldades enquanto procura a nova colocação no mercado de trabalho. Isso é essencial para que você tenha estabilidade emocional durante todo o processo.

2. Analise os seus objetivos profissionais

Outra dica relevante é analisar bem seus objetivos profissionais, já que eles vão direcionar as suas estratégias de recolocação. Então, nesse momento, reveja as suas qualificações, experiências e resultados para ver se estão alinhadas com os seus objetivos. Caso contrário, será necessário buscar desenvolver outras habilidades para conseguir um bom emprego. Além disso, defina metas para que você possa traçar as ações certas para conquistá-las.

3. Invista em qualificação e especialização

É essencial investir em qualificação, em especial se você está há muito tempo fora do mercado de trabalho ou se vai mudar de carreira. Assim, poderá se preparar para desempenhar as futuras atividades, bem como terá um melhor desempenho nas entrevistas de emprego. Sem contar que conhecimento nunca é demais, não é verdade?

>> Leia também: Cursos online: além de flexíveis e econômicos, são importantes para a carreira.

4. Faça networking que condizem com suas necessidades

Colegas, amigos e conhecidos podem fazer a diferença no momento da recolocação profissional. Isso porque eles podem te indicar para empresas ou, ainda, compartilhar vagas em aberto. Por isso, é determinante que você faça networking pessoal e profissional sempre. Isso aumentará suas chances de conseguir uma nova colocação.

5. Atualize o currículo

O currículo representa você perante o recrutador, já que ele é o primeiro contato que ele tem. Por isso, precisa ser bem redigido e completo. Nesse caso, deve-se colocar suas qualificações, experiências e resultados, bem como dados de contato. Além disso, tenha cuidado com os erros gramaticais e com as informações desnecessárias, como número de documentos, nome dos pais, entre outros.

Aqui também é importante criar ou atualizar o LinkedIn, pois ele é uma rede social profissional muito utilizada pelos recrutadores e headhunters para buscar novos colaboradores. Por isso, separe um tempo para preencher todos os dados do seu currículo nele. Assim, quem sabe uma empresa não vê o seu perfil e entra em contato com você.

6. Contrate um serviço de recolocação

No mercado existem muitos serviços de recolocação, desde consultorias até mentores. Cada um deles tem planos de preços diferenciados que podem atender a vários públicos. Porém, antes de contratar esse serviço, confira a reputação do responsável para verificar se ele realmente vai entregar o que oferece.

Top empresas em recolocação de carreira

No Brasil, temos muitas empresas que ajudam na recolocação de carreira. Como já mencionamos, existem organizações com serviços e preços variados, por isso é essencial fazer uma pesquisa antes de contratar uma. Segundo pesquisa da Sim Carreira, dentre essas empresas podemos destacar:

  • Michel Page;
  • Sim Carreira;
  • MD Consultoria;
  • Lens & Minarelli;
  • Brasil Vagas Executivas;
  • Driverh;
  • Employability;
  • Robert Half;
  • Hiring;
  • Kaizen.

Essas organizações foram selecionados com base nos serviços oferecidos, no atendimento especializado e nas informações do Reclame Aqui. Por isso, vale a pena acessar o site de cada uma delas e conferir se atendem às suas expectativas em relação ao processo.

Em conclusão, a recolocação profissional acontece quando um indivíduo busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Para isso, é necessário se preparar profissional e financeiramente. Assim, o processo tende a ser mais curto e as chances de sucesso são maiores. Por isso, se você está procurando um novo lugar em uma nova empresa, coloque as nossas dicas em prática e comece a se preparar.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram para acompanhar nossos textos. Te esperamos no próximo post!

Conheça o Estude Sem Fronteiras

Invista em sua formação a partir de qualquer lugar do Brasil. Nós contamos com os melhores profissionais e materiais atualizados para te garantir relevância no mercado de trabalho e uma formação humanizada. Com apenas alguns cliques, você pode se inscrever em um de nossos cursos online e iniciar ou mesmo ampliar sua carreira profissional!

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de extensão online, cursos de aperfeiçoamento online, Pós-Graduação e MBA EAD

aluna segurando livro

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana