Faculdade Metropolitana

Inglês para o trabalho: 7 dicas para se aprimorar

Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, o domínio em um segundo idioma é uma ferramenta essencial para aqueles que desejam conquistar oportunidades e se destacar. Com isso, muitos contratantes buscam candidatos com um bom nível de inglês para o trabalho — língua que atualmente conta com mais de um bilhão de falantes.

A boa notícia é que se você deseja se desenvolver, o que não faltam são caminhos e ações que o levarão a esta jornada de aprimoramento e enriquecimento do seu conhecimento. Por isso, separamos 7 dicas de como aprender o vocabulário necessário para se sair bem no mercado de trabalho, desde o momento da entrevista até a performance no seu dia a dia.

Como aprender inglês para o trabalho?

O mundo corporativo demanda que profissionais possam se comunicar de maneira assertiva e dinâmica, diretamente conectada e alinhada com as principais transformações que o mundo dos negócios vêm experienciando. O inglês para trabalho, também conhecido como business english, prepara você para as demandas relacionadas à rotina da sua profissão.

Então, confira as principais dicas de como lapidar suas chances para conseguir uma oportunidade de vaga imperdível e se apresentar enquanto um candidato valioso para uma organização ao demonstrar habilidades gerais de compreensão nesse idioma.

1. Entenda qual o seu nível de inglês

Saber o seu nível de inglês é uma necessidade que o prepara e o estrutura para buscar conhecimentos que estejam dentro da sua capacidade de aprendizado no momento. Importante ainda frisar que o inglês para trabalho tem distinções com relação ao idioma básico do dia a dia, por apresentar propósitos diferentes e termos especializados, de uso quase sempre exclusivo.

Busque compreender seu nível de proficiência e recorra aos materiais necessários para trilhar caminhos que o levem às próximas etapas. Para auxiliá-lo, é possível contar até mesmo com soluções disponibilizadas na própria internet, que oferece diversas ferramentas e oportunidades para que você consiga alcançar esse objetivo.

• Conheça nosso Curso Online de Fundamentos do Texto em Língua Inglesa – Básico:

Curso Online de Fundamentos do Texto em Língua Inglesa - Básico

• E para quem já domina o básico, disponibilizamos o Curso Online de Fundamentos do Texto em Língua Inglesa – Intermediário:

Curso Online de Fundamentos do Texto em Língua Inglesa - Intermediário

>> Saiba mais: Como Estudar Online de Forma Prática e Assertiva: confira 10 dicas

2. Participe de eventos e estabeleça um networking

Corra atrás de oportunidades de participação em fóruns, grupos de trabalho, congressos e encontros de estudantes ou profissionais internacionais de sua área. Dessa forma, você estará conectado às principais novidades e debates do seu campo, e terá a chance de realizar a prática de escuta e conversação com pessoas ainda mais experientes, podendo, assim, melhorar a própria atuação.

Essa é ainda uma excelente oportunidade para criar sua rede de contatos e descobrir vagas e possíveis chances de contratações.

3. Desenvolva uma lista com os principais termos técnicos

Toda profissão conta com termos e palavras específicas do seu desenvolvimento. E para identificá-los e conseguir assimilá-los a esse novo vocabulário, é ideal que você busque fazer um registro. Dessa forma, conseguirá incorporar em suas conversações e práticas colocações e expressões essenciais para a participação em entrevistas, reuniões e demais demandas.

Por isso, tire um momento para procurar esse enriquecimento ao buscar por novos vocábulos, origens e principais significados. Assim, você demonstra a futuros recrutadores que sua fluência vai além de uma conversação simples e básica dentro do idioma e que possui as competências fundamentais para a condução do seu trabalho.

• Curso focado principalmente na compreensão de textos técnicos, científicos e acadêmicos:

Curso Online de Inglês Instrumental

4. Realize um curso de idiomas específico para o business english

Fazer um curso de inglês já adulto pode apresentar alguns desafios e limitações. Isso porque contamos com uma rotina cada vez mais agitada e nem sempre disponibilizamos de tempo para dedicar aos estudos, sendo difícil achar brechas na agenda. Entretanto, esse não é um motivo para não buscar esse aperfeiçoamento.

Nesses casos, o mais indicado é buscar realizar um curso online de idiomas voltado ao seu mercado. Essas são oportunidades mais estruturadas e organizadas, principalmente para aqueles que não sabem por onde começar os seus estudos, trazendo uma didática elaborada para atender suas principais demandas e necessidades.

Sendo também uma ferramenta que se ajusta perfeitamente ao seu dia a dia, uma vez que pode ser acessada de maneira remota e a qualquer momento, oportunizando um acesso muito mais otimizado e funcional.

5. Leia materiais do seu campo de trabalho

Quer praticar sua leitura, expandir seu vocabulário e também ficar por dentro dos principais tópicos e discussões do campo? Realize inscrições em revistas de negócios e artigos, soluções ideais principalmente para quem está em níveis intermediários e avançados.

Você pode optar ainda por conhecer outras fontes de leitura, como sites, portais de notícias e jornais. A linguagem utilizada nesses meios tende a ser mais formal, portanto, muito mais próxima do nível de oportunidades que está buscando, sendo ainda uma excelente forma para se compreender os usos de uma gramática da norma culta.

Veja ainda: Entenda a importância do aperfeiçoamento de carreira profissional

6. Ouça podcasts voltados para profissionais

Ouvir podcasts é um recurso muito dinâmico para se aprender inglês para o trabalho, principalmente para aqueles que não dispõem de tanto tempo de dedicação aos estudos.

Curso Online de Oficina de Tradução, Versão e Interpretação em Inglês

Essa é uma estratégia responsável por desenvolver principalmente a sua capacidade de compreensão oral e escuta — mecanismos fundamentais para uma boa performance nas mais diversas atividades, como reuniões, entrevistas e encontros de negócios.

7. Atente-se aos vícios de linguagem

Vícios de linguagem costumam ser naturais em qualquer estrutura de língua ou comunicação. Entretanto, em um ambiente formal ou até mesmo durante uma entrevista, não costumam causar uma boa impressão com líderes, colegas, clientes e entrevistadores.

O business english não admite esse tipo de estrutura, afinal, você está ocupando o posto de representante de uma organização, logo, a maneira como se comunica é responsável por transmitir a imagem e valores de uma empresa. Com isso, quanto mais enriquecido for o seu repertório, mais chances de conseguir conquistar uma posição de destaque.

E seja qual for o seu objetivo: compor uma equipe bilíngue, atuar em uma multinacional ou buscar uma oportunidade em outro país, aprender inglês para o trabalho se apresenta enquanto uma habilidade fundamental.

Mas, não precisa se preocupar: é possível encarar a falta de conhecimento enquanto um novo desafio a ser superado, e não mais como uma limitação impossível de ser superada.

Neste conteúdo, você observou que não faltam maneiras e recursos que o direcionam para esse aperfeiçoamento profissional. Portanto, inicie o quanto antes sua jornada de aprimoramento em inglês para trabalho. E se gostou do tema e deseja continuar por dentro das melhores informações, continue acompanhando o blog.

ACESSE OS CURSOS ONLINE DE IDIOMAS!

Conheça o Estude Sem Fronteiras

O Estude Sem Fronteiras é um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, cursos de Aperfeiçoamento, Pós-Graduação e MBA de forma 100% online.

Clique abaixo para acessar o site do Estude Sem Fronteiras e conhecer mais sobre nossos Cursos Online, Pós-Graduação EAD e MBA EAD!

ACESSE OS CURSOS

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana