Faculdade Metropolitana
curso de escrita

A importância de o professor transmitir o gosto pela escrita para seus alunos

A produção da escrita é um processo que necessita de um acompanhamento sistêmico e orientado. Por esse motivo, o professor tem um papel fundamental na condução desse processo de aprendizagem. 

A intervenção de forma sistêmica do professor durante e após as atividades de produção textual será o que vai favorecer a compreensão do aluno sobre a funcionalidade da língua escrita. Por isso, é muito importante que exista um estímulo da escrita na escola.

Leia também: Por que professores da rede pública precisam de certificação?

Métodos para estimular a escrita dos alunos em sala de aula 

O estímulo da escrita em sala de aula é um fator importante e que precisa partir dos professores. A prática da escrita vai ajudar os alunos a se aprofundarem nas palavras, criando uma relação com os processos literários, sendo também uma oportunidade para produzir e exercitar a reflexão e o pensamento crítico e fazendo com que o aluno descubra novas maneiras de se comunicar.

Mas, para estimular a escrita, é preciso explicar para os alunos o porquê da escrita e ensiná-los como escrever de forma clara e lógica. Isso tudo vai depender da faixa etária que o aluno está. Mas se usarmos como exemplo os primeiros anos escolares, em que o aluno inicia a escrita e o processo de alfabetização, será necessário ensinar por onde se deve começar a escrever, o espaçamento entre as palavras, a pontuação e uso de letras maiúsculas. Durante esse processo, o aluno sempre vai observar como o professor realiza sua escrita, usando como exemplo para o seu aprendizado.

Após ensinar, será necessário acompanhar de forma sistemática a escrita dos alunos por meio de atividades específicas, com a finalidade de estimular a escrita. O professor também precisa destacar a diferença entre a fala e a escrita, mostrando isso na prática. Fazendo uso da escrita no quadro e lendo para os alunos com a entonação correta.

Por esse motivo, é necessário que o professor chame a atenção dos alunos para os aspectos que são característicos da língua escrita, problematizando as situações. Quando o professor faz essa mediação, os alunos conseguem entender a formação de um texto, o qual é constituído por palavras, que posteriormente são transformadas em sons da fala.

A motivação também precisa ser trabalhada e exercitada pelo professor em sala de aula. Esse processo de interação com a realidade, por meio do relacionamento, humano precisa existir, desenvolvendo no aluno uma motivação que estimule nele o gosto pela escrita.

Saiba mais: 5 dicas para o professor influenciar e ensinar a leitura na educação infantil.

A importância do professor no processo de escrita 

O professor deve estar aberto a novos meios e buscá-los utilizando técnicas diferenciadas, a fim de ensinar seus alunos em sala de aula, sempre buscando colocar de forma prática o que já foi estudando nos anos anteriores. Isso não é algo fácil, mas é extremamente necessário.

A importância do professor durante o processo de aprendizagem da escrita e leitura é imensa. A referência que um professor é para os alunos os estimula a escrever e a gostar de praticar isso. Além de estimular, esses profissionais são os responsáveis por ensinar a forma correta da escrita e, posteriormente, da leitura, sendo os dois pilares para a formação de adultos com independência intelectual.

Aperfeiçoe seu currículo com a Estude Sem Fronteiras 

Para um professor, estar atualizado e entender qual é a melhor forma de educar vai além de um bom currículo. Isso é algo benéfico aos alunos, os quais contarão com um professor especializado e que saiba transmitir o conhecimento de maneira compreensível.

O portal Estude Sem Fronteiras pertence à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, e oferece mais de 750 cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação que são vendidos para todo o Brasil.

Navegue pelo site e conheça as diversas opções de cursos online, como o curso de escrita!

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana