Faculdade Metropolitana

Como estudar online de forma prática e assertiva: confira 10 dicas

Você é daqueles que sempre achou que a absorção de um novo conhecimento só é válida quando acontece no formato tradicional e presencial? Saiba que, com o avanço tecnológico e as novas demandas apresentadas pelo mercado de trabalho, saber como estudar online tornou-se um fator essencial e um bom diferencial.

Então, se deseja ser destaque frente aos concorrentes, especializar-se em determinada área e manter um desenvolvimento contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional, saiba que o formato de estudos online pode ser o ponto-chave para alcançar seus objetivos.

Bolsa de Pós- Graduacao com 75% de desconto.

Por isso, trouxemos para você 10 dicas de como estudar online de maneira otimizada e assertiva. Continue a leitura no blog do Estude Sem Fronteiras!

>> Aproveite e entenda: Importância, benefícios e possibilidades da Formação Continuada

1. Defina seus objetivos

Antes de iniciar seus estudos online, é preciso mapear o que almeja com aquele aprendizado. Quais são suas prioridades?

Seja estudar para um concurso, conseguir destaque no mercado, aprimorar conhecimentos em alguma temática ou área de atuação, saiba que é possível estudar online para atingir sua meta.

Por isso, identificá-la e defini-la é crucial para que todos os passos seguintes estejam alinhados e direcionados. É a partir deste passo que você encontrará a melhor modalidade, fonte de informações e a personalização adequada de acordo com sua demanda.

2. Conheça quais as diferentes possibilidades de estudos remotos

Você sabia que não há apenas uma única forma de aprender online?

Portanto, dentre os variados estilos, com certeza existe um modelo que se ajusta perfeitamente às suas necessidades. Isso porque as inovações tecnológicas vão sendo aperfeiçoadas diariamente e apresentam uma variedade de possibilidades para os seus estudos.

Então, quais são as formas de estudar online? Confira os principais modelos:

Homem fazendo estudos online em um ambiente iluminado, anotando em um caderno e atento à tela do notebook a sua frente.

  • Aulas síncronas: esse é o formato de cursos e estudos online no qual tutores, professores e estudantes apresentam, de maneira simultânea, o conteúdo. Ou seja, estão no mesmo espaço virtual ao longo da oferta daquele material;
  • Aulas assíncronas: neste modelo, todo o material é previamente desenvolvido e disponibilizado para você poder acessá-lo a qualquer momento e de qualquer local. Dessa forma, é você quem define e dita o tempo e momento do seu estudo;
  • Streaming de cursos: com as últimas inovações em compartilhamento de conhecimento, as plataformas de streamings de cursos tornaram-se muito conhecidas e úteis. Assim, com esse modelo, você pode realizar uma assinatura mensal ou anual para ter acesso a diferentes categorias e áreas do conhecimento, de forma assíncrona.
  • Lives: uma das principais heranças da remodelação de vida com o advento da pandemia foi o fortalecimento e destaque das lives. Esse formato tem sido uma das principais formas de transmissão ao vivo de informações e conteúdo desde então. Isso se dá por ser um rico recurso de aprendizagem, dinâmico e atualizado de acordo com a realidade.

3. Organize seus materiais e defina uma rotina

Depois de definir qual será o seu principal formato para estudar online, o próximo passo é organizar os seus materiais e planejar como será a sua rotina.

Afinal, ela é essencial para que você consiga estudar online de forma efetiva e para que construa um ritmo que condiz com suas necessidades. Assim, com uma rotina adequada e os materiais certos, você irá facilitar a jornada até o objetivo final.

Lembre-se de alinhar a rotina com as possibilidades de acesso ao conteúdo. Além disso, tratá-la com o mesmo rigor e comprometimento que teria se estivesse em uma modalidade presencial também é fundamental.

4. Escolha os métodos de estudo que melhor se encaixem em sua necessidade

As metodologias envolvidas no ato de aprender são diversas, bem como os mecanismos que fazem parte delas. Como, por exemplo: resumos, fichamentos, mapas mentais, releituras, cards e muitos outros.

Por essa razão, introduzir estratégias de otimização para a aprendizagem de conteúdos é uma boa tática ao se estudar online. Isso porque elas têm como objetivo a facilitação da compreensão e memorização de conceitos, teorias e técnicas, ampliando sua capacidade de conhecimento.

>> Conheça também: Os 10 melhores métodos de estudo!

5. Selecione o local de onde irá estudar

Ainda que o estudo online tenha enquanto premissa a chance de você ditar o ritmo e local do seu momento de preparação, é ideal que busque encontrar um lugar adequado.

À vista disso, ambientes confortáveis, silenciosos, sem distrações e com uma boa conexão de internet são os espaços perfeitos para você se concentrar e conseguir ter um desempenho máximo ao estudar online.

Consequentemente, evite estudar deitado, em locais pouco propícios ou em posições desconfortáveis, pois não irão proporcionar o bem-estar necessário para que você consiga estudar naquele momento.

6. Estabeleça um dia de checagem das metas

Essa modalidade de aprendizagem é acompanhada de grandes responsabilidades. Então, você precisa estar atento ao seu desenvolvimento e desempenho.

Para tal, é importante realizar o monitoramento e acompanhamento de sua evolução. Uma opção de como fazê-lo é estabelecer dias específicos, seja semanal ou quinzenal, para fazer os reajustes necessários em sua organização e atualizar seus objetivos.

Além disso, analisar até onde você chegou através de seus estudos online pode ser uma forma de se manter motivado para continuar. Reconhecer suas vitórias ou obstáculos é um fator importante para o desenvolvimento contínuo pessoal e profissional,

E caso você esteja contando com modelos EAD ou de streaming de cursos, fique atento se há alguma data final para acesso e faça os direcionamentos necessários.

Mulher estudando online, um notebook a sua frente. Está sentada em uma poltrona, de pernas cruzadas e um caderno em seu colo.

7. Lembre de fazer pausas organizadas

O descanso faz parte do processo de aprendizagem.

Ou seja, o seu corpo precisa contar com algumas pausas estratégicas, principalmente ao considerarmos o estudo que ocorre diretamente com a interação em uma tela. Afinal, o cansaço mental pode acabar emergindo e impactar diretamente em seu foco e concentração.

Entretanto, os limites para estabelecer as pausas são muito particulares e devem ser ditados conforme o seu ritmo. Em geral, costumamos aguentar cerca de 1 hora de dedicação mais profunda.

Então, você pode optar por pausas breves durante esse intervalo, com uma média de 10 minutos de duração e que, de preferência, ocorram fora do monitor e de telas. Também pode contar com aplicativos específicos para isso, que emitem o alarme quando você alcançar as metas estabelecidas, sejam para pausas ou para o período de estudo.

8. Interaja com as possibilidades da modalidade online escolhida

Não pense que estudar online significa trilhar esse caminho sozinho. Isso porque existem diversas possibilidades de interagir com colegas, tutores e professores mesmo que no ambiente virtual.

Portanto, compartilhe dúvidas, ideias, deixe mensagens nos fóruns e conecte-se com os recursos oferecidos pela modalidade que você escolheu. Procure por comunidades na internet que estejam fazendo o mesmo que você.

Além disso, realizar suas anotações em serviços de nuvem, fóruns e até mesmo em grupos pode ser uma grande parte da documentação de seu processo. Assim, você pode acessar todas as etapas, sejam emocionais ou materiais, e consultá-las com facilidade depois.

9. Complemente com outros recursos remotos

Congressos, seminários, palestras, grupos de estudos: todas essas opções continuam a ser uma oportunidade quando se estuda online. E a estrutura remota traz ainda o benefício de que você não precisa investir em deslocamento e outras despesas para participar delas.

Logo, integre esses eventos, que podem ocorrer em diferentes localidades, e utilize-os a seu favor. Aproveite a chance ainda para construir e/ou fortalecer sua rede de contatos e faça dessa mais uma oportunidade para aprender e também se destacar no mercado.

Mulher mais velha sentada em uma mesa, com laptop e diversos livros a sua frente. Em sua mão direita, um livro aberto.

10. Tenha disciplina

Apesar de oferecer uma maior dinamicidade e flexibilidade, estudar online pode exigir ainda mais disciplina do que os métodos tradicionais de ensino.

Afinal, os estudos online acabam por não ter o acompanhamento presencial e pessoal de terceiros. Isso quer dizer que seu esforço e, consequentemente, seus resultados, dependem inteiramente de sua disciplina.

A disciplina se faz muito necessária para conseguir colocar em prática a rotina planejada. Também é primordial para não extrapolar as pausas e acabar abandonando precocemente os estudos. Logo, a disciplina está intrinsecamente ligada à motivação que você precisará para concluir seus estudos online.

Sendo assim, procure por inspirações em conteúdos e personalidades que partilhem dessa mesma rotina. Ao acessar conteúdos específicos sobre o assunto, você se sentirá mais próximo de seus ideais e de suas razões, o que, certamente, lhe trará mais foco e disciplina.

Recapitulando os passos: como estudar online?

Para começar os seus estudos e iniciar sua oportunidade de aperfeiçoamento e de uma carreira de sucesso, tenha em mente as principais dicas de como estudar online:

  1. Defina os seus objetivos
  2. Pesquise todas as formas de se estudar online
  3. Organize-se para ter uma rotina apropriada
  4. Aposte em bons métodos de estudo
  5. Escolha um ambiente adequado para estudar
  6. Cheque seu desempenho e atualize suas metas constantemente
  7. Respeite seu corpo e faça pausas estratégicas
  8. Envolva-se com a comunidade de estudos online
  9. Procure por atividades extracurriculares a distância para complementar seus estudos
  10. Tenha disciplina

Não subestime a riqueza e potência dos estudos online, uma vez que, ao romperem barreiras físicas, levam a população à chance de buscar, de forma contínua, o conhecimento. Assim, essa modalidade é uma das principais faces da democratização do ensino.

É a partir de estudos online que uma boa porcentagem da população poderá alcançar uma qualificação, especialização ou aprimoramento. O que, como consequência, resultará em melhores índices educacionais, profissionais e bem-estar social e econômico.

O ato de estudar online, com a oportunidade de personalizar sua dedicação através da flexibilidade de horários, pode ser a chave para uma mudança pessoal e profissional. Então, mantenha sua disciplina e foco para aproveitar da melhor forma possível. Tendo isso em mente, coloque essas dicas em prática e aproveite sua oportunidade!

>> Confira em seguida: O passo a passo completo para aprender Libras sozinho!

Até mais!

 

ACESSE NOSSOS CURSOS ONLINE!

 

Clique no botão acima para conhecer nossos Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento e Pós-Graduação. Garanta o seu sucesso profissional, acadêmico e pessoal!

Nós somos o Estude Sem Fronteiras, um portal de educação da Faculdade Metropolitana, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de Extensão, Aperfeiçoamento, Aprimoramento e Pós-Graduação 100% online, em diferentes áreas de conhecimento.

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faculdade Metropolitana