Faculdade Metropolitana
Prova de títulos

Como se preparar para a prova de títulos com cursos online

Cada vez mais, as pessoas que desejam investir em sua carreira e em estabilidade financeira se dedicam a concursos públicos, uma vez que ser funcionário público proporciona segurança de emprego a longo prazo.

Justamente por mais pessoas estarem investindo nisso, os concursos públicos são muito disputados e as vagas são limitadas, o que faz com que a concorrência exija que o candidato não só se dedique a estudar para as provas, mas também faça um bom currículo para pontuar na prova de títulos.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a prova de títulos!

O que é a prova de títulos?

A prova de títulos consiste na análise curricular do candidato. Para que isso ocorra, junto do edital, é divulgada a barema da prova, que consiste em uma tabela com todos os itens que serão pontuados em um currículo, especificando, portanto: itens curriculares, pontuação atribuída a eles, limite de pontos de cada item e valor final.

Cada concurso possui uma tabela diferente, mas, geralmente, o que se avalia e pontua é:

  • Titulação máxima (graduação, mestrado, doutorado);
  • Cursos livres, MBA, especialização;
  • Trabalhos científicos: publicação de artigos, participação ou organização de congressos etc.;
  • Experiência profissional.

É importante estar atento ao fato de que a prova de títulos é acompanhada dos documentos comprobatórios de cada item. Então, não basta estar no currículo um curso ou atividade. É preciso comprovar, por meio de documentos e certificados, que aquilo é verdadeiro. Por isso, é essencial buscar cursos que emitam certificado pelo Ministério da Educação (MEC), pois, na prova de títulos, isso vale pontos, enquanto um certificado não reconhecido é invalidado.

A prova de títulos em concurso público é eliminatória?

Não, a prova de títulos não é eliminatória; ela é classificatória. Isso quer dizer que o candidato não é eliminado nessa fase do concurso, mas a nota da prova é utilizada para compor a nota final. É preciso ler o edital com muita atenção, pois lá consta o valor e o peso dessa prova. Em concursos muito concorridos, a nota da prova de títulos costuma passar à frente daqueles com os melhores currículos.

Cursos online ajudam na pontuação para concursos

Uma vez que é preciso apresentar os certificados de cada item que consta no currículo, cursos online têm auxiliado as pessoas que desejam pontuar em concursos. Além de permitirem flexibilidade de horário, esses cursos são uma ótima opção para os profissionais que querem melhorar sua qualificação, uma vez que permitem que o aluno faça seu próprio horário e, no fim, receba o certificado.

Cursos EAD na preparação para a prova de títulos

Os cursos à distância possibilitam ao candidato se preparar de forma eficiente, flexível e com certificação. Por isso, buscar bons cursos EAD pode fazer a diferença na prova de títulos por dois motivos: na área da saúde, fazer cursos livres que englobam diferentes assuntos pode ser o diferencial da prova; os cursos também emitem certificados que são valiosos na hora de documentar o currículo para a prova de títulos.

Cursos EAD permitem que a preparação para o concurso seja mais eficaz, porque não é preciso gastar tempo e dinheiro com deslocamento. Tudo pode ser feito por meio do ensino a distância e com a mesma qualidade do presencial, incluindo o mesmo certificado, já que a certificação não informa se o curso foi realizado presencialmente ou não.

Cursos EAD no Estude Sem fronteiras

O Estude Sem Fronteiras é o único portal de educação que emite certificado por uma instituição com nota máxima no MEC, oferecendo cursos em diferentes áreas.Também ofertamos cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação, o que possibilita uma formação completa e diversificada, essencial para a prova de títulos.

Cristiana Maria di Primio Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo. Especializada em Gestão Estratégica Empresarial e em Consultoria de Recursos Humanos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - FEA/USP. Reconhecida e premiada na área de Gestão de Pessoas. Atuante no campo de Administração de Recursos Humanos. Experiência profissional como Docente na disciplina de Psicologia Aplicada à Administração na Universidade de Passo Fundo e como Professora e Orientadora na disciplina de Jogos de Negócios na Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo Instituto Conversações. Atuante como Professora/Tutora de disciplinas da Graduação e da Pós-Graduação na Faculdade Metropolitana, nas áreas de Gestão, Administração, Psicologia e Neuropsicologia.

Faça um comentário

Faculdade Metropolitana