Faculdade Metropolitana
Prova de titulos em concurso publico

Como funciona a prova de títulos em concurso público

A prova de títulos em concurso público é capaz de oferecer uma pontuação adicional ao candidato. Portanto, devido ao cenário de forte concorrência, essa etapa pode ser imprescindível para levar o participante a uma posição competitiva. 

Muitos brasileiros têm o sonho de passar em um concurso público, buscando garantir uma boa remuneração e ter maiores possibilidades de crescimento profissional. Porém, o nível de concorrência é alto, exigindo um preparo cada vez maior. O que poucos sabem é que, além das provas objetivas, existe uma etapa igualmente importante e que também demanda atenção: a prova de títulos.

A prova de títulos em concurso público é capaz de oferecer uma pontuação adicional ao candidato. Portanto, devido ao cenário de forte concorrência, essa etapa pode ser imprescindível para levar o participante a uma posição competitiva. 

Agora que você entendeu a relevância da prova de títulos, chegou o momento de descobrir os seus principais detalhes para se preparar da melhor forma possível.

O que é uma prova de títulos?

Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que a prova de títulos não ocorre em todos os concursos públicos, sendo facultativa. Quando ela está presente, deve vir acompanhada de outras fases eliminatórias, como os exames objetivos, que são obrigatórios. Mas qual é a definição de uma prova de títulos em concurso público? 

A prova de títulos, também conhecida como análise de títulos, consiste em uma etapa avaliativa classificatória que funciona como uma triagem para avaliar os “títulos” dos candidatos classificados nas provas objetivas e discursivas. Esses títulos são diplomas e certificados que compõem a formação profissional e educacional solicitada pela banca examinadora. 

Mestrados, doutorados, especializações, produções de artigos acadêmicos, apresentações em eventos científicos, entre outros documentos que comprovam a qualificação que vai além dos requisitos mínimos requeridos devem ser apresentados, conforme as diretrizes do edital. 

Tenha em mente que a nota obtida nessa etapa pode ser decisiva para garantir uma vaga no concurso público!

Como é feita a prova de títulos? 

No geral, a prova de títulos costuma ser a segunda etapa de um concurso público, ou seja, somente poderão participar aqueles candidatos que foram aprovados na primeira fase. Também é necessário salientar que essa prova não possui caráter eliminatório. 

Em primeiro lugar, o candidato deverá apresentar os documentos que comprovam a sua bagagem curricular e experiências profissionais prévias. Depois, cabe à banca examinadora avaliá-los. 

Entre os principais documentos aceitos, estão: diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou MBA; publicações de artigos, trabalhos acadêmico-científicos ou livros no campo de atuação do cargo; premiações no campo de atuação do cargo; cursos livres de formação continuada; cursos de extensão e aperfeiçoamento com certificados emitidos por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Como funciona a avaliação da prova de títulos em concurso público? 

Para compreender como é feita a avaliação da prova de títulos, é preciso entender como a sua pontuação é calculada, uma vez que há um valor máximo permitido. Isso significa que não é possível conquistar mais pontos pela quantidade de diplomas ou certificados apresentados. 

Por exemplo, se um candidato tiver mais de um mestrado, apenas um deles será considerado. Em casos de mais de uma pós-graduação, deve-se estar atento às condições divulgadas no edital de abertura, visto que determinados concursos aceitam mais de uma especialização em lato sensu. 

A pontuação de cada título costuma variar, possuindo um valor específico e um valor máximo. Isso pode ser acompanhado no edital do concurso, que normalmente conta com uma tabela que mostra a relação dos títulos permitidos. 

Para que serve a prova de títulos? 

A realização da prova de títulos se deve ao fato de que, por meio dela, a banca avaliadora classifica e seleciona os profissionais considerados mais qualificados para assumir o cargo. Além disso, essa etapa colabora para o processo de desempate entre os candidatos, já que é comum diversas pessoas alcançarem a mesma pontuação. 

Então, caso você queira se preparar para passar em um concurso público, pense que uma formação de qualidade é indispensável. Para isso, o Portal Estude Sem Fronteiras, pertencente à Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, oferece diversos cursos online, como cursos de extensão e aperfeiçoamento, além dos cursos de pós-graduação lato sensuÉ evidente que uma boa formação está diretamente relacionada a uma instituição de ensino de qualidade, o que contribui para o sucesso na etapa da prova de títulos em concurso público. O Estude Sem Fronteiras é o único portal de educação que emite certificado por uma instituição com nota máxima no MEC.

Júlia Cintra Terra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduada em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Experiência como Educadora no Sistema de Educação Básico e Superior, nas áreas de Filosofia e Língua Portuguesa. Atua como Professora/Tutora da Graduação e Pós-graduação da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação - FATECE.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana